A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150794
Resumo: Este texto trata de um estudo desenvolvido junto ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Presidente Prudente – SP e se vincula à Linha de Pesquisa “Processos formativos, Infância e Juventude”. O objeto de pesquisa consistiu na relação creche-família e o problema referiu-se à complementaridade creche-família. Promover uma reflexão sobre a relação creche-família, a partir do questionamento da ideia de complementaridade preconizada pela LDBEN 9394/96, visando contribuir com a discussão na área, constituiu-se no objetivo geral da pesquisa. Foram estabelecidos como objetivos específicos: pesquisar na literatura o conceito de complementaridade e os indicadores da sua presença na relação creche-família; identificar e analisar, através da literatura sobre o tema, fatores que podem interferir na efetivação da complementaridade, no atual momento histórico da família brasileira e da creche pública e investigar as relações que se estabelecem entre uma creche pública e as famílias das crianças atendidas, verificando se apresentam indicadores da presença de complementaridade. A análise realizada teve como suporte teórico as abordagens que consideram as inter-relações entre criança, família e Educação Infantil, além de referenciais que concebem a família como uma construção histórica, social e reconhece a diversidade de configurações familiares. A Educação Infantil enquanto espaço de acesso ao conhecimento sistematizado diferenciando-a da família, e a relação creche-família que contemple: conhecimento mútuo; diferenciação e clareza dos papéis de ambas as instituições; estabelecimento de laços de confiança por parte da creche com as famílias; compartilhamento da educação da criança; comunicação entre os profissionais e a família pautada no diálogo e participação da família e comunidade na creche. O estudo decorreu numa abordagem qualitativa, classificada como exploratória e descritiva que incluiu os procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observações na creche e entrevistas com profissionais e famílias. Os dados foram analisados tendo como suporte a análise de conteúdo e triangulados com base em autores que discutem o referido processo. Dentre os resultados obtidos destacam-se: a discussão sobre a complementaridade escola-família comparece ainda de forma incipiente na literatura pesquisada. Embora a relação creche-família apresente indicadores de complementaridade, essa não vem se processando da maneira como preconizada na LDBEN 9394/96, pois prevê uma família idealizada. A figura materna evidenciou-se como a principal responsável pelo estabelecimento de relações com a creche, porém, o desempenho do seu papel mostrou-se comprometido devido à sua atual condição na sociedade. O estabelecimento de limites compareceu como um ponto nevrálgico nas relações creche-família, evidenciado uma concepção idealizada de criança. Dentre os desafios propostos pela pesquisa enfatiza-se a necessidade de que outros setores, além do educacional, atuem junto às famílias para que estas possam desempenhar seu papel educativo de forma compartilhada com a creche.
id UNSP_5ec3635d47bba693b2ba3edc64b28429
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150794
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipalThe complementarity daycare-family: portraits of a municipal public daycareEducação infantilCrecheFamíliaProfissionaisComplementaridadeChildhood educationDaycareFamilyProfessionalsComplementarityEste texto trata de um estudo desenvolvido junto ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Presidente Prudente – SP e se vincula à Linha de Pesquisa “Processos formativos, Infância e Juventude”. O objeto de pesquisa consistiu na relação creche-família e o problema referiu-se à complementaridade creche-família. Promover uma reflexão sobre a relação creche-família, a partir do questionamento da ideia de complementaridade preconizada pela LDBEN 9394/96, visando contribuir com a discussão na área, constituiu-se no objetivo geral da pesquisa. Foram estabelecidos como objetivos específicos: pesquisar na literatura o conceito de complementaridade e os indicadores da sua presença na relação creche-família; identificar e analisar, através da literatura sobre o tema, fatores que podem interferir na efetivação da complementaridade, no atual momento histórico da família brasileira e da creche pública e investigar as relações que se estabelecem entre uma creche pública e as famílias das crianças atendidas, verificando se apresentam indicadores da presença de complementaridade. A análise realizada teve como suporte teórico as abordagens que consideram as inter-relações entre criança, família e Educação Infantil, além de referenciais que concebem a família como uma construção histórica, social e reconhece a diversidade de configurações familiares. A Educação Infantil enquanto espaço de acesso ao conhecimento sistematizado diferenciando-a da família, e a relação creche-família que contemple: conhecimento mútuo; diferenciação e clareza dos papéis de ambas as instituições; estabelecimento de laços de confiança por parte da creche com as famílias; compartilhamento da educação da criança; comunicação entre os profissionais e a família pautada no diálogo e participação da família e comunidade na creche. O estudo decorreu numa abordagem qualitativa, classificada como exploratória e descritiva que incluiu os procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observações na creche e entrevistas com profissionais e famílias. Os dados foram analisados tendo como suporte a análise de conteúdo e triangulados com base em autores que discutem o referido processo. Dentre os resultados obtidos destacam-se: a discussão sobre a complementaridade escola-família comparece ainda de forma incipiente na literatura pesquisada. Embora a relação creche-família apresente indicadores de complementaridade, essa não vem se processando da maneira como preconizada na LDBEN 9394/96, pois prevê uma família idealizada. A figura materna evidenciou-se como a principal responsável pelo estabelecimento de relações com a creche, porém, o desempenho do seu papel mostrou-se comprometido devido à sua atual condição na sociedade. O estabelecimento de limites compareceu como um ponto nevrálgico nas relações creche-família, evidenciado uma concepção idealizada de criança. Dentre os desafios propostos pela pesquisa enfatiza-se a necessidade de que outros setores, além do educacional, atuem junto às famílias para que estas possam desempenhar seu papel educativo de forma compartilhada com a creche.This text is about a study conducted along the Doctorate Course of UNESP Presidente Prudente-SP Graduate Program in Education and linked to the research line "Formative Processes, Childhood and Youth". The research object was the daycare-family relationship and the problem referred to the complementarity nursery-family. The overall aim of the study was promoting a reflection on the relationship daycare-family, from the questioning of the idea of complementarity advocated by LDBEN 9394/96, to contribute to the discussion in the area. The following specific goals were estabilshed: searching the literature for the concept of complementarity and the indicators of its presence in the daycare-family relation; identify and analyze through literature on the subject, factors which may influence the effectiveness of complementarity, in the current