BV formalism and string theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Eggon
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234915
Resumo: Essa tese consiste de basicamente duas partes. Primeiro, serão revisados conceitos basicos e fundamentais de teorias de campos e de cordas. Será dada uma ênfase na ideia de simetria presente em teorias de campos, por exemplo simetrias de calibre, de Poincaré e supersimetria. Será discutido o método BRST de quantização de teorias de calibre, o formalismo de cordas bosonicas de Green- Schwartz e também o formalismo de Pure spinor para supercordas. Tanto o caso plano quanto curvo - AdS5 × S 5 - será tratado. A segunda parte da tese consiste em estudar o formalismo BV e aplicá-lo para descrever teorias que possuem operador BRST, como é o caso da teorias de cordas bosonica e teorias de Yang-Mills. Serão apresentadas descent equations que acabam aparecendo no formalismo BV e com estas equações, serão derivados algumas expressões de operatores de vertex para cordas bosonicas. No final, será feita a descrição da supercordas no formalismo de pure spinor utilizando o formalismo BV, no qual deduzimos expressões de vertex operators não integrados.
id UNSP_5ebb7ba6eda26c8e718ceabcee547f4f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234915
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling BV formalism and string theoryFormalismo BV e teoria de cordasTeoria de campos (Física)Modelos de cordaTeoria das supercordasEssa tese consiste de basicamente duas partes. Primeiro, serão revisados conceitos basicos e fundamentais de teorias de campos e de cordas. Será dada uma ênfase na ideia de simetria presente em teorias de campos, por exemplo simetrias de calibre, de Poincaré e supersimetria. Será discutido o método BRST de quantização de teorias de calibre, o formalismo de cordas bosonicas de Green- Schwartz e também o formalismo de Pure spinor para supercordas. Tanto o caso plano quanto curvo - AdS5 × S 5 - será tratado. A segunda parte da tese consiste em estudar o formalismo BV e aplicá-lo para descrever teorias que possuem operador BRST, como é o caso da teorias de cordas bosonica e teorias de Yang-Mills. Serão apresentadas descent equations que acabam aparecendo no formalismo BV e com estas equações, serão derivados algumas expressões de operatores de vertex para cordas bosonicas. No final, será feita a descrição da supercordas no formalismo de pure spinor utilizando o formalismo BV, no qual deduzimos expressões de vertex operators não integrados.This thesis consists basically of two parts. First, we review the most basic and important concepts present in field theory and string theory. We give some focus in discussing the idea of symmetries present in field theories, remarkable gauge symmetry, Poincaré and supersymmetry. We discuss the BRST process of quantizing gauge theories, the formalism of Green-Schwartz for describing fermionic strings and subsequently the pure spinor superstring, both in flat and AdS5 × S 5 background. The second part of the thesis consists in studying the BV formalism and applying it to describe some theories which possesses BRST operators, like bosonic string and Yang Mills. We present descent equations that appears in the BV formalism and show how we can derive vertex operators from it. At the end, we present a the BV description for pure spinor string, in which case we have also derived expressions for vertex operators.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mikhaylov, Andrey Yuryevich [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Viana, Eggon2022-05-26T12:14:47Z2022-05-26T12:14:47Z2022-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23491533015015001P7enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-03-15T17:32:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234915Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:51:06.970421Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv BV formalism and string theory
Formalismo BV e teoria de cordas
title BV formalism and string theory
spellingShingle BV formalism and string theory
Viana, Eggon
Teoria de campos (Física)
Modelos de corda
Teoria das supercordas
title_short BV formalism and string theory
title_full BV formalism and string theory
title_fullStr BV formalism and string theory
title_full_unstemmed BV formalism and string theory
title_sort BV formalism and string theory
author Viana, Eggon
author_facet Viana, Eggon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mikhaylov, Andrey Yuryevich [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, Eggon
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de campos (Física)
Modelos de corda
Teoria das supercordas
topic Teoria de campos (Física)
Modelos de corda
Teoria das supercordas
description Essa tese consiste de basicamente duas partes. Primeiro, serão revisados conceitos basicos e fundamentais de teorias de campos e de cordas. Será dada uma ênfase na ideia de simetria presente em teorias de campos, por exemplo simetrias de calibre, de Poincaré e supersimetria. Será discutido o método BRST de quantização de teorias de calibre, o formalismo de cordas bosonicas de Green- Schwartz e também o formalismo de Pure spinor para supercordas. Tanto o caso plano quanto curvo - AdS5 × S 5 - será tratado. A segunda parte da tese consiste em estudar o formalismo BV e aplicá-lo para descrever teorias que possuem operador BRST, como é o caso da teorias de cordas bosonica e teorias de Yang-Mills. Serão apresentadas descent equations que acabam aparecendo no formalismo BV e com estas equações, serão derivados algumas expressões de operatores de vertex para cordas bosonicas. No final, será feita a descrição da supercordas no formalismo de pure spinor utilizando o formalismo BV, no qual deduzimos expressões de vertex operators não integrados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26T12:14:47Z
2022-05-26T12:14:47Z
2022-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234915
33015015001P7
url http://hdl.handle.net/11449/234915
identifier_str_mv 33015015001P7
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129366431891456