Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Ri, Carla Signori
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/250807
Resumo: O presente trabalho se desenvolveu a partir do propósito de identificar quaissão as ideias de um grupo de professores de ciências acerca do ensino de conteúdos de Física para os anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho traz considerações sobre o ensino de ciências, passando pelas proposições da documentação oficial para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, além do papel do professor no ensino de Ciências. Este trabalho foi realizado com professores de Ciências da Natureza de escolas públicas da cidade de São Carlos – SP. Com bases em uma pesquisa qualitativa, foram aplicados questionários para levantamento inicial de dados, e realizaram-se entrevistas semiestruturadas com professores selecionados a partir do questionário. Os dados foram analisados por meio das quatro bases da análise de conteúdo. Analisados os dados, foi entendido que os professores de ciências se envolvem pouco com a busca pelo ensino dos conteúdos de Física, pois sentem que não podem desenvolver uma aula exploratória, com aprofundamento nos temas por não possuírem formação acadêmica adequada para fazê-lo, bem como apontam a dificuldade dos alunos com os conhecimentos prévios necessários para trabalhar esses conteúdos
id UNSP_5ff2d2edcc2995ec04dd7c8bef3f99b6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250807
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciênciaPhysics content in science classes in the final years of elementary education: investigating the ideas of a group of science teatchersFísicaCiências - EnsinoEnsino FundamentalPhysicalSciences - TeachingElementary schoolO presente trabalho se desenvolveu a partir do propósito de identificar quaissão as ideias de um grupo de professores de ciências acerca do ensino de conteúdos de Física para os anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho traz considerações sobre o ensino de ciências, passando pelas proposições da documentação oficial para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, além do papel do professor no ensino de Ciências. Este trabalho foi realizado com professores de Ciências da Natureza de escolas públicas da cidade de São Carlos – SP. Com bases em uma pesquisa qualitativa, foram aplicados questionários para levantamento inicial de dados, e realizaram-se entrevistas semiestruturadas com professores selecionados a partir do questionário. Os dados foram analisados por meio das quatro bases da análise de conteúdo. Analisados os dados, foi entendido que os professores de ciências se envolvem pouco com a busca pelo ensino dos conteúdos de Física, pois sentem que não podem desenvolver uma aula exploratória, com aprofundamento nos temas por não possuírem formação acadêmica adequada para fazê-lo, bem como apontam a dificuldade dos alunos com os conhecimentos prévios necessários para trabalhar esses conteúdosThe present work was developed from the purpose of identifying what are the ideas of a group of science teachers about the teaching of physics content for the final years of elementary school. The work brings considerations about science teaching, going through the propositions of the official documentation for Science Teaching in Elementary School, in addition to the teacher's role in Science teaching. This work was carried out with teachers of Natural Sciences from public schools in the city of São Carlos - SP. Based on a qualitative research, questionnaires were applied for initial data collection, and semi-structured interviews were carried out with teachers selected from the questionnaire. Data were analyzed using the four bases of content analysis. After analyzing the data, it was understood that science teachers are little involved in the search for teaching physics content, as they feel that they cannot develop an exploratory class, with a deepening of the themes because they do not have adequate academic training to do so, as well as as they point out the difficulty of students with the prior knowledge necessary to work on these contentsNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]Dal Ri, Carla Signori2023-10-02T12:36:11Z2023-10-02T12:36:11Z2015-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/250807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-25T06:11:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250807Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:39:13.268061Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência
Physics content in science classes in the final years of elementary education: investigating the ideas of a group of science teatchers
title Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência
spellingShingle Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência
Dal Ri, Carla Signori
Física
Ciências - Ensino
Ensino Fundamental
Physical
Sciences - Teaching
Elementary school
title_short Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência
title_full Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência
title_fullStr Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência
title_full_unstemmed Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência
title_sort Conteúdos de física nas aulas de ciências dos anos finais do ensino fundamental: ivestigando ideias de um grupo de professores de ciência
author Dal Ri, Carla Signori
author_facet Dal Ri, Carla Signori
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Dal Ri, Carla Signori
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ciências - Ensino
Ensino Fundamental
Physical
Sciences - Teaching
Elementary school
topic Física
Ciências - Ensino
Ensino Fundamental
Physical
Sciences - Teaching
Elementary school
description O presente trabalho se desenvolveu a partir do propósito de identificar quaissão as ideias de um grupo de professores de ciências acerca do ensino de conteúdos de Física para os anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho traz considerações sobre o ensino de ciências, passando pelas proposições da documentação oficial para o Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, além do papel do professor no ensino de Ciências. Este trabalho foi realizado com professores de Ciências da Natureza de escolas públicas da cidade de São Carlos – SP. Com bases em uma pesquisa qualitativa, foram aplicados questionários para levantamento inicial de dados, e realizaram-se entrevistas semiestruturadas com professores selecionados a partir do questionário. Os dados foram analisados por meio das quatro bases da análise de conteúdo. Analisados os dados, foi entendido que os professores de ciências se envolvem pouco com a busca pelo ensino dos conteúdos de Física, pois sentem que não podem desenvolver uma aula exploratória, com aprofundamento nos temas por não possuírem formação acadêmica adequada para fazê-lo, bem como apontam a dificuldade dos alunos com os conhecimentos prévios necessários para trabalhar esses conteúdos
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-23
2023-10-02T12:36:11Z
2023-10-02T12:36:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/250807
url https://hdl.handle.net/11449/250807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128960885686272