Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Fátima Aparecida [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/375
http://hdl.handle.net/11449/108159
Resumo: O texto trata do impacto dos videojogos na cultura e na sociedade contemporâneas. Procura demonstrar que nas experiências vivenciadas, através desses jogos e acessórios (óculos, capacetes, joysticks), há uma espécie de simbiose entre a sensação física real e a representação virtual, que permite criar um simulacro da realidade que funciona como um bálsamo para as desesperanças. Para orientar a discussão abordar-se-á dois temas-eixo dos jogos eletrônicos – a violência e o mito do herói – não só por serem recorrentes ou suscitarem polêmica e inquietação particularmente entre não-jogadores, mas por serem reveladores de algumas particularidades da sociabilidade contemporânea.
id UNSP_5daddca24a4cdc3a4f5fe661d5024441
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/108159
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.Violence, ideology and estrangement in the era of virtual imagesVideojogosrealidade virtualsimulacroestranhamentoviolênciaO texto trata do impacto dos videojogos na cultura e na sociedade contemporâneas. Procura demonstrar que nas experiências vivenciadas, através desses jogos e acessórios (óculos, capacetes, joysticks), há uma espécie de simbiose entre a sensação física real e a representação virtual, que permite criar um simulacro da realidade que funciona como um bálsamo para as desesperanças. Para orientar a discussão abordar-se-á dois temas-eixo dos jogos eletrônicos – a violência e o mito do herói – não só por serem recorrentes ou suscitarem polêmica e inquietação particularmente entre não-jogadores, mas por serem reveladores de algumas particularidades da sociabilidade contemporânea.The article discusses the impact of videogames in the contemporary culture and society. It tries to demonstrate that there is a kind of symbiosis between the real physical sensation and the virtual representation in the experiences lived through this games and accessories (glasses, helmets, joysticks), what creates a make-believe of reality that works as a balsam to the feeling of despair. In order to guide the discussion the text approaches two main themes of electronic games - the violence and the hero’s myth - not just because they are appealing and they raise polemic and inquietude particularly among non-players, but especially because they can reveal some particularities of the contemporary sociability.Departamento de Sociologia e Antropologia – Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP – 17525-000 – Marília - SPDepartamento de Sociologia e Antropologia – Faculdade de Filosofia e Ciências-UNESP – 17525-000 – Marília - SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cabral, Fátima Aparecida [UNESP]2014-06-24T19:55:05Z2014-06-24T19:55:05Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/375Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 26, 2003.1984-02410101-3459http://hdl.handle.net/11449/108159ISSN1984-0241-2003-26-83-110.pdfPerspectivas: Revista de Ciências Sociaisreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPerspectivas: Revista de Ciências Sociaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-18T06:19:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/108159Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-18T06:19:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.
Violence, ideology and estrangement in the era of virtual images
title Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.
spellingShingle Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.
Cabral, Fátima Aparecida [UNESP]
Videojogos
realidade virtual
simulacro
estranhamento
violência
title_short Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.
title_full Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.
title_fullStr Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.
title_full_unstemmed Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.
title_sort Violência, ideologia e estranhamento na era das imagens virtuais.
author Cabral, Fátima Aparecida [UNESP]
author_facet Cabral, Fátima Aparecida [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Fátima Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Videojogos
realidade virtual
simulacro
estranhamento
violência
topic Videojogos
realidade virtual
simulacro
estranhamento
violência
description O texto trata do impacto dos videojogos na cultura e na sociedade contemporâneas. Procura demonstrar que nas experiências vivenciadas, através desses jogos e acessórios (óculos, capacetes, joysticks), há uma espécie de simbiose entre a sensação física real e a representação virtual, que permite criar um simulacro da realidade que funciona como um bálsamo para as desesperanças. Para orientar a discussão abordar-se-á dois temas-eixo dos jogos eletrônicos – a violência e o mito do herói – não só por serem recorrentes ou suscitarem polêmica e inquietação particularmente entre não-jogadores, mas por serem reveladores de algumas particularidades da sociabilidade contemporânea.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2014-06-24T19:55:05Z
2014-06-24T19:55:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/375
Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 26, 2003.
1984-0241
0101-3459
http://hdl.handle.net/11449/108159
ISSN1984-0241-2003-26-83-110.pdf
url http://seer.fclar.unesp.br/perspectivas/article/view/375
http://hdl.handle.net/11449/108159
identifier_str_mv Perspectivas: Revista de Ciências Sociais, v. 26, 2003.
1984-0241
0101-3459
ISSN1984-0241-2003-26-83-110.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Perspectivas: Revista de Ciências Sociais
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas: Revista de Ciências Sociais
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792962114380365824