Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, José Milton de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Silva, José Ricardo da [UNESP], Andreani, Fabiana [UNESP], Teixeira, Débora Cristina Barbosa [UNESP], Silva, Luciana dos Santos [UNESP], Silva, Wellington Dantas da [UNESP], Chacon, Robson Castodi [UNESP], Soares, Cibele de Freitas [UNESP], Briza, Wellington da Silva [UNESP], Gama, Lucas Oliveira [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/268
http://hdl.handle.net/11449/143333
Resumo: Introdução: Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas e artísticas na formação das crianças. No entanto, tais atividades ainda são tratadas como secundárias no contexto educacional. São muitas as causas que impõem às áreas tal condição, porém, as principais relacionam-se aos valores que norteiam a nossa sociedade, entre outros, a exacerbação da produção, da competição e do consumo, somado a isto, a formação cultural aligeirada, utilitarista e acrítica imposta às crianças brasileiras pelos sistemas educacionais. Objetivos: A equipe do projeto é composta por alunos do curso de Educação Física e Pedagogia e estabelece como principais objetivos: sensibilizar e instrumentalizar profissionais da educação e graduandos, para que saibam reconhecer e empregar tais atividades como recursos pedagógicos privilegiados para a formação global das crianças. Por outro lado, pretende colaborar para a melhoria da qualidade da prática pedagógica destinada aos alunos das instituições contempladas. Métodos: A equipe do projeto reúne-se semanalmente para planejar e confeccionar materiais que servem de suporte para a realização das ações. Enquanto os alunos das instituições participam das atividades propostas, os educadores de Educação Infantil observam, interagem e avaliam a atuação dos integrantes do projeto e o desempenho das crianças. Em outros momentos, encontros são promovidos, envolvendo a equipe do projeto e os educadores das instituições de ensino, para análise, discussão, estudo, vivências em oficinas, visando à ampliação do conhecimento nas áreas mencionadas e à tematização da prática educativa. Resultados: O projeto possibilita estudos, trocas de experiências e reflexões que contribuem no processo de formação inicial e continuada dos envolvidos. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido a motivação e o interesse demonstrado pelos participantes que estão comprometidos com a sua formação profissional. As experiências vivenciadas, também, fomentam a produção de pesquisas e conhecimentos, permitindo aos graduandos da UNESP a relação teoria e prática.
id UNSP_cef9b1e98d9354437da0f47308b88367
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143333
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arteHumanasEducaçãoIntrodução: Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas e artísticas na formação das crianças. No entanto, tais atividades ainda são tratadas como secundárias no contexto educacional. São muitas as causas que impõem às áreas tal condição, porém, as principais relacionam-se aos valores que norteiam a nossa sociedade, entre outros, a exacerbação da produção, da competição e do consumo, somado a isto, a formação cultural aligeirada, utilitarista e acrítica imposta às crianças brasileiras pelos sistemas educacionais. Objetivos: A equipe do projeto é composta por alunos do curso de Educação Física e Pedagogia e estabelece como principais objetivos: sensibilizar e instrumentalizar profissionais da educação e graduandos, para que saibam reconhecer e empregar tais atividades como recursos pedagógicos privilegiados para a formação global das crianças. Por outro lado, pretende colaborar para a melhoria da qualidade da prática pedagógica destinada aos alunos das instituições contempladas. Métodos: A equipe do projeto reúne-se semanalmente para planejar e confeccionar materiais que servem de suporte para a realização das ações. Enquanto os alunos das instituições participam das atividades propostas, os educadores de Educação Infantil observam, interagem e avaliam a atuação dos integrantes do projeto e o desempenho das crianças. Em outros momentos, encontros são promovidos, envolvendo a equipe do projeto e os educadores das instituições de ensino, para análise, discussão, estudo, vivências em oficinas, visando à ampliação do conhecimento nas áreas mencionadas e à tematização da prática educativa. Resultados: O projeto possibilita estudos, trocas de experiências e reflexões que contribuem no processo de formação inicial e continuada dos envolvidos. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido a motivação e o interesse demonstrado pelos participantes que estão comprometidos com a sua formação profissional. As experiências vivenciadas, também, fomentam a produção de pesquisas e conhecimentos, permitindo aos graduandos da UNESP a relação teoria e prática.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, José Milton de [UNESP]Silva, José Ricardo da [UNESP]Andreani, Fabiana [UNESP]Teixeira, Débora Cristina Barbosa [UNESP]Silva, Luciana dos Santos [UNESP]Silva, Wellington Dantas da [UNESP]Chacon, Robson Castodi [UNESP]Soares, Cibele de Freitas [UNESP]Briza, Wellington da Silva [UNESP]Gama, Lucas Oliveira [UNESP]2016-08-24T12:44:13Z2016-08-24T12:44:13Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject59-60application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/268Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 59-60, 2006.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143333ISSN1679-4605-2006-02-59-60.pdf7758444123838079PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T15:43:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143333Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:56:26.913583Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
title Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
spellingShingle Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
Lima, José Milton de [UNESP]
Humanas
Educação
title_short Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
title_full Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
title_fullStr Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
title_full_unstemmed Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
title_sort Andarilho da alegria: uma proposta de formação inicial e continuada em jogo e arte
author Lima, José Milton de [UNESP]
author_facet Lima, José Milton de [UNESP]
Silva, José Ricardo da [UNESP]
Andreani, Fabiana [UNESP]
Teixeira, Débora Cristina Barbosa [UNESP]
Silva, Luciana dos Santos [UNESP]
Silva, Wellington Dantas da [UNESP]
Chacon, Robson Castodi [UNESP]
Soares, Cibele de Freitas [UNESP]
Briza, Wellington da Silva [UNESP]
Gama, Lucas Oliveira [UNESP]
author_role author
author2 Silva, José Ricardo da [UNESP]
Andreani, Fabiana [UNESP]
Teixeira, Débora Cristina Barbosa [UNESP]
Silva, Luciana dos Santos [UNESP]
Silva, Wellington Dantas da [UNESP]
Chacon, Robson Castodi [UNESP]
Soares, Cibele de Freitas [UNESP]
Briza, Wellington da Silva [UNESP]
Gama, Lucas Oliveira [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, José Milton de [UNESP]
Silva, José Ricardo da [UNESP]
Andreani, Fabiana [UNESP]
Teixeira, Débora Cristina Barbosa [UNESP]
Silva, Luciana dos Santos [UNESP]
Silva, Wellington Dantas da [UNESP]
Chacon, Robson Castodi [UNESP]
Soares, Cibele de Freitas [UNESP]
Briza, Wellington da Silva [UNESP]
Gama, Lucas Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Humanas
Educação
topic Humanas
Educação
description Introdução: Estudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas e artísticas na formação das crianças. No entanto, tais atividades ainda são tratadas como secundárias no contexto educacional. São muitas as causas que impõem às áreas tal condição, porém, as principais relacionam-se aos valores que norteiam a nossa sociedade, entre outros, a exacerbação da produção, da competição e do consumo, somado a isto, a formação cultural aligeirada, utilitarista e acrítica imposta às crianças brasileiras pelos sistemas educacionais. Objetivos: A equipe do projeto é composta por alunos do curso de Educação Física e Pedagogia e estabelece como principais objetivos: sensibilizar e instrumentalizar profissionais da educação e graduandos, para que saibam reconhecer e empregar tais atividades como recursos pedagógicos privilegiados para a formação global das crianças. Por outro lado, pretende colaborar para a melhoria da qualidade da prática pedagógica destinada aos alunos das instituições contempladas. Métodos: A equipe do projeto reúne-se semanalmente para planejar e confeccionar materiais que servem de suporte para a realização das ações. Enquanto os alunos das instituições participam das atividades propostas, os educadores de Educação Infantil observam, interagem e avaliam a atuação dos integrantes do projeto e o desempenho das crianças. Em outros momentos, encontros são promovidos, envolvendo a equipe do projeto e os educadores das instituições de ensino, para análise, discussão, estudo, vivências em oficinas, visando à ampliação do conhecimento nas áreas mencionadas e à tematização da prática educativa. Resultados: O projeto possibilita estudos, trocas de experiências e reflexões que contribuem no processo de formação inicial e continuada dos envolvidos. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido a motivação e o interesse demonstrado pelos participantes que estão comprometidos com a sua formação profissional. As experiências vivenciadas, também, fomentam a produção de pesquisas e conhecimentos, permitindo aos graduandos da UNESP a relação teoria e prática.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-08-24T12:44:13Z
2016-08-24T12:44:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/268
Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 59-60, 2006.
1679-4605
http://hdl.handle.net/11449/143333
ISSN1679-4605-2006-02-59-60.pdf
7758444123838079
url http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/268
http://hdl.handle.net/11449/143333
identifier_str_mv Revista Ciência em Extensão, v. 2, suplemento, p. 59-60, 2006.
1679-4605
ISSN1679-4605-2006-02-59-60.pdf
7758444123838079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Ciência em Extensão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59-60
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128724125614080