Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143604 |
Resumo: | Introdução: Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas e artísticas na formação das crianças. No entanto, tais atividades ainda são tratadas como secundárias no contexto educacional. São muitas as causas que impõem às áreas tal condição, porém, as principais relacionam-se aos valores que norteiam a nossa sociedade, entre outros, a exacerbação da produção, da competição e do consumo, somado a isto, a formação cultural aligeirada, utilitarista e acrítica imposta às crianças brasileiras pelos sistemas educacionais. Objetivos: A equipe do projeto é composta por alunos do curso de Educação Física e Pedagogia e estabelece como principais objetivos: sensibilizar e instrumentalizar profissionais da educação e graduandos, para que saibam reconhecer e empregar tais atividades como recursos pedagógicos privilegiados para a formação global das crianças. Por outro lado, pretende colaborar para a melhoria da qualidade da prática pedagógica destinada aos alunos das instituições contempladas. Métodos: A equipe do projeto reúne-se semanalmente para planejar e confeccionar materiais que servem de suporte para a realização das ações. Enquanto os alunos das instituições participam das atividades propostas, os educadores de Educação Infantil observam, interagem e avaliam a atuação dos integrantes do projeto e o desempenho das crianças. Em outros momentos, encontros são promovidos, envolvendo a equipe do projeto e os educadores das instituições de ensino, para análise, discussão, estudo, vivências em oficinas, visando à ampliação do conhecimento nas áreas mencionadas e à tematização da prática educativa. Resultados: O projeto possibilita estudos, trocas de experiências e reflexões que contribuem no processo de formação inicial e continuada dos envolvidos. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido a motivação e o interesse demonstrado pelos participantes que estão comprometidos com a sua formação profissional. As experiências vivenciadas, também, fomentam a produção de pesquisas e conhecimentos, permitindo aos graduandos da UNESP a relação teoria e prática. |
id |
UNSP_5f7e897c11d12397ec405215f9e73841 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143604 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arteIntrodução: Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas e artísticas na formação das crianças. No entanto, tais atividades ainda são tratadas como secundárias no contexto educacional. São muitas as causas que impõem às áreas tal condição, porém, as principais relacionam-se aos valores que norteiam a nossa sociedade, entre outros, a exacerbação da produção, da competição e do consumo, somado a isto, a formação cultural aligeirada, utilitarista e acrítica imposta às crianças brasileiras pelos sistemas educacionais. Objetivos: A equipe do projeto é composta por alunos do curso de Educação Física e Pedagogia e estabelece como principais objetivos: sensibilizar e instrumentalizar profissionais da educação e graduandos, para que saibam reconhecer e empregar tais atividades como recursos pedagógicos privilegiados para a formação global das crianças. Por outro lado, pretende colaborar para a melhoria da qualidade da prática pedagógica destinada aos alunos das instituições contempladas. Métodos: A equipe do projeto reúne-se semanalmente para planejar e confeccionar materiais que servem de suporte para a realização das ações. Enquanto os alunos das instituições participam das atividades propostas, os educadores de Educação Infantil observam, interagem e avaliam a atuação dos integrantes do projeto e o desempenho das crianças. Em outros momentos, encontros são promovidos, envolvendo a equipe do projeto e os educadores das instituições de ensino, para análise, discussão, estudo, vivências em oficinas, visando à ampliação do conhecimento nas áreas mencionadas e à tematização da prática educativa. Resultados: O projeto possibilita estudos, trocas de experiências e reflexões que contribuem no processo de formação inicial e continuada dos envolvidos. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido a motivação e o interesse demonstrado pelos participantes que estão comprometidos com a sua formação profissional. As experiências vivenciadas, também, fomentam a produção de pesquisas e conhecimentos, permitindo aos graduandos da UNESP a relação teoria e prática.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Silva, José Ricardo da [UNESP]Andreani, Fabiana [UNESP]Teixeira, Débora Cristina Barbosa [UNESP]Silva, Luciana dos Santos [UNESP]Silva, Wellington Dantas da [UNESP]Chacon, Robson Castodi [UNESP]Soares, Cibele de Freitas [UNESP]Briza, Wellington da Silva [UNESP]Gama, Lucas Oliveira [UNESP]2016-09-01T13:58:13Z2016-09-01T13:58:13Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject056application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 056http://hdl.handle.net/11449/1436042005-056-lima.pdf7758444123838079PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:44:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143604Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:44:43.589783Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte |
