Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Revoredo, Mariana [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92293
Resumo: Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa Educação e Infância, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, tem como objetivo descrever a presença de materiais de leitura no âmbito familiar, as concepções que esses familiares têm sobre ‘ser leitor’, bem como a mediação de leitura que acontece (ou não) neste espaço. Esta pesquisa surgiu em razão da inquietação causada ao analisar um contexto em que os resultados do Brasil nos estudos de avaliação internacionais e nacionais mostram a presença de baixos níveis de letramento em leitura, suscitando a discussão sobre a importância do mediador na formação dos leitores, tendo como pressuposto a afirmativa de que a família deve ser a primeira mediadora de leitura, pois é o primeiro elo da criança com o mundo. Assim, esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o estudo de caso como método para investigar a participação da família na formação de leitores. Dessa forma, foram realizadas dezesseis entrevistas a responsáveis (pais, mães e avós) de alunos de duas salas de aulas de 4as séries do Ensino Fundamental de duas escolas de...
id UNSP_602b653047dd40dbe521aa1817b2b509
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92293
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SPEducaçãoLeituraFamíliaReadingMediationFamilyReaders’ formationEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Educação e Infância, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, tem como objetivo descrever a presença de materiais de leitura no âmbito familiar, as concepções que esses familiares têm sobre ‘ser leitor’, bem como a mediação de leitura que acontece (ou não) neste espaço. Esta pesquisa surgiu em razão da inquietação causada ao analisar um contexto em que os resultados do Brasil nos estudos de avaliação internacionais e nacionais mostram a presença de baixos níveis de letramento em leitura, suscitando a discussão sobre a importância do mediador na formação dos leitores, tendo como pressuposto a afirmativa de que a família deve ser a primeira mediadora de leitura, pois é o primeiro elo da criança com o mundo. Assim, esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o estudo de caso como método para investigar a participação da família na formação de leitores. Dessa forma, foram realizadas dezesseis entrevistas a responsáveis (pais, mães e avós) de alunos de duas salas de aulas de 4as séries do Ensino Fundamental de duas escolas de...This paper is connected to Education and Childhood research line which is part of the Post Graduation Program of Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP. The aim of this study is to describe the presence of reading material among children’s family, and the conception these families have concerning “reader”. Besides, it also describes how reading mediation occurs (or not) among such families. The present study originates due to the researcher questions about the results presented by Brazilian students in national and international evaluations. According to these evaluations, Brazil has low literacy in reading, what drives to the discussion about the importance of mediator in readers’ formation. It is believed that family should be the first mediator in reading process, once it is the first connection between child and the world. Thus, this qualitative research involves the case study in order to investigate family participation in readers’ formation. Sixteen students’ family members (parents and grandparents) were interviewed. Those students are from two different 4th grade classes of Basic School from... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Renata Junqueira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Revoredo, Mariana [UNESP]2014-06-11T19:25:58Z2014-06-11T19:25:58Z2010-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis100 f. : il.application/pdfREVOREDO, Mariana. Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92293000628066revoredo_m_me_prud.pdf33004129044P69778200016779533Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92293Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:30:25.389816Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP
title Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP
spellingShingle Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP
Revoredo, Mariana [UNESP]
Educação
Leitura
Família
Reading
Mediation
Family
Readers’ formation
title_short Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP
title_full Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP
title_fullStr Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP
title_full_unstemmed Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP
title_sort Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP
author Revoredo, Mariana [UNESP]
author_facet Revoredo, Mariana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Renata Junqueira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Revoredo, Mariana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Leitura
Família
Reading
Mediation
Family
Readers’ formation
topic Educação
Leitura
Família
Reading
Mediation
Family
Readers’ formation
description Este trabalho, vinculado à linha de pesquisa Educação e Infância, do Programa de Pósgraduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, tem como objetivo descrever a presença de materiais de leitura no âmbito familiar, as concepções que esses familiares têm sobre ‘ser leitor’, bem como a mediação de leitura que acontece (ou não) neste espaço. Esta pesquisa surgiu em razão da inquietação causada ao analisar um contexto em que os resultados do Brasil nos estudos de avaliação internacionais e nacionais mostram a presença de baixos níveis de letramento em leitura, suscitando a discussão sobre a importância do mediador na formação dos leitores, tendo como pressuposto a afirmativa de que a família deve ser a primeira mediadora de leitura, pois é o primeiro elo da criança com o mundo. Assim, esta pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o estudo de caso como método para investigar a participação da família na formação de leitores. Dessa forma, foram realizadas dezesseis entrevistas a responsáveis (pais, mães e avós) de alunos de duas salas de aulas de 4as séries do Ensino Fundamental de duas escolas de...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-25
2014-06-11T19:25:58Z
2014-06-11T19:25:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REVOREDO, Mariana. Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92293
000628066
revoredo_m_me_prud.pdf
33004129044P6
9778200016779533
identifier_str_mv REVOREDO, Mariana. Mediadores de leitura: a participação da família na formação de leitores – um estudo de caso em Presidente Prudente/SP. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
000628066
revoredo_m_me_prud.pdf
33004129044P6
9778200016779533
url http://hdl.handle.net/11449/92293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129433527123968