Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/97470 |
Resumo: | A literatura ilustra que alguns aspectos da linguagem são essenciais no desenvolvimento e aprendizagem de indivíduos com Transtornos do Espectro Austístico (TEA). Entre tais aspectos destaca-se o uso funcional da linguagem, como principal dificuldade de comunicação nessa população, sendo fundamental sua consideração em contexto acadêmico. Nessa perspectiva, esta pesquisa investigou o perfil comunicativo, com ênfase nos aspectos funcionais da linguagem, de alunos com TEA durante a interação com suas professoras, em salas comuns de instituições públicas. Participaram 14 alunos com TEA, de ambos os sexos, com idades entre três e oito anos, que frequentavam do maternal à 2ª série e suas respectivas professoras. Como parte do procedimento foram realizadas duas filmagens, cada qual com 30 minutos, em situações de sala de aula, que tinham entre seus objetivos promover o desenvolvimento da linguagem oral dos alunos. Para análise das filmagens, foi utilizado o protocolo de pragmática, que verificou a ocorrência de iniciativas de comunicação e o espaço comunicativo ocupado pelos alunos e professoras, as funções e meios comunicativos utilizados pelos alunos. Os resultados evidenciaram que de modo geral as professoras iniciaram mais a comunicação, ocupando maior espaço comunicativo durante a interação do que os alunos. Quanto aos meios comunicativos, todos os alunos utilizaram preferencialmente gestos e apresentaram individualidades referentes à utilização dos meios vocais e verbais. No que se refere às funções comunicativas houve ocorrência significativamente superior das funções menos interativas em relação às funções mais interativas, ou seja, em sua maioria... |
id |
UNSP_5d829d5f9b642b3d7e1535302402d5b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/97470 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professoresComunicação escritaEspectro autísticoInteração professor-alunoLinguagem - Uso funcionalComunicação e linguagemAutistic spectrumCommunication and languageTeacher-student interactionLanguage - Functional usageA literatura ilustra que alguns aspectos da linguagem são essenciais no desenvolvimento e aprendizagem de indivíduos com Transtornos do Espectro Austístico (TEA). Entre tais aspectos destaca-se o uso funcional da linguagem, como principal dificuldade de comunicação nessa população, sendo fundamental sua consideração em contexto acadêmico. Nessa perspectiva, esta pesquisa investigou o perfil comunicativo, com ênfase nos aspectos funcionais da linguagem, de alunos com TEA durante a interação com suas professoras, em salas comuns de instituições públicas. Participaram 14 alunos com TEA, de ambos os sexos, com idades entre três e oito anos, que frequentavam do maternal à 2ª série e suas respectivas professoras. Como parte do procedimento foram realizadas duas filmagens, cada qual com 30 minutos, em situações de sala de aula, que tinham entre seus objetivos promover o desenvolvimento da linguagem oral dos alunos. Para análise das filmagens, foi utilizado o protocolo de pragmática, que verificou a ocorrência de iniciativas de comunicação e o espaço comunicativo ocupado pelos alunos e professoras, as funções e meios comunicativos utilizados pelos alunos. Os resultados evidenciaram que de modo geral as professoras iniciaram mais a comunicação, ocupando maior espaço comunicativo durante a interação do que os alunos. Quanto aos meios comunicativos, todos os alunos utilizaram preferencialmente gestos e apresentaram individualidades referentes à utilização dos meios vocais e verbais. No que se refere às funções comunicativas houve ocorrência significativamente superior das funções menos interativas em relação às funções mais interativas, ou seja, em sua maioria...The literature illustrates that some language aspects are essential to the development and learning of individuals with Autistic Spectrum Disorders (ASD). Among such aspects they point out the functional usage of language as the mainly difficult of communication in this population, being fundamental its consideration in academic context. From this outlook, this research delved into the communicative profile, with emphasis in the functional aspects of language of students with ASD during the interaction with their teachers, in regular classrooms of public institutions. Fourteen students with ASD, male and female, with ages between theree and eight, which attended from kindengarten to second grade, and their teachers took part in the experiment. As part of the procedure, two films were made, each one with 30 minutes, in classroom situations, which had as goal to promote the development of the students'oral language. To analyze the films, it was used the protocol of pragmatic, which verified the occurence of initiatives of communication and the communicative space taken by the students and teachers, the communicative means and functions used by students. The results showed in general terms the teachers often started the communication, taken more communicative space than their students with ASD during the interaction. Concerning to the communicative means, all the students preferable used gestures and presented individualities in using vocal and verbal means. Concerning the communicative space than... