A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Isabel Augusta Fogaça de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/158312
Resumo: A deficiência intelectual (DI) é um conceito construído pela sociedade diante de seus valores histórico-sociais. Em consequência, a inclusão da pessoa com DI é algo que está sendo estruturado cotidianamente e as interpretações sobre o que é inclusão variam de acordo com a cultura e com o contexto social. Neste cenário, as leis e os decretos brasileiros modificam-se para que o direito de acesso à escola seja comum a todos os seres humanos, porém, sabe-se que são necessárias políticas públicas para que a legislação seja efetiva diante dos desafios do modelo arcaico escolar. O principal objetivo deste trabalho é investigar a produção científica e/ou acadêmica sobre inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ensino regular, tendo como metodologia o Estado da Arte ou do Conhecimento nas pesquisas apresentadas na Plataforma SCIELO e LILACS entre 1994 e 2017, utilizando os seguintes descritores: inclusão da pessoa com deficiência intelectual, inclusão do aluno com deficiência intelectual, deficiência intelectual e inclusão, deficiência intelectual na escola. Por meio dos trabalhos encontrados, foi possível identificar que cinco pilares são necessários para sustentar e efetivar a inclusão do aluno com DI, a reestruturação da escola, a capacitação dos professores, o apoio teórico das universidades, a elaboração de políticas públicas e o trabalho pedagógico inovador.
id UNSP_608caeea0b6013eef9a3626e9f22176f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/158312
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisasThe inclusion of students with intellectual disabilities in the regular educational system: What the research showsInclusão educacionalDeficiência IntelectualEscola regularEstado da arteEducational InclusionIntellectual DisabilityRegular SchoolState of ArtA deficiência intelectual (DI) é um conceito construído pela sociedade diante de seus valores histórico-sociais. Em consequência, a inclusão da pessoa com DI é algo que está sendo estruturado cotidianamente e as interpretações sobre o que é inclusão variam de acordo com a cultura e com o contexto social. Neste cenário, as leis e os decretos brasileiros modificam-se para que o direito de acesso à escola seja comum a todos os seres humanos, porém, sabe-se que são necessárias políticas públicas para que a legislação seja efetiva diante dos desafios do modelo arcaico escolar. O principal objetivo deste trabalho é investigar a produção científica e/ou acadêmica sobre inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ensino regular, tendo como metodologia o Estado da Arte ou do Conhecimento nas pesquisas apresentadas na Plataforma SCIELO e LILACS entre 1994 e 2017, utilizando os seguintes descritores: inclusão da pessoa com deficiência intelectual, inclusão do aluno com deficiência intelectual, deficiência intelectual e inclusão, deficiência intelectual na escola. Por meio dos trabalhos encontrados, foi possível identificar que cinco pilares são necessários para sustentar e efetivar a inclusão do aluno com DI, a reestruturação da escola, a capacitação dos professores, o apoio teórico das universidades, a elaboração de políticas públicas e o trabalho pedagógico inovador.The intellectual disability is a concept built for society in view of their historical-social values. As a consequence, the inclusion of the person with ID is something that is being structured daily, and the interpretations about what is included vary according to the culture and the social context. In this scenario, Brazilian laws and decrees are modified so that the right of access to the school is common to all human beings, but it is known that public policies are necessary to make legislation effective in the face of the challenges of the archaic model school. The main objective of this work is to investigate the scientific and / or academic production on the inclusion of people with intellectual disabilities in regular education using as methodology the State of Art or Knowledge in the research presented in the SCIELO and LILACS Platform between 1994 and 2017, using the following descriptors: inclusion of the person with intellectual disability, inclusion of the student with intellectual disability, intellectual disability and inclusion, intellectual disability in school. Through the works found, it was possible to identify that five pillars are necessary to sustain and to effect the inclusion of the student with ID, the restructuring of the school, the training of the teachers, theoretical support of the universities, elaboration of public policies and innovative pedagogical work.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gracioli, Maria Madalena [UNESP]Gimenes, Priscila Alvarenga CardosoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Isabel Augusta Fogaça de2018-11-21T14:54:52Z2018-11-21T14:54:52Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15831200091015433004072069P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:06:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/158312Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:20:59.154379Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisas
The inclusion of students with intellectual disabilities in the regular educational system: What the research shows
title A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisas
spellingShingle A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisas
Almeida, Isabel Augusta Fogaça de
Inclusão educacional
Deficiência Intelectual
Escola regular
Estado da arte
Educational Inclusion
Intellectual Disability
Regular School
State of Art
title_short A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisas
title_full A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisas
title_fullStr A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisas
title_full_unstemmed A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisas
title_sort A inclusão do aluno com deficiência intelectual na rede regular de ensino: o que mostram as pesquisas
author Almeida, Isabel Augusta Fogaça de
author_facet Almeida, Isabel Augusta Fogaça de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gracioli, Maria Madalena [UNESP]
Gimenes, Priscila Alvarenga Cardoso
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Isabel Augusta Fogaça de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão educacional
Deficiência Intelectual
Escola regular
Estado da arte
Educational Inclusion
Intellectual Disability
Regular School
State of Art
topic Inclusão educacional
Deficiência Intelectual
Escola regular
Estado da arte
Educational Inclusion
Intellectual Disability
Regular School
State of Art
description A deficiência intelectual (DI) é um conceito construído pela sociedade diante de seus valores histórico-sociais. Em consequência, a inclusão da pessoa com DI é algo que está sendo estruturado cotidianamente e as interpretações sobre o que é inclusão variam de acordo com a cultura e com o contexto social. Neste cenário, as leis e os decretos brasileiros modificam-se para que o direito de acesso à escola seja comum a todos os seres humanos, porém, sabe-se que são necessárias políticas públicas para que a legislação seja efetiva diante dos desafios do modelo arcaico escolar. O principal objetivo deste trabalho é investigar a produção científica e/ou acadêmica sobre inclusão de pessoas com deficiência intelectual no ensino regular, tendo como metodologia o Estado da Arte ou do Conhecimento nas pesquisas apresentadas na Plataforma SCIELO e LILACS entre 1994 e 2017, utilizando os seguintes descritores: inclusão da pessoa com deficiência intelectual, inclusão do aluno com deficiência intelectual, deficiência intelectual e inclusão, deficiência intelectual na escola. Por meio dos trabalhos encontrados, foi possível identificar que cinco pilares são necessários para sustentar e efetivar a inclusão do aluno com DI, a reestruturação da escola, a capacitação dos professores, o apoio teórico das universidades, a elaboração de políticas públicas e o trabalho pedagógico inovador.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-21T14:54:52Z
2018-11-21T14:54:52Z
2018-08-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/158312
000910154
33004072069P5
url http://hdl.handle.net/11449/158312
identifier_str_mv 000910154
33004072069P5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128500565016576