Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardia, Daniel Fontana Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Amarante, Alessandro Francisco Talamini do [UNESP], Bresciani, Katia Denise Saraiva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143714
Resumo: Introdução: As educadoras não devem se restringir ao puro processo técnico e mecânico de transferência de conhecimentos pré-determinados, mas sim explorar também conteúdos que façam parte do dia a dia de seus educandos, isto inclui conceitos sobre parasitoses, comumente observadas em seres humanos e animais. Objetivos: investigar o grau de conhecimento das professoras sobre as principais enfermidades parasitárias. Métodos: Foram visitadas dezoito EMEF’S de Araçatuba, onde foi aplicado um questionário sobre parasitoses a 60 educadoras de crianças de sete a onze anos. Em se tratando do grau de escolaridade das professoras entrevistadas, 6,66% (4/60) apresentam apenas 2º grau completo (magistério), 8,33% (5/60) não completaram ou ainda cursam o ensino superior e 85,00% (51/60) eram graduadas. Após esta etapa, foram ministradas palestras de curta duração sobre infecções por helmintos, ectoparasitos e protozoários. Em seguida, foram repetidas as mesmas perguntas referentes ao assunto para metade das pessoas envolvidas. Resultados: A análise estatística descritiva revelou que 93,33% (56/60), 46,66% (28/60) e 16,66% (10/60) das professoras responderam que tiveram casos de alunos com pediculose, helmintoses e escabiose respectivamente. Apenas 61,66% (37/60) das professoras souberam diferenciar as enfermidades do complexo teníase-cisticercose. Após a explanação do extensionista, 96,66% (29/30) souberam diferenciar estas duas enfermidades. Observou-se que a pediculose é uma das afecções mais conhecidas pelas professoras. Em relação à principal via de transmissão da toxoplasmose, dentre as entrevistadas, 86,66% (52/60) incriminaram os felinos, 70,00% (42/60) citaram a pomba, apenas uma professora (1,66%) sugeriu produtos cárneos e 28,33% (17/60) não sabiam nada sobre o assunto. Após a palestra, quanto ás formas de transmissão, 93,33% (28/30) entenderam o papel do gato na enfermidade e 96,66% dos produtos cárneos. Quanto à leishmaniose visceral, 68,33% (41/60) das entrevistadas referiram a espécie canina como a transmissora da doença e 91,66% (55/60) incriminaram o vetor flebotomíneo. Na averiguação pós-palestra, foi demonstrado que 100% das educadoras não indicaram o cão na transmissão direta da infecção por Leishmania spp. A partir dos dados obtidos, foi possível inferir que há a necessidade da implantação de programas de conscientização em educação sanitária, nas escolas de ensino fundamental direcionados ao aprendizado dos conceitos básicos sobre o reconhecimento e a profilaxia destas enfermidades parasitárias.
id UNSP_5e35044198bb90704e932d97c61fe978
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143714
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SPIntrodução: As educadoras não devem se restringir ao puro processo técnico e mecânico de transferência de conhecimentos pré-determinados, mas sim explorar também conteúdos que façam parte do dia a dia de seus educandos, isto inclui conceitos sobre parasitoses, comumente observadas em seres humanos e animais. Objetivos: investigar o grau de conhecimento das professoras sobre as principais enfermidades parasitárias. Métodos: Foram visitadas dezoito EMEF’S de Araçatuba, onde foi aplicado um questionário sobre parasitoses a 60 educadoras de crianças de sete a onze anos. Em se tratando do grau de escolaridade das professoras entrevistadas, 6,66% (4/60) apresentam apenas 2º grau completo (magistério), 8,33% (5/60) não completaram ou ainda cursam o ensino superior e 85,00% (51/60) eram graduadas. Após esta etapa, foram ministradas palestras de curta duração sobre infecções por helmintos, ectoparasitos e protozoários. Em seguida, foram repetidas as mesmas perguntas referentes ao assunto para metade das pessoas envolvidas. Resultados: A análise estatística descritiva revelou que 93,33% (56/60), 46,66% (28/60) e 16,66% (10/60) das professoras responderam que tiveram casos de alunos com pediculose, helmintoses e escabiose respectivamente. Apenas 61,66% (37/60) das professoras souberam diferenciar as enfermidades do complexo teníase-cisticercose. Após a explanação do extensionista, 96,66% (29/30) souberam diferenciar estas duas enfermidades. Observou-se que a pediculose é uma das afecções mais conhecidas pelas professoras. Em relação à principal via de transmissão da toxoplasmose, dentre as entrevistadas, 86,66% (52/60) incriminaram os felinos, 70,00% (42/60) citaram a pomba, apenas uma professora (1,66%) sugeriu produtos cárneos e 28,33% (17/60) não sabiam nada sobre o assunto. Após a palestra, quanto ás formas de transmissão, 93,33% (28/30) entenderam o papel do gato na enfermidade e 96,66% dos produtos cárneos. Quanto à leishmaniose visceral, 68,33% (41/60) das entrevistadas referiram a espécie canina como a transmissora da doença e 91,66% (55/60) incriminaram o vetor flebotomíneo. Na averiguação pós-palestra, foi demonstrado que 100% das educadoras não indicaram o cão na transmissão direta da infecção por Leishmania spp. A partir dos dados obtidos, foi possível inferir que há a necessidade da implantação de programas de conscientização em educação sanitária, nas escolas de ensino fundamental direcionados ao aprendizado dos conceitos básicos sobre o reconhecimento e a profilaxia destas enfermidades parasitárias.