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrara, Kester [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Maria Claudia [UNESP]2014-06-11T19:29:00Z2014-06-11T19:29:00Z2007-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 f. : il.application/pdfBRITO, Maria Claudia. Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/97470000503746brito_ma_me_bauru.pdf33004056085P046543777166513630000-0002-7501-7662Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-20T06:19:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97470Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:48:10.870931Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores |
title |
Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores |
spellingShingle |
Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores Brito, Maria Claudia [UNESP] Comunicação escrita Espectro autístico Interação professor-aluno Linguagem - Uso funcional Comunicação e linguagem Autistic spectrum Communication and language Teacher-student interaction Language - Functional usage |
title_short |
Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores |
title_full |
Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores |
title_fullStr |
Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores |
title_full_unstemmed |
Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores |
title_sort |
Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores |
author |
Brito, Maria Claudia [UNESP] |
author_facet |
Brito, Maria Claudia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carrara, Kester [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Maria Claudia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação escrita Espectro autístico Interação professor-aluno Linguagem - Uso funcional Comunicação e linguagem Autistic spectrum Communication and language Teacher-student interaction Language - Functional usage |
topic |
Comunicação escrita Espectro autístico Interação professor-aluno Linguagem - Uso funcional Comunicação e linguagem Autistic spectrum Communication and language Teacher-student interaction Language - Functional usage |
description |
A literatura ilustra que alguns aspectos da linguagem são essenciais no desenvolvimento e aprendizagem de indivíduos com Transtornos do Espectro Austístico (TEA). Entre tais aspectos destaca-se o uso funcional da linguagem, como principal dificuldade de comunicação nessa população, sendo fundamental sua consideração em contexto acadêmico. Nessa perspectiva, esta pesquisa investigou o perfil comunicativo, com ênfase nos aspectos funcionais da linguagem, de alunos com TEA durante a interação com suas professoras, em salas comuns de instituições públicas. Participaram 14 alunos com TEA, de ambos os sexos, com idades entre três e oito anos, que frequentavam do maternal à 2ª série e suas respectivas professoras. Como parte do procedimento foram realizadas duas filmagens, cada qual com 30 minutos, em situações de sala de aula, que tinham entre seus objetivos promover o desenvolvimento da linguagem oral dos alunos. Para análise das filmagens, foi utilizado o protocolo de pragmática, que verificou a ocorrência de iniciativas de comunicação e o espaço comunicativo ocupado pelos alunos e professoras, as funções e meios comunicativos utilizados pelos alunos. Os resultados evidenciaram que de modo geral as professoras iniciaram mais a comunicação, ocupando maior espaço comunicativo durante a interação do que os alunos. Quanto aos meios comunicativos, todos os alunos utilizaram preferencialmente gestos e apresentaram individualidades referentes à utilização dos meios vocais e verbais. No que se refere às funções comunicativas houve ocorrência significativamente superior das funções menos interativas em relação às funções mais interativas, ou seja, em sua maioria... |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07-31 2014-06-11T19:29:00Z 2014-06-11T19:29:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BRITO, Maria Claudia. Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007. http://hdl.handle.net/11449/97470 000503746 brito_ma_me_bauru.pdf 33004056085P0 4654377716651363 0000-0002-7501-7662 |
identifier_str_mv |
BRITO, Maria Claudia. Análise do perfil comunicativo de alunos com transtornos do espectro autístico na interação com seus professores. 2007. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007. 000503746 brito_ma_me_bauru.pdf 33004056085P0 4654377716651363 0000-0002-7501-7662 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/97470 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
151 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129250980528128 |