Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zakir, Maísa de Alcântara [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91275
Resumo: Esta pesquisa trata de reflexões acerca da formação de alunos de Letras de uma universidade pública paulista e de meu primeiro ano de exercício profissional como professora de língua portuguesa em uma escola estadual. A partir da observação de minha prática de ensino, constatei que minha ação como professora era direcionada por vivências que havia tido como aluna e não por uma concepção de ensino que estivesse fundamentada teoricamente. Comecei, então, a questionar o fato de uma professora recém-formada ingressar no magistério sem ter uma fundamentação teórica consciente acerca do trabalho que desenvolveria com os alunos. Desta forma, decidi investigar como as dificuldades que tive ao ingressar no magistério eram também sentidas entre os alunos do quarto ano do curso de Letras que participaram da pesquisa. Por meio da análise do material produzido por eles (portfolios elaborados na disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado) seria, então, possível ter uma percepção mais ampla de meu próprio processo de formação, uma vez que investigaria as questões que me afetavam como professora recém-formada. Assim, escrevendo textos de pesquisa a partir das narrativas dos participantes, conforme propõe a Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY, 2000), produzi sentidos sobre os excertos que tratavam das expectativas dos futuros professores acerca da profissão docente e da relação que eles estabeleciam ou não entre teoria e prática de ensino. Um resultado central deste estudo indica que há uma diferença significativa entre a compreensão de uma teoria quando dela nos apropriamos e quando essa apropriação não existe. Desta forma, narro como se deu o processo de apropriação de uma perspectiva teórica que se tornou essencial para compreender e pensar em transformar minha própria prática docente.
id UNSP_5f21450ec4e88dab2f3922b237ff6b27
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91275
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e práticaEnsinoProfessores - FormaçãoNarrative inquiryEsta pesquisa trata de reflexões acerca da formação de alunos de Letras de uma universidade pública paulista e de meu primeiro ano de exercício profissional como professora de língua portuguesa em uma escola estadual. A partir da observação de minha prática de ensino, constatei que minha ação como professora era direcionada por vivências que havia tido como aluna e não por uma concepção de ensino que estivesse fundamentada teoricamente. Comecei, então, a questionar o fato de uma professora recém-formada ingressar no magistério sem ter uma fundamentação teórica consciente acerca do trabalho que desenvolveria com os alunos. Desta forma, decidi investigar como as dificuldades que tive ao ingressar no magistério eram também sentidas entre os alunos do quarto ano do curso de Letras que participaram da pesquisa. Por meio da análise do material produzido por eles (portfolios elaborados na disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado) seria, então, possível ter uma percepção mais ampla de meu próprio processo de formação, uma vez que investigaria as questões que me afetavam como professora recém-formada. Assim, escrevendo textos de pesquisa a partir das narrativas dos participantes, conforme propõe a Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY, 2000), produzi sentidos sobre os excertos que tratavam das expectativas dos futuros professores acerca da profissão docente e da relação que eles estabeleciam ou não entre teoria e prática de ensino. Um resultado central deste estudo indica que há uma diferença significativa entre a compreensão de uma teoria quando dela nos apropriamos e quando essa apropriação não existe. Desta forma, narro como se deu o processo de apropriação de uma perspectiva teórica que se tornou essencial para compreender e pensar em transformar minha própria prática docente.The research reported in this dissertation is about reflection during the pre-service education of future language teachers of a public university in the state of São Paulo. The study also includes my own process of reflection on my first year as a teacher of Portuguese in a public junior high school. As I reflected on my own teaching practice as a beginning teacher, I noticed that my classroom action was being guided by the experience I had as a student, instead of a theoretically based concept of teaching. Then, I started questioning how a teacher who had just graduated could begin her work without having theoretically conscious bases about the work that was to be developed with her students. Therefore, I decided to investigate how the difficulties I had when I started teaching could also be noticed by the pre-service teachers who participated in this study. Through the analysis of these participants’ narratives (portfolios developed in the course Teaching Practicum of Portuguese), I believed that I could reach a broader perception of my own process of professional development if I focused on the matters that were affecting myself as a novice teacher. By writing research texts about the participants’ narratives, as proposed by Narrative Inquiry (CLANDININ & CONNELLY, 2000), I have produced meanings from excerpts of my participants’ stories about their expectations regarding their profession and the relationship between theory and their novice teaching practice. The first result of this study shows meaningful differences between understanding a theory when it is appropriated by us and when it is not. The second result illustrates my process of appropriation of a theory and how central it became in the process of transforming my novice teaching practice. My contact with Vygotski’s Historical-Cultural Perspective allowed me to understand the complexity of the educational process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zakir, Maísa de Alcântara [UNESP]2014-06-11T19:24:58Z2014-06-11T19:24:58Z2008-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 f.application/pdfZAKIR, Maísa de Alcântara. Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática. 2008. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91275000548223zakir_ma_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91275Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática
title Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática
spellingShingle Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática
Zakir, Maísa de Alcântara [UNESP]
Ensino
Professores - Formação
Narrative inquiry
title_short Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática
title_full Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática
title_fullStr Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática
title_full_unstemmed Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática
title_sort Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática
author Zakir, Maísa de Alcântara [UNESP]
author_facet Zakir, Maísa de Alcântara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telles, João Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zakir, Maísa de Alcântara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Professores - Formação
Narrative inquiry
topic Ensino
Professores - Formação
Narrative inquiry
description Esta pesquisa trata de reflexões acerca da formação de alunos de Letras de uma universidade pública paulista e de meu primeiro ano de exercício profissional como professora de língua portuguesa em uma escola estadual. A partir da observação de minha prática de ensino, constatei que minha ação como professora era direcionada por vivências que havia tido como aluna e não por uma concepção de ensino que estivesse fundamentada teoricamente. Comecei, então, a questionar o fato de uma professora recém-formada ingressar no magistério sem ter uma fundamentação teórica consciente acerca do trabalho que desenvolveria com os alunos. Desta forma, decidi investigar como as dificuldades que tive ao ingressar no magistério eram também sentidas entre os alunos do quarto ano do curso de Letras que participaram da pesquisa. Por meio da análise do material produzido por eles (portfolios elaborados na disciplina Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Estágio Supervisionado) seria, então, possível ter uma percepção mais ampla de meu próprio processo de formação, uma vez que investigaria as questões que me afetavam como professora recém-formada. Assim, escrevendo textos de pesquisa a partir das narrativas dos participantes, conforme propõe a Pesquisa Narrativa (CLANDININ & CONNELLY, 2000), produzi sentidos sobre os excertos que tratavam das expectativas dos futuros professores acerca da profissão docente e da relação que eles estabeleciam ou não entre teoria e prática de ensino. Um resultado central deste estudo indica que há uma diferença significativa entre a compreensão de uma teoria quando dela nos apropriamos e quando essa apropriação não existe. Desta forma, narro como se deu o processo de apropriação de uma perspectiva teórica que se tornou essencial para compreender e pensar em transformar minha própria prática docente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-01
2014-06-11T19:24:58Z
2014-06-11T19:24:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZAKIR, Maísa de Alcântara. Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática. 2008. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91275
000548223
zakir_ma_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv ZAKIR, Maísa de Alcântara. Representações de professores de língua portuguesa em formação acerca da profissão docente: medicações entre a teoria e prática. 2008. 144 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000548223
zakir_ma_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128201078079488