A competência leitora e suas relações com processos de ensino e aprendizagem da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jasinevicius, Fernanda Pizzigatti Marques [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/132939
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar e avaliar a competência leitora e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de uma turma de 38 estudantes do 9º ano dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do interior de São Paulo. Foi realizado o estudo de pressupostos teóricos pertinentes ao tema, abordados por pesquisadores como Polya (1994), Mayer (1992), Sternberg (1992), Solé (1998), Bakhtin (1993), Schneuwly e Dolz (2004) e o levantamento bibliográfico de trabalhos publicados em eventos que abordam a questão da leitura e da escrita no ensino da Matemática. A pesquisa teve como ponto de partida a análise dos resultados obtidos pelos estudantes nas Avaliações de Aprendizagem em Processo (A.A.P) nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e a análise de dois questionários semiestruturados que foram elaborados com o intuito de investigar as dificuldades dos estudantes quanto à Matemática e à Leitura. Após o tratamento qualitativo dos dados, realizaram-se intervenções por meio da metodologia de pesquisa-ação junto aos estudantes, trabalhando situações e sequências didáticas relacionadas ao conteúdo proposto no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Como conclusão, a análise qualitativa das avaliações durante toda a trajetória escolar dos estudantes constatou a falta de proficiência na leitura e escrita em suas diversas formas, e a dificuldade no tratamento das informações nos problemas matemáticos. Entretanto, após serem realizadas as intervenções consideradas necessárias, os estudantes, em sua totalidade, tiveram um avanço, uma melhora, em suas dificuldades mediante os resultados apresentados na Avaliação de Aprendizagem em Processo aplicada no 2º Semestre do ano letivo quando comparados à 1ª A.A.P. As intervenções durante as aulas mostraram ser perfeitamente praticável e pertinente a união entre o ensino da Matemática e o aprimoramento da linguagem. O gerenciamento das aulas, o objetivo que se pretende alcançar, as perguntas determinantes realizadas aos estudantes pela professora, a cautela com a interpretação textual dos enunciados e com o levantamento das informações implícitas e explícitas contidas nos problemas matemáticos acabaram resultando em maior motivação por parte dos estudantes em realizar as atividades, contribuindo imensamente para seu desenvolvimento e das aulas. Além disso, baseando-se nos resultados e nas experiências vivenciadas, e em conformidade com o que determina a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi elaborado o produto educacional, denominado Proposta de Sequências didáticas aos professores de Educação Básica, apontando os referenciais teóricos que as embasam e sugestões metodológicas em prol do desenvolvimento da competência leitora dos estudantes.
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spelling A competência leitora e suas relações com processos de ensino e aprendizagem da matemáticaThe reading competence and its relations to the process of teaching and learning of mathematicsTroubleshootingReading competenceMath educationTeaching mathCompetência leitoraEnsino de matemáticaResolução de problemasEducação matemáticaEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar e avaliar a competência leitora e suas relações com o processo de ensino e aprendizagem da Matemática de uma turma de 38 estudantes do 9º ano dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do interior de São Paulo. Foi realizado o estudo de pressupostos teóricos pertinentes ao tema, abordados por pesquisadores como Polya (1994), Mayer (1992), Sternberg (1992), Solé (1998), Bakhtin (1993), Schneuwly e Dolz (2004) e o levantamento bibliográfico de trabalhos publicados em eventos que abordam a questão da leitura e da escrita no ensino da Matemática. A pesquisa teve como ponto de partida a análise dos resultados obtidos pelos estudantes nas Avaliações de Aprendizagem em Processo (A.A.P) nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano e a análise de dois questionários semiestruturados que foram elaborados com o intuito de investigar as dificuldades dos estudantes quanto à Matemática e à Leitura. Após o tratamento qualitativo dos dados, realizaram-se intervenções por meio da metodologia de pesquisa-ação junto aos estudantes, trabalhando situações e sequências didáticas relacionadas ao conteúdo proposto no Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Como conclusão, a análise qualitativa das avaliações durante toda a trajetória escolar dos estudantes constatou a falta de proficiência na leitura e escrita em suas diversas formas, e a dificuldade no tratamento das informações nos problemas matemáticos. Entretanto, após serem realizadas as intervenções consideradas necessárias, os estudantes, em sua totalidade, tiveram um avanço, uma melhora, em suas dificuldades mediante os resultados apresentados na Avaliação de Aprendizagem em Processo aplicada no 2º Semestre do ano letivo quando comparados à 1ª A.A.P. As intervenções durante as aulas mostraram ser perfeitamente praticável e pertinente a união entre o ensino da Matemática e o aprimoramento da linguagem. O gerenciamento das aulas, o objetivo que se pretende alcançar, as perguntas determinantes realizadas aos estudantes pela professora, a cautela com a interpretação textual dos enunciados e com o levantamento das informações implícitas e explícitas contidas nos problemas matemáticos acabaram resultando em maior motivação por parte dos estudantes em realizar as atividades, contribuindo imensamente para seu desenvolvimento e das aulas. Além disso, baseando-se nos resultados e nas experiências vivenciadas, e em conformidade com o que determina a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi elaborado o produto educacional, denominado Proposta de Sequências didáticas aos professores de Educação Básica, apontando os referenciais teóricos que as embasam e sugestões metodológicas em prol do desenvolvimento da competência leitora dos estudantes.This research has as a general goal to analyze and evaluate the reading competence and its relations to the process of teaching and learning of mathematics of 38 students from 9th year of the last years of fundamental grade of an inner school in São Paulo. A study has been performed of theoretical assumptions about the theme and studied by the researchers Polya (1994), Mayer (1992), Stenberg (1992), Solé(1998), Bakhtin (1993), Schneuwly e Dolz (2004), the survey bibliographic of the published tasks in events that talk about the reading and the writing in math learning. The survey has its beggining, the analysis of the obtained results by the students in the evaluations of the learning process (A.A.P) in Math and Portuguese subjects from the sixth to the ninth year and the analysis of the two questionnaires that have been semi structured that have been elaborated in order to investigate the difficulties of the students about math and reading. After the qualitative treatment of the data, interventions have been performed using the action-research methodology along with the students and the teaching sequences related to the pre established content in the official curriculum of São Paulo state. As the parcial conclusion the qualitative analysis of the evaluations during all the schooling time of the students have shown the lack of proficiency in the reading and writing an in their different ways and the difficulty in treating the information about the mathematical problems. Although, after being made the interventions considered needed the students in the whole had an upgrade, a considerable change in their difficulties by the presented results in the evaluation of learning in process apllied in the second semester when compared to the first A.A.P. The interruptions during the classes showed to be perfectly practicable and relevant the union between the math teaching and the improvement of the language. The management of the classes, the aim in which we intend to reach, the relevant questions asked to the students by the teacher, the caution about the textual interpretation of the statements and the survey of the implicit and explicit information in the mathematical problems ended up resulting in a bigger motivation for the students to accomplish the activities, contributing hugely to their development and to their classes. Besides it is based on the results and on the experience they have lived and to what in accordance to the personal improvement coordination of the higher level (CAPES), it was made the educational product, named The Proposal of the didatics sequence of the basic education teachers, pointing out the theorical referencials that base and methodology suggestions to the development of the reading competence of the students.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Jasinevicius, Fernanda Pizzigatti Marques [UNESP]2016-01-25T18:16:47Z2016-01-25T18:16:47Z2015-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13293900086544933004056091P09350885456287046porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-20T06:37:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/132939Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:32:29.601538Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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