Museu da Companhia Paulista: políticas públicas à luz do histórico do acervo documental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215277 |
Resumo: | O patrimônio ferroviário no Brasil, e todas as questões que estão a ele relacionadas, é um tema emergente. Vemos essa dimensão principalmente nas últimas décadas, não só pela obsolescência tecnológica, mas também devido ao processo de privatização das empresas estatais do setor. As vertentes desse tipo de patrimônio vêm permitindo o debate envolvendo inúmeros agentes de preservação como museus, arquivos, bibliotecas e agentes federais, estaduais e municipais. No campo acadêmico verifica-se um reduzido número de trabalhos que investigam as particularidades, práticas, métodos e até mesmo resultados relacionados às políticas públicas que atuam nesses espaços de preservação da memória ferroviária. É diante desse contexto que este trabalho busca caracterizar as práticas das políticas públicas de preservação do patrimônio, mais especificamente na situação do Patrimônio Ferroviário de São Paulo. O objetivo é compreender os processos enfrentados pelos remanescentes ferroviários após a liquidação das empresas, tendo como objeto central o Acervo da Biblioteca do Museu da Companhia Paulista, a fim de contribuir para sua valoração e organização como patrimônio documental e ferroviário. A biblioteca se localiza no Complexo de Oficinas FEPASA, em Jundiaí, que atualmente é um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Reunimos dados a respeito deste e de outros acervos relacionados ao patrimônio ferroviário e protegidos posteriormente ao ano de 1991 a fim de compreender os processos de preservação do patrimônio num período decisivo das malhas ferroviárias. A respeito de metodologias, recorreu-se às visitas técnicas ao acervo, entrevistas com agentes preservacionistas e análise de processos de tombamento, tanto do IPHAN, na esfera federal, quanto do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), na esfera estadual e legislações. |
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Museu da Companhia Paulista: políticas públicas à luz do histórico do acervo documentalMuseum of Companhia Paulista: public policies in light of the history of the document collectionPolíticas PúblicasAcervo da Biblioteca do Museu da Companhia PaulistaPatrimônio cultural - ProteçãoArquivos públicos - PreservaçãoPatrimônio cultural ferroviário de São PauloO patrimônio ferroviário no Brasil, e todas as questões que estão a ele relacionadas, é um tema emergente. Vemos essa dimensão principalmente nas últimas décadas, não só pela obsolescência tecnológica, mas também devido ao processo de privatização das empresas estatais do setor. As vertentes desse tipo de patrimônio vêm permitindo o debate envolvendo inúmeros agentes de preservação como museus, arquivos, bibliotecas e agentes federais, estaduais e municipais. No campo acadêmico verifica-se um reduzido número de trabalhos que investigam as particularidades, práticas, métodos e até mesmo resultados relacionados às políticas públicas que atuam nesses espaços de preservação da memória ferroviária. É diante desse contexto que este trabalho busca caracterizar as práticas das políticas públicas de preservação do patrimônio, mais especificamente na situação do Patrimônio Ferroviário de São Paulo. O objetivo é compreender os processos enfrentados pelos remanescentes ferroviários após a liquidação das empresas, tendo como objeto central o Acervo da Biblioteca do Museu da Companhia Paulista, a fim de contribuir para sua valoração e organização como patrimônio documental e ferroviário. A biblioteca se localiza no Complexo de Oficinas FEPASA, em Jundiaí, que atualmente é um patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Reunimos dados a respeito deste e de outros acervos relacionados ao patrimônio ferroviário e protegidos posteriormente ao ano de 1991 a fim de compreender os processos de preservação do patrimônio num período decisivo das malhas ferroviárias. A respeito de metodologias, recorreu-se às visitas técnicas ao acervo, entrevistas com agentes preservacionistas e análise de processos de tombamento, tanto do IPHAN, na esfera federal, quanto do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), na esfera estadual e legislações.Issues related to railway heritage in Brazil are an emerging theme. We see this dimension mainly in recent decades, not only due to technological obsolescence, but also due to the privatization process of state-owned companies in the sector. The strands of this type of heritage have allowed for debate involving numerous preservation agents such as museums, archives, libraries and federal, state and municipal agents. In the academic field, there is a small number of papers that investigate the particularities, practices, methods and even results related to public policies that operate in these spaces for the preservation of railway memory. It is in this context that this paper seeks to characterize the practices of public policies for heritage preservation. With greater specificity in the situation of the Railway Heritage of São Paulo, having as its central object the Collection of the Library of the Museu da Companhia Paulista, in order to contribute to its valuation and organization as documentary and railway heritage. The library is located in the Complexo de Oficinas FEPASA, in Jundiaí, which is currently a heritage listed by the Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) [National Historical and Artistic Heritage Institute]. Data was gathered about this and other collections related to railway heritage and protected after 1991, in order to understand the heritage preservation processes in a decisive period of the railway networks. Regarding methodologies, technical visits to the collection were used, interviews with preservation agents and analysis of registration processes, both by IPHAN, at the federal level, and by the Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) [Council for the Defense of Historical, Archaeological, Artistic and Tourist Heritage], at the state level and its laws. The objective is to understand the processes faced by the remaining railways after the companies' liquidation.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)CNPq: 142676/2019-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Eduardo Romero de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Andreza Vellasco2021-11-29T17:28:18Z2021-11-29T17:28:18Z2021-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21527733004048018P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-17T13:05:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215277Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:39:19.139988Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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