Narrativa oral de histórias em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista sem deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Kriscia Gobi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/237037
Resumo: A aquisição e desenvolvimento da habilidade para narrar oralmente uma história é influenciada tanto por fatores neurobiológicos quanto sociais e culturais. Nesta direção, estudos têm mostrado que indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem apresentar prejuízos na recepção e/ou emissão da linguagem oral, especificamente em habilidades mais complexas, como a narrativa oral de histórias. O presente estudo propõe investigar o desempenho da narrativa oral de histórias em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista sem deficiência intelectual (DI). Participaram deste estudo 27 crianças e adolescentes com TEA sem DI, do sexo masculino, com idade entre 7 e 15 anos e 11 meses, comparadas com 27 crianças e adolescentes com desenvolvimento típico de linguagem oral, selecionadas do banco de dados do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD). Para a investigação da narrativa oral de história foi utilizada a segunda versão do “Test of Narrative Language” (TNL-2), traduzido e adaptado para o português brasileiro. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial para fins de comparação dos escores de compreensão e produção das narrativas do grupo TEA e comparativo. Na compreensão da narrativa oral de histórias, o grupo TEA não apresentou diferença estatisticamente significante quando comparado ao grupo com desenvolvimento típico de linguagem. Entretanto foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos na produção, com desempenho superior para o grupo TEA. Ao investigar o desempenho na produção e compreensão da narrativa oral segundo o estímulo de eliciação (figura única ou figura em sequência) no grupo TEA verificou-se que o desempenho do grupo TEA foi superior quando apresentado uma sequência de figuras, o que não ocorreu na compreensão. Não houve correlação entre o desempenho narrativo (compreensão e produção) do grupo TEA com a pontuação do Quociente Intelectual Total (QIT) e da Avaliação de Traços Autísticos (ATA), entretanto, foi encontrado correlação entre o desempenho narrativo (compreensão e produção) e a idade cronológica para os grupos. Conclui-se que as crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA sem deficiência intelectual apresentaram desempenho semelhante na compreensão da narrativa oral de histórias e superior na produção, quando comparados com indivíduos com desenvolvimento típico de linguagem. O desempenho da produção com apoio de figuras em sequência do grupo TEA foi superior quando comparado com a figura única. Houve correlação entre o desempenho narrativo (compreensão e produção) e a idade cronológica dos dois grupos.
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Participaram deste estudo 27 crianças e adolescentes com TEA sem DI, do sexo masculino, com idade entre 7 e 15 anos e 11 meses, comparadas com 27 crianças e adolescentes com desenvolvimento típico de linguagem oral, selecionadas do banco de dados do Laboratório de Estudos, Avaliação e Diagnóstico Fonoaudiológico (LEAD). Para a investigação da narrativa oral de história foi utilizada a segunda versão do “Test of Narrative Language” (TNL-2), traduzido e adaptado para o português brasileiro. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial para fins de comparação dos escores de compreensão e produção das narrativas do grupo TEA e comparativo. Na compreensão da narrativa oral de histórias, o grupo TEA não apresentou diferença estatisticamente significante quando comparado ao grupo com desenvolvimento típico de linguagem. Entretanto foi encontrada diferença estatisticamente significante entre os grupos na produção, com desempenho superior para o grupo TEA. Ao investigar o desempenho na produção e compreensão da narrativa oral segundo o estímulo de eliciação (figura única ou figura em sequência) no grupo TEA verificou-se que o desempenho do grupo TEA foi superior quando apresentado uma sequência de figuras, o que não ocorreu na compreensão. Não houve correlação entre o desempenho narrativo (compreensão e produção) do grupo TEA com a pontuação do Quociente Intelectual Total (QIT) e da Avaliação de Traços Autísticos (ATA), entretanto, foi encontrado correlação entre o desempenho narrativo (compreensão e produção) e a idade cronológica para os grupos. Conclui-se que as crianças e adolescentes com diagnóstico de TEA sem deficiência intelectual apresentaram desempenho semelhante na compreensão da narrativa oral de histórias e superior na produção, quando comparados com indivíduos com desenvolvimento típico de linguagem. O desempenho da produção com apoio de figuras em sequência do grupo TEA foi superior quando comparado com a figura única. Houve correlação entre o desempenho narrativo (compreensão e produção) e a idade cronológica dos dois grupos.The acquisition and development of the ability to narrate a story orally is influenced by neurobiological, social, and cultural factors. In this sense, studies have shown that individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD) may present impairments in the reception and/or emission of oral language, specifically in more complex skills, such as oral storytelling. The present study proposes to investigate the performance of oral storytelling in children and adolescents with Autistic Spectrum Disorder without intellectual disability (ID). Twenty-seven male children and adolescents with ASD without ID, aged 7 to 15 years and 11 months, participated in this study, compared to 27 children and adolescents with typical oral language development, selected from the Laboratory of Studies, Evaluation and Diagnosis of Speech-Language Pathology (LEAD) database. The second version of the "Test of Narrative Language" (TNL-2), translated and adapted to Brazilian Portuguese, was used for investigating oral storytelling. The data were analyzed using descriptive and inferential statistics for comparison of the scores of comprehension and production of the narratives of the ASD group and comparative. In the oral narrative story comprehension, the ASD group did not show any statistically significant difference when compared to the group with typical language development. However, a statistically significant difference was found between the groups in production, with superior performance for the ASD group. When investigating the performance in the production and understanding of oral narrative according to the elicitation stimulus (single figure or figure in sequence) in the ASD group, it was found that the performance of the ASD group was superior when presented with a sequence of figures, which did not occur in the understanding. There was no correlation between the narrative performance (comprehension and production) of the ASD group and the Total Intellectual Quotient (TQ) and Autistic Traits Assessment (ATA) scores; however, a correlation was found between narrative performance (comprehension and production) and chronological age for both groups. It is concluded that children and adolescents diagnosed with ASD without intellectual disability showed similar performance in comprehension of oral story narrative and superior performance in production when compared to individuals with typical language development. The production performance with support of figures in sequence of the ASD group was superior when compared to the single figure. There was a correlation between narrative performance (comprehension and production) and chronological age of both groups.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giacheti, Célia Maria [UNESP]Rossi, Natália Freitas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rosa, Kriscia Gobi2022-10-14T13:34:32Z2022-10-14T13:34:32Z2022-04-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfROSA, Kriscia Gobi. Narrativa oral de histórias em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista sem deficiência intelectual. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.http://hdl.handle.net/11449/23703733004110045P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T18:08:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237037Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T18:08:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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