Brazilian family and public daycare historical moment and investigate the relationships established between a public daycare and the families of children attended by checking if they show the presence of complementary indicators. The analysis was theoretically supported by the approaches that consider the interrelationships between child, family and childhood education, as well as references that conceive family as a historical and social construct and recognizes the diversity of family configurations. Early Childhood Education as an area of access to systematized knowledge differentiating it from the family, and from the daycare-family relationship that includes: mutual knowledge; differentiation and explicitness of the roles of both institutions; establishing bonds of trust by the day care with families; sharing concerning the education of the child; communication between professionals and family guided by the dialogue and participation of the family and of the community in the daycare. The study took a qualitative approach, classified as exploratory and descriptive which included the following methodological procedures: bibliographical research, documentary research, observations in the nursery and interviews with professionals and families. Data was analyzed having as support the content analysis and triangulated with a basis on authors who discuss the referred process. Among the results it is possible to highlight: the discussion of school-family complementarity is still incipient in researched literature. Although the family-daycare relationship presents complementary indicators, this is not taking place the way advocated in LDBEN 9394/96, since it predicts an idealized family. The mother figure was evidenced as the main responsible for establishing relations with the daycare, however, the performance of her role proved to be implicated due to her current status in society. The establishment of limits appeared as a particular issue in daycare-family relations, evidencing an idealized conception of child. Among the challenges posed by the research the need for other sectors in addition to the educational one, to act with families so as they can play their educational role in a shared way to the nursery is emphasized.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guimarães, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]2017-05-31T18:56:33Z2017-05-31T18:56:33Z2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15079400088684733004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T13:00:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150794Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:37:23.481986Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipal
The complementarity daycare-family: portraits of a municipal public daycare
title A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipal
spellingShingle A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipal
Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
Educação infantil
Creche
Família
Profissionais
Complementaridade
Childhood education
Daycare
Family
Professionals
Complementarity
title_short A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipal
title_full A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipal
title_fullStr A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipal
title_full_unstemmed A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipal
title_sort A complementaridade creche-família: retratos de uma creche pública municipal
author Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
author_facet Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Célia Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Piffer, Claudia Cristina Garcia [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Creche
Família
Profissionais
Complementaridade
Childhood education
Daycare
Family
Professionals
Complementarity
topic Educação infantil
Creche
Família
Profissionais
Complementaridade
Childhood education
Daycare
Family
Professionals
Complementarity
description Este texto trata de um estudo desenvolvido junto ao curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Presidente Prudente – SP e se vincula à Linha de Pesquisa “Processos formativos, Infância e Juventude”. O objeto de pesquisa consistiu na relação creche-família e o problema referiu-se à complementaridade creche-família. Promover uma reflexão sobre a relação creche-família, a partir do questionamento da ideia de complementaridade preconizada pela LDBEN 9394/96, visando contribuir com a discussão na área, constituiu-se no objetivo geral da pesquisa. Foram estabelecidos como objetivos específicos: pesquisar na literatura o conceito de complementaridade e os indicadores da sua presença na relação creche-família; identificar e analisar, através da literatura sobre o tema, fatores que podem interferir na efetivação da complementaridade, no atual momento histórico da família brasileira e da creche pública e investigar as relações que se estabelecem entre uma creche pública e as famílias das crianças atendidas, verificando se apresentam indicadores da presença de complementaridade. A análise realizada teve como suporte teórico as abordagens que consideram as inter-relações entre criança, família e Educação Infantil, além de referenciais que concebem a família como uma construção histórica, social e reconhece a diversidade de configurações familiares. A Educação Infantil enquanto espaço de acesso ao conhecimento sistematizado diferenciando-a da família, e a relação creche-família que contemple: conhecimento mútuo; diferenciação e clareza dos papéis de ambas as instituições; estabelecimento de laços de confiança por parte da creche com as famílias; compartilhamento da educação da criança; comunicação entre os profissionais e a família pautada no diálogo e participação da família e comunidade na creche. O estudo decorreu numa abordagem qualitativa, classificada como exploratória e descritiva que incluiu os procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observações na creche e entrevistas com profissionais e famílias. Os dados foram analisados tendo como suporte a análise de conteúdo e triangulados com base em autores que discutem o referido processo. Dentre os resultados obtidos destacam-se: a discussão sobre a complementaridade escola-família comparece ainda de forma incipiente na literatura pesquisada. Embora a relação creche-família apresente indicadores de complementaridade, essa não vem se processando da maneira como preconizada na LDBEN 9394/96, pois prevê uma família idealizada. A figura materna evidenciou-se como a principal responsável pelo estabelecimento de relações com a creche, porém, o desempenho do seu papel mostrou-se comprometido devido à sua atual condição na sociedade. O estabelecimento de limites compareceu como um ponto nevrálgico nas relações creche-família, evidenciado uma concepção idealizada de criança. Dentre os desafios propostos pela pesquisa enfatiza-se a necessidade de que outros setores, além do educacional, atuem junto às famílias para que estas possam desempenhar seu papel educativo de forma compartilhada com a creche.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31T18:56:33Z
2017-05-31T18:56:33Z
2017-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150794
000886847
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/150794
identifier_str_mv 000886847
33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128679686963200