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Parasitologia, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade de Botucatu, Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal, Faculdade de Medicina Veterinária de AraçatubaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardia, Daniel Fontana Ferreira [UNESP]Amarante, Alessandro Francisco Talamini do [UNESP]Bresciani, Katia Denise Saraiva [UNESP]2016-09-01T13:58:34Z2016-09-01T13:58:34Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject011application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 011http://hdl.handle.net/11449/1437142005-011-cardia.pdf5950594366829647PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-04T19:16:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143714Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-04T19:16:41Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SP
title Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SP
spellingShingle Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SP
Cardia, Daniel Fontana Ferreira [UNESP]
title_short Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SP
title_full Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SP
title_fullStr Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SP
title_full_unstemmed Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SP
title_sort Inquérito epidemiológico sobre conceitos de enfermidades parasitárias para professores de escolas municipais do ensino fundamental de Araçatuba-SP
author Cardia, Daniel Fontana Ferreira [UNESP]
author_facet Cardia, Daniel Fontana Ferreira [UNESP]
Amarante, Alessandro Francisco Talamini do [UNESP]
Bresciani, Katia Denise Saraiva [UNESP]
author_role author
author2 Amarante, Alessandro Francisco Talamini do [UNESP]
Bresciani, Katia Denise Saraiva [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardia, Daniel Fontana Ferreira [UNESP]
Amarante, Alessandro Francisco Talamini do [UNESP]
Bresciani, Katia Denise Saraiva [UNESP]
description Introdução: As educadoras não devem se restringir ao puro processo técnico e mecânico de transferência de conhecimentos pré-determinados, mas sim explorar também conteúdos que façam parte do dia a dia de seus educandos, isto inclui conceitos sobre parasitoses, comumente observadas em seres humanos e animais. Objetivos: investigar o grau de conhecimento das professoras sobre as principais enfermidades parasitárias. Métodos: Foram visitadas dezoito EMEF’S de Araçatuba, onde foi aplicado um questionário sobre parasitoses a 60 educadoras de crianças de sete a onze anos. Em se tratando do grau de escolaridade das professoras entrevistadas, 6,66% (4/60) apresentam apenas 2º grau completo (magistério), 8,33% (5/60) não completaram ou ainda cursam o ensino superior e 85,00% (51/60) eram graduadas. Após esta etapa, foram ministradas palestras de curta duração sobre infecções por helmintos, ectoparasitos e protozoários. Em seguida, foram repetidas as mesmas perguntas referentes ao assunto para metade das pessoas envolvidas. Resultados: A análise estatística descritiva revelou que 93,33% (56/60), 46,66% (28/60) e 16,66% (10/60) das professoras responderam que tiveram casos de alunos com pediculose, helmintoses e escabiose respectivamente. Apenas 61,66% (37/60) das professoras souberam diferenciar as enfermidades do complexo teníase-cisticercose. Após a explanação do extensionista, 96,66% (29/30) souberam diferenciar estas duas enfermidades. Observou-se que a pediculose é uma das afecções mais conhecidas pelas professoras. Em relação à principal via de transmissão da toxoplasmose, dentre as entrevistadas, 86,66% (52/60) incriminaram os felinos, 70,00% (42/60) citaram a pomba, apenas uma professora (1,66%) sugeriu produtos cárneos e 28,33% (17/60) não sabiam nada sobre o assunto. Após a palestra, quanto ás formas de transmissão, 93,33% (28/30) entenderam o papel do gato na enfermidade e 96,66% dos produtos cárneos. Quanto à leishmaniose visceral, 68,33% (41/60) das entrevistadas referiram a espécie canina como a transmissora da doença e 91,66% (55/60) incriminaram o vetor flebotomíneo. Na averiguação pós-palestra, foi demonstrado que 100% das educadoras não indicaram o cão na transmissão direta da infecção por Leishmania spp. A partir dos dados obtidos, foi possível inferir que há a necessidade da implantação de programas de conscientização em educação sanitária, nas escolas de ensino fundamental direcionados ao aprendizado dos conceitos básicos sobre o reconhecimento e a profilaxia destas enfermidades parasitárias.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:34Z
2016-09-01T13:58:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 011
http://hdl.handle.net/11449/143714
2005-011-cardia.pdf
5950594366829647
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143714
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 011
2005-011-cardia.pdf
5950594366829647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 011
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021380702339072