Gestão da qualidade no jornalismo, regulação e autorregulação da mídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrido, Bibiana Alcântara
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157294
Resumo: Códigos editoriais, códigos de ética, sistemas de gestão, instrumentos de responsabilização da mídia e suas implicações para práticas e rotinas de produção industrial que gerem qualidade no jornalismo são basilares ao estabelecerem princípios, normas e condutas a serem seguidos pelas organizações de mídia e seus profissionais. Sua instituição adquire um papel especial no fortalecimento da democracia e contribui para a obtenção de diversidade, pluralidade e rigor na apuração jornalística como parâmetros de credibilidade das mídias. Esta pesquisa caracterizou o papel de dispositivos e aparatos de gestão da qualidade de mídia na contemporaneidade e indicou aspectos centrais de sua aplicação no Brasil e Reino Unido, em caráter comparativo. A análise das condições de existência, conteúdo e acesso de políticas de gestão da qualidade editorial de 42 organizações de mídia foi realizada por meio do Sistema Q-Avalia (UFS/CNPq). Os resultados, que incluem um ranking multidimensional das organizações avaliadas, são comentados conforme três chaves de interpretação: qualidade como desdobramento de políticas normativas; qualidade como desdobramento da concorrência de mercado; e qualidade como simulacro.
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