title |
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte |
spellingShingle |
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte Lima, José Milton de [UNESP] |
title_short |
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte |
title_full |
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte |
title_fullStr |
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte |
title_full_unstemmed |
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte |
title_sort |
Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte |
author |
Lima, José Milton de [UNESP] |
author_facet |
Lima, José Milton de [UNESP] Silva, José Ricardo da [UNESP] Andreani, Fabiana [UNESP] Teixeira, Débora Cristina Barbosa [UNESP] Silva, Luciana dos Santos [UNESP] Silva, Wellington Dantas da [UNESP] Chacon, Robson Castodi [UNESP] Soares, Cibele de Freitas [UNESP] Briza, Wellington da Silva [UNESP] Gama, Lucas Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, José Ricardo da [UNESP] Andreani, Fabiana [UNESP] Teixeira, Débora Cristina Barbosa [UNESP] Silva, Luciana dos Santos [UNESP] Silva, Wellington Dantas da [UNESP] Chacon, Robson Castodi [UNESP] Soares, Cibele de Freitas [UNESP] Briza, Wellington da Silva [UNESP] Gama, Lucas Oliveira [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, José Milton de [UNESP] Silva, José Ricardo da [UNESP] Andreani, Fabiana [UNESP] Teixeira, Débora Cristina Barbosa [UNESP] Silva, Luciana dos Santos [UNESP] Silva, Wellington Dantas da [UNESP] Chacon, Robson Castodi [UNESP] Soares, Cibele de Freitas [UNESP] Briza, Wellington da Silva [UNESP] Gama, Lucas Oliveira [UNESP] |
description |
Introdução: Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas e artísticas na formação das crianças. No entanto, tais atividades ainda são tratadas como secundárias no contexto educacional. São muitas as causas que impõem às áreas tal condição, porém, as principais relacionam-se aos valores que norteiam a nossa sociedade, entre outros, a exacerbação da produção, da competição e do consumo, somado a isto, a formação cultural aligeirada, utilitarista e acrítica imposta às crianças brasileiras pelos sistemas educacionais. Objetivos: A equipe do projeto é composta por alunos do curso de Educação Física e Pedagogia e estabelece como principais objetivos: sensibilizar e instrumentalizar profissionais da educação e graduandos, para que saibam reconhecer e empregar tais atividades como recursos pedagógicos privilegiados para a formação global das crianças. Por outro lado, pretende colaborar para a melhoria da qualidade da prática pedagógica destinada aos alunos das instituições contempladas. Métodos: A equipe do projeto reúne-se semanalmente para planejar e confeccionar materiais que servem de suporte para a realização das ações. Enquanto os alunos das instituições participam das atividades propostas, os educadores de Educação Infantil observam, interagem e avaliam a atuação dos integrantes do projeto e o desempenho das crianças. Em outros momentos, encontros são promovidos, envolvendo a equipe do projeto e os educadores das instituições de ensino, para análise, discussão, estudo, vivências em oficinas, visando à ampliação do conhecimento nas áreas mencionadas e à tematização da prática educativa. Resultados: O projeto possibilita estudos, trocas de experiências e reflexões que contribuem no processo de formação inicial e continuada dos envolvidos. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido a motivação e o interesse demonstrado pelos participantes que estão comprometidos com a sua formação profissional. As experiências vivenciadas, também, fomentam a produção de pesquisas e conhecimentos, permitindo aos graduandos da UNESP a relação teoria e prática. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:13Z 2016-09-01T13:58:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 056 http://hdl.handle.net/11449/143604 2005-056-lima.pdf 7758444123838079 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143604 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 056 2005-056-lima.pdf 7758444123838079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
056 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129457393762304 |