Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alex Rodrigues da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234518
Resumo: Apesar da notória importância da Astronomia no ensino da Geografia, constando sua ligação intrínseca nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular para os ensinos fundamental e médio, ainda é difícil encontrar cursos de formação inicial e continuada que preparem o docente para o ensino de Astronomia. Nesse sentido, como um professor de Geografia atua diante de um currículo em que se faz presente o ensino de Astronomia? Em que medida os cursos de formação continuada estão impactando na formação dos professores? Como vêm se dando o desenvolvimento profissional docente? Partindo deste contexto investigativo como pano de fundo, esta pesquisa teve como intuito compreender em que medida a investigação da própria prática docente por meio de narrativas pode promover o desenvolvimento profissional docente? A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio do método da análise narrativa tendo como base a teoria da investigação da própria prática docente, a partir da análise da própria prática do professor/pesquisador, durante o período em que participou do curso de formação continuada Diário da Céu (UNESP/Bauru). A constituição dos dados se deu por meio de entrevista pública, em que o professor/pesquisador foi interpelado por cinco entrevistadoras que participaram do curso de formação continuada “Diário do Céu”, resultando, após a transcrição em uma narrativa da entrevista, que foi analisada por meio da análise narrativa de narrativas. Por meio dos resultados é possível destacar a importância da análise da própria prática docente, uma vez que possibilita a compreensão do passado e na forma como se age no presente e o quanto isso reflete no desenvolvimento profissional. Ainda, a importância do trabalho colaborativo para pesquisas desta natureza, dos cursos de formação continuada. A pesquisa também revelou alguns desafios, como a dificuldade da realização da análise da própria prática, a compreensão de como ocorre ou pode ocorrer o desenvolvimento profissional, o qual está ainda arraigado na concepção do “outro” ser o responsável pela sua evolução e desenvolvimento, bem como pela desmistificação do distanciamento do pesquisador e seu objeto de pesquisa.
id UNSP_5dce8107ab9767d38932cdccc7b2648f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234518
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativosResearch of teaching practice through narrative analysis: a study and proposal of its investigative processesProfessores - FormaçãoNarrativa (Retórica)Formação profissionalFormação continuadaInvestigação da própria práticaAnálise narrativaInvestigation of the practice itselfNarrative analysisProfessional developmentTeacher trainingTraining, OccupationalContinuing trainingApesar da notória importância da Astronomia no ensino da Geografia, constando sua ligação intrínseca nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular para os ensinos fundamental e médio, ainda é difícil encontrar cursos de formação inicial e continuada que preparem o docente para o ensino de Astronomia. Nesse sentido, como um professor de Geografia atua diante de um currículo em que se faz presente o ensino de Astronomia? Em que medida os cursos de formação continuada estão impactando na formação dos professores? Como vêm se dando o desenvolvimento profissional docente? Partindo deste contexto investigativo como pano de fundo, esta pesquisa teve como intuito compreender em que medida a investigação da própria prática docente por meio de narrativas pode promover o desenvolvimento profissional docente? A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio do método da análise narrativa tendo como base a teoria da investigação da própria prática docente, a partir da análise da própria prática do professor/pesquisador, durante o período em que participou do curso de formação continuada Diário da Céu (UNESP/Bauru). A constituição dos dados se deu por meio de entrevista pública, em que o professor/pesquisador foi interpelado por cinco entrevistadoras que participaram do curso de formação continuada “Diário do Céu”, resultando, após a transcrição em uma narrativa da entrevista, que foi analisada por meio da análise narrativa de narrativas. Por meio dos resultados é possível destacar a importância da análise da própria prática docente, uma vez que possibilita a compreensão do passado e na forma como se age no presente e o quanto isso reflete no desenvolvimento profissional. Ainda, a importância do trabalho colaborativo para pesquisas desta natureza, dos cursos de formação continuada. A pesquisa também revelou alguns desafios, como a dificuldade da realização da análise da própria prática, a compreensão de como ocorre ou pode ocorrer o desenvolvimento profissional, o qual está ainda arraigado na concepção do “outro” ser o responsável pela sua evolução e desenvolvimento, bem como pela desmistificação do distanciamento do pesquisador e seu objeto de pesquisa.Despite the notorious importance of Astronomy in the teaching of Geography, with its intrinsic connection in the National Curricular Parameters and in the National Curricular Common Base for elementary and secondary education, it is still difficult to find initial and continuing training courses that prepare teachers for the teaching of Astronomy. In this sense, how does a Geography teacher act in the face of a curriculum in which the teaching of Astronomy is present? To what extent are continuing education courses impacting teacher education? How has the professional development of teachers been taking place? Based on this investigative context as a background, this research aimed to understand to what extent the investigation of teaching practice itself through narratives can promote teaching professional development? The research, with a qualitative approach, was carried out using the narrative analysis method, based on the theory of investigation of the