A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Lílian de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120576
Resumo: This research was aimed to discuss the prospect constructivist education. This study was based on a survey literature and an investigation of teaching practices performed the daily routine of a classroom in the first years of elementary school a bilingual private school in Bauru - SP. For development of empirical research was adopted as a tool for collecting observation data. Then the results were analyzed the light of constructivist theory. Through this work we could confirm that observed in the classroom teaching practice-based perspective constructivist happens successfully. Many important elements of constructivist perspective, such as planning lessons, adoption collaborative teaching strategies and investment relations Interpersonal are satisfactorily achieved by teachers who, overall, considering the students' prior knowledge, establish strategies that foster learning, value the interpersonal relationships with group work and guided by the collaboration in the mediation of teacher education process. Therefore, the practice teaching does not happen spontaneously or empirical, critical often attributed to constructivism nowadays.
id UNSP_604b3f21ebc2dd9ad2b7bdfa0d0098a8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120576
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulistaConstrutivismo (Educação)Bauru - EscolasEnsinoAprendizagemConstructivismTeaching practiceTeaching and learningThis research was aimed to discuss the prospect constructivist education. This study was based on a survey literature and an investigation of teaching practices performed the daily routine of a classroom in the first years of elementary school a bilingual private school in Bauru - SP. For development of empirical research was adopted as a tool for collecting observation data. Then the results were analyzed the light of constructivist theory. Through this work we could confirm that observed in the classroom teaching practice-based perspective constructivist happens successfully. Many important elements of constructivist perspective, such as planning lessons, adoption collaborative teaching strategies and investment relations Interpersonal are satisfactorily achieved by teachers who, overall, considering the students' prior knowledge, establish strategies that foster learning, value the interpersonal relationships with group work and guided by the collaboration in the mediation of teacher education process. Therefore, the practice teaching does not happen spontaneously or empirical, critical often attributed to constructivism nowadays.Esta pesquisa teve como objetivo a discussão sobre a perspectiva construtivista na educação. Este estudo apoiou-se em uma pesquisa bibliográfica e em uma investigação das práticas pedagógicas realizadas no cotidiano de uma sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola particular bilíngue do município de Bauru - SP. Para o desenvolvimento da pesquisa empírica adotou-se como instrumento de coleta de dados a observação. Em seguida, os resultados obtidos foram analisados à luz da teoria construtivista. Por meio deste trabalho pode-se constatar que na sala de aula observada a prática pedagógica baseada na perspectiva construtivista acontece com sucesso. Muitos elementos importantes da perspectiva construtivista, tais como o planejamento das aulas, a adoção de estratégias pedagógicas colaborativas e os investimentos nas relações interpessoais são realizados de forma satisfatória pelos professores que, de forma geral, consideram os conhecimentos prévios dos alunos, estabelecem estratégias que favorecem a aprendizagem, valorizam as relações interpessoais com trabalhos em grupo pautados na colaboração e na mediação do professor do processo de ensino. Portanto, a prática pedagógica não acontece de modo espontaneísta ou empirista, crítica frequentemente atribuída ao construtivismo na atualidadeUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pimenta, Lílian de Lima [UNESP]2015-03-23T15:27:32Z2015-03-23T15:27:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPIMENTA, Lílian de Lima. A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.http://hdl.handle.net/11449/120576000634691pimenta_ll_tcc_bauru.pdf2394025583164116Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120576Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:22:35.094052Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista
title A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista
spellingShingle A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista
Pimenta, Lílian de Lima [UNESP]
Construtivismo (Educação)
Bauru - Escolas
Ensino
Aprendizagem
Constructivism
Teaching practice
Teaching and learning
title_short A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista
title_full A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista
title_fullStr A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista
title_full_unstemmed A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista
title_sort A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista
author Pimenta, Lílian de Lima [UNESP]
author_facet Pimenta, Lílian de Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Lílian de Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Construtivismo (Educação)
Bauru - Escolas
Ensino
Aprendizagem
Constructivism
Teaching practice
Teaching and learning
topic Construtivismo (Educação)
Bauru - Escolas
Ensino
Aprendizagem
Constructivism
Teaching practice
Teaching and learning
description This research was aimed to discuss the prospect constructivist education. This study was based on a survey literature and an investigation of teaching practices performed the daily routine of a classroom in the first years of elementary school a bilingual private school in Bauru - SP. For development of empirical research was adopted as a tool for collecting observation data. Then the results were analyzed the light of constructivist theory. Through this work we could confirm that observed in the classroom teaching practice-based perspective constructivist happens successfully. Many important elements of constructivist perspective, such as planning lessons, adoption collaborative teaching strategies and investment relations Interpersonal are satisfactorily achieved by teachers who, overall, considering the students' prior knowledge, establish strategies that foster learning, value the interpersonal relationships with group work and guided by the collaboration in the mediation of teacher education process. Therefore, the practice teaching does not happen spontaneously or empirical, critical often attributed to constructivism nowadays.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:27:32Z
2015-03-23T15:27:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIMENTA, Lílian de Lima. A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/120576
000634691
pimenta_ll_tcc_bauru.pdf
2394025583164116
identifier_str_mv PIMENTA, Lílian de Lima. A perspectiva construtivista nos anos iniciais do ensino fundamental: estudo de caso de uma escola do interior paulista. 2010. . Trabalho de conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
000634691
pimenta_ll_tcc_bauru.pdf
2394025583164116
url http://hdl.handle.net/11449/120576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129314954149888