O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Aline de [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/131837
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851839.pdf
Resumo: Conforme a Declaração de Salamanca, toda criança tem direito fundamental à educação, em particular aquelas com deficiência. Para atender a esta recomendação, os Estados e Municípios brasileiros instalaram salas de recursos (salas para atendimento especial) em diversas escolas. Esta pesquisa vem apresentar uma análise do trabalho realizado com alunos com deficiência nas Salas de Recurso de escolas da cidade de Rio Claro, focando o ensino de matemática. Foi feito um levantamento das escolas que possuem estas salas e cinco delas foram selecionadas para a realização de entrevistas com os professores especialistas. O objetivo foi conversar sobre as dificuldades e potencialidades deste tipo de atendimento especializado, no que diz respeito à matemática. As análises dessas entrevistas indicaram os procedimentos para o atendimento na SR e as abordagens para o ensino de matemática
id UNSP_5d7c215d1a599c55eaf91c1fbee3722b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131837
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamentalEducação especialMatemática - Estudo e ensinoEducação inclusivaInclusão em educaçãoEnsino fundamentalCrianças deficientes - EducaçãoEnsino - Meios auxiliaresRio Claro (SP)Conforme a Declaração de Salamanca, toda criança tem direito fundamental à educação, em particular aquelas com deficiência. Para atender a esta recomendação, os Estados e Municípios brasileiros instalaram salas de recursos (salas para atendimento especial) em diversas escolas. Esta pesquisa vem apresentar uma análise do trabalho realizado com alunos com deficiência nas Salas de Recurso de escolas da cidade de Rio Claro, focando o ensino de matemática. Foi feito um levantamento das escolas que possuem estas salas e cinco delas foram selecionadas para a realização de entrevistas com os professores especialistas. O objetivo foi conversar sobre as dificuldades e potencialidades deste tipo de atendimento especializado, no que diz respeito à matemática. As análises dessas entrevistas indicaram os procedimentos para o atendimento na SR e as abordagens para o ensino de matemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Moraes, Aline de [UNESP]2015-12-10T14:07:49Z2015-12-10T14:07:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfMORAES, Aline de. O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental. 2015. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131837000851839http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851839.pdf4099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:19:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131837Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-31T06:19:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental
title O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental
spellingShingle O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental
Moraes, Aline de [UNESP]
Educação especial
Matemática - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Ensino fundamental
Crianças deficientes - Educação
Ensino - Meios auxiliares
Rio Claro (SP)
title_short O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental
title_full O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental
title_fullStr O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental
title_full_unstemmed O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental
title_sort O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental
author Moraes, Aline de [UNESP]
author_facet Moraes, Aline de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Aline de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Matemática - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Ensino fundamental
Crianças deficientes - Educação
Ensino - Meios auxiliares
Rio Claro (SP)
topic Educação especial
Matemática - Estudo e ensino
Educação inclusiva
Inclusão em educação
Ensino fundamental
Crianças deficientes - Educação
Ensino - Meios auxiliares
Rio Claro (SP)
description Conforme a Declaração de Salamanca, toda criança tem direito fundamental à educação, em particular aquelas com deficiência. Para atender a esta recomendação, os Estados e Municípios brasileiros instalaram salas de recursos (salas para atendimento especial) em diversas escolas. Esta pesquisa vem apresentar uma análise do trabalho realizado com alunos com deficiência nas Salas de Recurso de escolas da cidade de Rio Claro, focando o ensino de matemática. Foi feito um levantamento das escolas que possuem estas salas e cinco delas foram selecionadas para a realização de entrevistas com os professores especialistas. O objetivo foi conversar sobre as dificuldades e potencialidades deste tipo de atendimento especializado, no que diz respeito à matemática. As análises dessas entrevistas indicaram os procedimentos para o atendimento na SR e as abordagens para o ensino de matemática
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T14:07:49Z
2015-12-10T14:07:49Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Aline de. O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental. 2015. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/131837
000851839
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851839.pdf
4099992332439295
identifier_str_mv MORAES, Aline de. O estudo de matemática nas salas de recursos de escolas do ensino fundamental. 2015. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000851839
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/131837
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-07/000851839.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047199585599488