Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92293 |
Resumo: | Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa Educação e Infância, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, tem como objetivo descrever a presença de materiais de leitura no âmbito familiar, as concepções que esses familiares têm sobre ‘ser leitor’, bem como a mediação de leitura que acontece (ou não) neste espaço. Esta pesquisa surgiu em razão da inquietação causada ao analisar um contexto em que os resultados do Brasil nos estudos de avaliação internacionais e nacionais mostram a presença de baixos níveis de letramento em leitura, suscitando a discussão sobre a importância do mediador na formação dos leitores, tendo como pressuposto a afirmativa de que a família deve ser a primeira mediadora de leitura, pois é o primeiro elo da criança com o mundo. Assim, esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o estudo de caso como método para investigar a participação da família na formação de leitores. Dessa forma, foram realizadas dezesseis entrevistas a responsáveis (pais, mães e avós) de alunos de duas salas de aulas de 4as séries do Ensino Fundamental de duas escolas de... |
id |
UNSP_602b653047dd40dbe521aa1817b2b509 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92293 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SPEducaçãoLeituraFamíliaReadingMediationFamilyReaders’ formationEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Educação e Infância, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, tem como objetivo descrever a presença de materiais de leitura no âmbito familiar, as concepções que esses familiares têm sobre ‘ser leitor’, bem como a mediação de leitura que acontece (ou não) neste espaço. Esta pesquisa surgiu em razão da inquietação causada ao analisar um contexto em que os resultados do Brasil nos estudos de avaliação internacionais e nacionais mostram a presença de baixos níveis de letramento em leitura, suscitando a discussão sobre a importância do mediador na formação dos leitores, tendo como pressuposto a afirmativa de que a família deve ser a primeira mediadora de leitura, pois é o primeiro elo da criança com o mundo. Assim, esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o estudo de caso como método para investigar a participação da família na formação de leitores. Dessa forma, foram realizadas dezesseis entrevistas a responsáveis (pais, mães e avós) de alunos de duas salas de aulas de 4as séries do Ensino Fundamental de duas escolas de...This paper is connected to Education and Childhood research line which is part of the Post Graduation Program of Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP. The aim of this study is to describe the presence of reading material among children’s family, and the conception these families have concerning “reader”. Besides, it also describes how reading mediation occurs (or not) among such families. The present study originates due to the researcher questions about the results presented by Brazilian students in national and international evaluations. According to these evaluations, Brazil has low literacy in reading, what drives to the discussion about the importance of mediator in readers’ formation. It is believed that family should be the first mediator in reading process, once it is the first connection between child and the world. Thus, this qualitative research involves the case study in order to investigate family participation in readers’ formation. Sixteen students’ family members (parents and grandparents) were interviewed. Those students are from two different 4th grade classes of Basic School from... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Revoredo, Mariana [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2010-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f. : il.application/pdfREVOREDO, Mariana. Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92293000628066revoredo_m_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92293Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:30:25.389816Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP |
title |
Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP |
spellingShingle |
Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP Revoredo, Mariana [UNESP] Educação Leitura Família Reading Mediation Family Readers’ formation |
title_short |
Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP |
title_full |
Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP |
title_fullStr |
Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP |
title_full_unstemmed |
Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP |
title_sort |
Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP |
author |
Revoredo, Mariana [UNESP] |
author_facet |
Revoredo, Mariana [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Renata Junqueira de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Revoredo, Mariana [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Leitura Família Reading Mediation Family Readers’ formation |
topic |
Educação Leitura Família Reading Mediation Family Readers’ formation |
description |
Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa Educação e Infância, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, tem como objetivo descrever a presença de materiais de leitura no âmbito familiar, as concepções que esses familiares têm sobre ‘ser leitor’, bem como a mediação de leitura que acontece (ou não) neste espaço. Esta pesquisa surgiu em razão da inquietação causada ao analisar um contexto em que os resultados do Brasil nos estudos de avaliação internacionais e nacionais mostram a presença de baixos níveis de letramento em leitura, suscitando a discussão sobre a importância do mediador na formação dos leitores, tendo como pressuposto a afirmativa de que a família deve ser a primeira mediadora de leitura, pois é o primeiro elo da criança com o mundo. Assim, esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o estudo de caso como método para investigar a participação da família na formação de leitores. Dessa forma, foram realizadas dezesseis entrevistas a responsáveis (pais, mães e avós) de alunos de duas salas de aulas de 4as séries do Ensino Fundamental de duas escolas de... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-25 2014-06-11T19:25:58Z 2014-06-11T19:25:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REVOREDO, Mariana. Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/11449/92293 000628066 revoredo_m_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
identifier_str_mv |
REVOREDO, Mariana. Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. 000628066 revoredo_m_me_prud.pdf 33004129044P6 9778200016779533 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92293 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
100 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129433527123968 |