Reinserção escolar de jovens em cumprimento de medida socioeducativa: a visão dos educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Débora Cardoso de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183073
Resumo: O presente encontra-se vinculado à linha de pesquisa Políticas, Gestão e o Sujeito Contemporâneo, do Programa, junto ao programa de Pós Graduação em Educação, UNESP de Rio Claro. Nesse sentido, nosso objetivo principal apreender qual é a concepção dos professores sobre o adolescente autor de ato infracional no ambiente escolar. Dessa forma, entramos em contato com professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de duas escolas de uma cidade do interior de São Paulo que costumam receber adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. Para alcançarmos os resultados, foi realizada uma pesquisa qualitativa, empírica, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados o Grupo Focal e a entrevista semi-estruturada. Para a análise dos dados, recorremos à metodologia Análise de Conteúdo. Verificamos, ao longo do trabalho, que a maioria dos professores apresenta uma visão naturalizante de adolescência, tendo dificuldade em reconhecer o peso do social na construção das identidades. Também pudemos verificar um desconhecimento da legislação, principalmente no que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o que contribui para que os professores reproduzam discursos que culpabilizam os estudantes pelo fracasso escolar. Além disso, as poucas práticas pedagógicas que buscam a reinserção escolar do adolescente em conflito com a lei se mostram muito pontuais, não havendo um trabalho coletivo entre todos os atores da escola.
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spelling Reinserção escolar de jovens em cumprimento de medida socioeducativa: a visão dos educadoresSchool reinsertion of young people complying social education: the educators 'visionReinserção escolarAto infracionalMedidas socioeducativasEducational reintegrationDelinquencySocioeducative measureO presente encontra-se vinculado à linha de pesquisa Políticas, Gestão e o Sujeito Contemporâneo, do Programa, junto ao programa de Pós Graduação em Educação, UNESP de Rio Claro. Nesse sentido, nosso objetivo principal apreender qual é a concepção dos professores sobre o adolescente autor de ato infracional no ambiente escolar. Dessa forma, entramos em contato com professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de duas escolas de uma cidade do interior de São Paulo que costumam receber adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto. Para alcançarmos os resultados, foi realizada uma pesquisa qualitativa, empírica, utilizando-se como instrumentos de coleta de dados o Grupo Focal e a entrevista semi-estruturada. Para a análise dos dados, recorremos à metodologia Análise de Conteúdo. Verificamos, ao longo do trabalho, que a maioria dos professores apresenta uma visão naturalizante de adolescência, tendo dificuldade em reconhecer o peso do social na construção das identidades. Também pudemos verificar um desconhecimento da legislação, principalmente no que se refere ao Estatuto da Criança e do Adolescente, o que contribui para que os professores reproduzam discursos que culpabilizam os estudantes pelo fracasso escolar. Além disso, as poucas práticas pedagógicas que buscam a reinserção escolar do adolescente em conflito com a lei se mostram muito pontuais, não havendo um trabalho coletivo entre todos os atores da escola.The present is linked to the line of research Politics, Administration and the Contemporary Subject, of the Program, close to Pós Graduation's program in Education, UNESP of Clear Rio. In that sense, our main objective to apprehend which is the teachers' conception on the adolescent author of action infracional in the school atmosphere. In that way, we got in touch with teachers of EJA (Education of Youths and Adults) of two schools of a city of the interior of São Paulo that receive adolescents in execution of measure socioeducativa in half open. For us to reach the results, a research qualitative, empiric was accomplished, being used as instruments of collection of data the Focal Group and the semi-structured interview. For the analysis of the data, we fell back upon the methodology Analysis of Content. We verified, along the work, that most of the teachers presents a vision adolescence naturalizante, tends difficulty in recognizing the weight of the social in the construction of the identities. We could also verify an ignorance of the legislation, mainly in what he/she refers to the Child's Statute and of the Adolescent, what contributes to the teachers to reproduce speeches that culpabilizam the students for the school failure. Besides, the few pedagogic practices that look for the adolescent's school reinserção in conflict with the law are shown very punctual, not having a collective work among all of the actors of the school.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fonseca, Débora Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Débora Cardoso de [UNESP]2019-07-30T16:56:55Z2019-07-30T16:56:55Z2018-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18307300091881433004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-13T06:08:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183073Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:32:42.164421Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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