Educação moral e resolução de problemas matemáticos no primeiro ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Camila Parpineli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204305
Resumo: Na perspectiva adotada neste estudo a Educação Moral consiste em um processo educativo que busca desenvolver a autonomia moral dos sujeitos. O trabalho com o desenvolvimento de habilidades éticas e morais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em grande parte dos casos, ocorrem por meio de práticas isoladas, por vezes desprovidas de reflexão e diálogo; fato esse que decorre das dificuldades dos professores em atrelar os temas transversais aos conteúdos escolares exigidos com maior peso no currículo das escolas. A resolução de problemas é uma habilidade que contribui não apenas para o desenvolvimento da matemática, sobretudo, desenvolve no sujeito uma capacidade de reflexão, de raciocínio lógico e sobretudo a capacidade criativa de desenvolver procedimentos e estratégias, tão necessários para a solução de problemas do cotidiano. Nesse sentido, essa investigação propõe práticas de Educação Moral por meio da resolução de problemas matemáticos que apresentem dilemas morais a serem discutidos. Participaram deste estudo dez alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de um município, de médio porte, situado no centro-oeste paulista. Para tal, realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, como instrumentos de coleta de dados utilizaremos no pré-teste o instrumento QI-JM (MARTINS, 2016) e na fase de intervenção utilizamos o Método Clínico piagetiano para a resolução de problemas matemáticos contendo em seu escopo dilemas morais. Os dados foram discutidos a luz da análise das intervenções e das observações, interpretadas por meio da literatura que versa sobre a temática da Educação Moral. Concluímos que o trabalho em Educação Moral por meio da resolução de problemas mostrou-se uma estratégia eficaz como oportunidade de ampliação das possibilidades de atuação docente em prol de uma educação humanizadora que promova no sujeito a superação gradual da heteronomia. Este estudo não se esgota em si, mas provoca novos e ricos questionamentos para pesquisas futuras.
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