teaching practice itself, based on the analysis of the teacher/researcher's own practice, during the period in which he participated in the continuing education course Diário da Céu (UNESP/Bauru). The constitution of the data took place through a public interview, in which the teacher/researcher was questioned by five interviewers who participated in the continuing education course “Diário do Céu”, resulting, after transcription into a narrative of the interview, which was analyzed through narrative analysis of narratives. Through the results, it is possible to highlight the importance of analyzing the teaching practice itself, since it allows the understanding of the past and the way in which one acts in the present and how much this reflects on professional development. Also, the importance of collaborative work for research of this nature, of continuing education courses. The research also revealed some challenges, such as the difficulty of carrying out the analysis of the practice itself, the understanding of how the professional development occurs or can occur, which is still rooted in the conception of the “other” being responsible for its evolution and development, as well as the demystification of the distance between the researcher and his research object.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]Martins, Maria Ednéia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Alex Rodrigues da2022-05-03T12:58:33Z2022-05-03T12:58:33Z2022-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23451833004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:06:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234518Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:36:50.716339Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos
Research of teaching practice through narrative analysis: a study and proposal of its investigative processes
title Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos
spellingShingle Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos
Silva, Alex Rodrigues da
Professores - Formação
Narrativa (Retórica)
Formação profissional
Formação continuada
Investigação da própria prática
Análise narrativa
Investigation of the practice itself
Narrative analysis
Professional development
Teacher training
Training, Occupational
Continuing training
title_short Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos
title_full Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos
title_fullStr Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos
title_full_unstemmed Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos
title_sort Investigação da própria prática docente por meio da análise narrativa: um estudo e proposta de seus processos investigativos
author Silva, Alex Rodrigues da
author_facet Silva, Alex Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bozelli, Fernanda Cátia [UNESP]
Martins, Maria Ednéia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Alex Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Narrativa (Retórica)
Formação profissional
Formação continuada
Investigação da própria prática
Análise narrativa
Investigation of the practice itself
Narrative analysis
Professional development
Teacher training
Training, Occupational
Continuing training
topic Professores - Formação
Narrativa (Retórica)
Formação profissional
Formação continuada
Investigação da própria prática
Análise narrativa
Investigation of the practice itself
Narrative analysis
Professional development
Teacher training
Training, Occupational
Continuing training
description Apesar da notória importância da Astronomia no ensino da Geografia, constando sua ligação intrínseca nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular para os ensinos fundamental e médio, ainda é difícil encontrar cursos de formação inicial e continuada que preparem o docente para o ensino de Astronomia. Nesse sentido, como um professor de Geografia atua diante de um currículo em que se faz presente o ensino de Astronomia? Em que medida os cursos de formação continuada estão impactando na formação dos professores? Como vêm se dando o desenvolvimento profissional docente? Partindo deste contexto investigativo como pano de fundo, esta pesquisa teve como intuito compreender em que medida a investigação da própria prática docente por meio de narrativas pode promover o desenvolvimento profissional docente? A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada por meio do método da análise narrativa tendo como base a teoria da investigação da própria prática docente, a partir da análise da própria prática do professor/pesquisador, durante o período em que participou do curso de formação continuada Diário da Céu (UNESP/Bauru). A constituição dos dados se deu por meio de entrevista pública, em que o professor/pesquisador foi interpelado por cinco entrevistadoras que participaram do curso de formação continuada “Diário do Céu”, resultando, após a transcrição em uma narrativa da entrevista, que foi analisada por meio da análise narrativa de narrativas. Por meio dos resultados é possível destacar a importância da análise da própria prática docente, uma vez que possibilita a compreensão do passado e na forma como se age no presente e o quanto isso reflete no desenvolvimento profissional. Ainda, a importância do trabalho colaborativo para pesquisas desta natureza, dos cursos de formação continuada. A pesquisa também revelou alguns desafios, como a dificuldade da realização da análise da própria prática, a compreensão de como ocorre ou pode ocorrer o desenvolvimento profissional, o qual está ainda arraigado na concepção do “outro” ser o responsável pela sua evolução e desenvolvimento, bem como pela desmistificação do distanciamento do pesquisador e seu objeto de pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-03T12:58:33Z
2022-05-03T12:58:33Z
2022-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234518
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/234518
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128388021354496