Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zangalli Junior, Paulo Cesar [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/89852
Resumo: Historicamente, o clima passou e tem passado por constantes mudanças. Mas, as mudanças climáticas verificadas nas ultimas décadas tem causado intenso alvoroço nos meios científicos, econômico, político e sociais. O objetivo desse trabalho é entender melhor as questões relacionadas às mudanças climáticas, procurando compreender os discursos dos agentes envolvidos na construção e divulgação de um alerta climático global com o intuito de desvendar as implicações políticas, científicas e sociais de um problema tão debatido nos últimos anos. Para tal, partiu-se da criação de um banco de dados com artigos publicados em quatro periódicos (Revista Brasileira de Meteorologia e Revista Brasileira de Climatologia, Climatic Change e Theoretical and applied Climatology). Foram catalogados e analisados 635 artigos pesquisados com as palavras-chaves “aquecimento global” e “global warming” no período de 2000 a 2008. Para analisar o papel da mídia, abordaram-se as matérias de jornais e revistas da Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e Época no mesmo período. E, para entender como a ciência e a mídia têm influenciado na compreensão do tema pela sociedade, abordou-se o contexto da escola básica entrevistando os professores da rede pública e privada de ensino na cidade de Presidente Prudente. Os resultados nos mostram que o aquecimento global se constitui como um paradigma para a ciência das mudanças climáticas globais, uma vez que 60% dos artigos analisados apresentam elementos coerentes com o discurso e a teoria produzida pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), sendo que os demais 40% apresentam elementos que reforçam a hipótese...
id UNSP_5d44567c852c5015ee072163aaf497ee
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/89852
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globaisGeografiaMudanças climaticasGeopoliticaEnsinoGeografia físicaGeographyHistoricamente, o clima passou e tem passado por constantes mudanças. Mas, as mudanças climáticas verificadas nas ultimas décadas tem causado intenso alvoroço nos meios científicos, econômico, político e sociais. O objetivo desse trabalho é entender melhor as questões relacionadas às mudanças climáticas, procurando compreender os discursos dos agentes envolvidos na construção e divulgação de um alerta climático global com o intuito de desvendar as implicações políticas, científicas e sociais de um problema tão debatido nos últimos anos. Para tal, partiu-se da criação de um banco de dados com artigos publicados em quatro periódicos (Revista Brasileira de Meteorologia e Revista Brasileira de Climatologia, Climatic Change e Theoretical and applied Climatology). Foram catalogados e analisados 635 artigos pesquisados com as palavras-chaves “aquecimento global” e “global warming” no período de 2000 a 2008. Para analisar o papel da mídia, abordaram-se as matérias de jornais e revistas da Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e Época no mesmo período. E, para entender como a ciência e a mídia têm influenciado na compreensão do tema pela sociedade, abordou-se o contexto da escola básica entrevistando os professores da rede pública e privada de ensino na cidade de Presidente Prudente. Os resultados nos mostram que o aquecimento global se constitui como um paradigma para a ciência das mudanças climáticas globais, uma vez que 60% dos artigos analisados apresentam elementos coerentes com o discurso e a teoria produzida pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), sendo que os demais 40% apresentam elementos que reforçam a hipótese...The climate has experienced constant changes, historically. But the climatic change observed in recent decades has caused excitement in the sciences, economic, political and social context. The dissertation aims is understand better the issues related to climatic change, seeking to understand the agent speeches involved in the construction and dissemination of a global climate alert in order to uncover the political, scientific and social implications of an issue much debated in recent years. Study started from the creation of a database with paper published in four scientific journals (Brazilian Journal of Meteorological, Brazilian Journal of Climatology, Climatic Change and Theoretical and applied Climatology). Were cataloged and analyzed 635 papers searched with the keywords “global warming” during the period of 2000 to 2008. To analyze the media role were exploded the newspapers and magazines matters as Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja and Época during the same period. To comprehend how the science and media have influenced the social comprehension about the theme were studied the basic school context interviewing teachers from the public and private schools of Presidente Prudente city. The results show us that global warming is a paradigm for the global climate change science since 60% of analyzed papers have consistent elements with the IPCC discourses and theory, and the 40% remaining show elements that enhanced... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, João Lima Sant‟Anna [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zangalli Junior, Paulo Cesar [UNESP]2014-06-11T19:24:13Z2014-06-11T19:24:13Z2013-10-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxiv, 148 f. : il.application/pdfZANGALLI JUNIOR, Paulo Cesar. Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais. 2013. xiv, 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.http://hdl.handle.net/11449/89852000730751zangallijunior_pc_me_prud.pdf33004129042P3Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T13:35:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/89852Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T13:35:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais
title Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais
spellingShingle Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais
Zangalli Junior, Paulo Cesar [UNESP]
Geografia
Mudanças climaticas
Geopolitica
Ensino
Geografia física
Geography
title_short Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais
title_full Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais
title_fullStr Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais
title_full_unstemmed Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais
title_sort Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais
author Zangalli Junior, Paulo Cesar [UNESP]
author_facet Zangalli Junior, Paulo Cesar [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, João Lima Sant‟Anna [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zangalli Junior, Paulo Cesar [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Mudanças climaticas
Geopolitica
Ensino
Geografia física
Geography
topic Geografia
Mudanças climaticas
Geopolitica
Ensino
Geografia física
Geography
description Historicamente, o clima passou e tem passado por constantes mudanças. Mas, as mudanças climáticas verificadas nas ultimas décadas tem causado intenso alvoroço nos meios científicos, econômico, político e sociais. O objetivo desse trabalho é entender melhor as questões relacionadas às mudanças climáticas, procurando compreender os discursos dos agentes envolvidos na construção e divulgação de um alerta climático global com o intuito de desvendar as implicações políticas, científicas e sociais de um problema tão debatido nos últimos anos. Para tal, partiu-se da criação de um banco de dados com artigos publicados em quatro periódicos (Revista Brasileira de Meteorologia e Revista Brasileira de Climatologia, Climatic Change e Theoretical and applied Climatology). Foram catalogados e analisados 635 artigos pesquisados com as palavras-chaves “aquecimento global” e “global warming” no período de 2000 a 2008. Para analisar o papel da mídia, abordaram-se as matérias de jornais e revistas da Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e Época no mesmo período. E, para entender como a ciência e a mídia têm influenciado na compreensão do tema pela sociedade, abordou-se o contexto da escola básica entrevistando os professores da rede pública e privada de ensino na cidade de Presidente Prudente. Os resultados nos mostram que o aquecimento global se constitui como um paradigma para a ciência das mudanças climáticas globais, uma vez que 60% dos artigos analisados apresentam elementos coerentes com o discurso e a teoria produzida pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), sendo que os demais 40% apresentam elementos que reforçam a hipótese...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-23
2014-06-11T19:24:13Z
2014-06-11T19:24:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANGALLI JUNIOR, Paulo Cesar. Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais. 2013. xiv, 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/89852
000730751
zangallijunior_pc_me_prud.pdf
33004129042P3
identifier_str_mv ZANGALLI JUNIOR, Paulo Cesar. Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais. 2013. xiv, 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.
000730751
zangallijunior_pc_me_prud.pdf
33004129042P3
url http://hdl.handle.net/11449/89852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 148 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045287647772672