Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Gilberto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Paulo, Rosa Monteiro [UNESP], Allevato, Norma Suely Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/127520
Resumo: This paper presents an alternative way of working with the theme of symmetry in the elementary school classroom. The proposal is based on qualitative research developed in the Professional Masters degree program in Science and Mathematics Teaching. We conducted field-work consisting of applying a sequence of activities for students in the seventh grade. The sequence was developed from the perspective of mathematics teaching using problem solving, taking into consideration aspects relevant to the study of geometry, such as intuition and visualization. In carrying out the activities, the dialogues between students and teacher were recorded and later transcribed. For data analysis we used the procedures of phenomenology. When interpreting the data, we observed that the teaching of symmetry using problem-solving enhances learning. We also found that, in an investigative environment, students are able to identify properties, argue about the geometric characteristics, and justify their opinions.
id UNSP_608ecaf695039261ba8ba38f7d590b6e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/127520
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aulaSymmetry in elementary school through problem solving: possibilities for the classroomMathematics educationProblem solvingGeometry teachingSymmetry teachingEducação matemáticaResolução de problemasEnsino de geometriaEnsino de simetriaThis paper presents an alternative way of working with the theme of symmetry in the elementary school classroom. The proposal is based on qualitative research developed in the Professional Masters degree program in Science and Mathematics Teaching. We conducted field-work consisting of applying a sequence of activities for students in the seventh grade. The sequence was developed from the perspective of mathematics teaching using problem solving, taking into consideration aspects relevant to the study of geometry, such as intuition and visualization. In carrying out the activities, the dialogues between students and teacher were recorded and later transcribed. For data analysis we used the procedures of phenomenology. When interpreting the data, we observed that the teaching of symmetry using problem-solving enhances learning. We also found that, in an investigative environment, students are able to identify properties, argue about the geometric characteristics, and justify their opinions.Este artigo tem como objetivo apresentar uma possibilidade de trabalho com o tema simetria na sala de aula do Ensino Fundamental. A proposta baseia-se na pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática realizada segundo uma abordagem qualitativa. Na pesquisa, foi realizado um trabalho de campo que consistiu no desenvolvimento de uma sequência didática planejada sob a perspectiva do ensino de Matemática através da resolução de problemas com alunos de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental. Na elaboração da sequência didática, foram levados em consideração aspectos como a intuição e a visualização, relevantes ao estudo da geometria. Durante a realização da sequência didática os diálogos entre os alunos e professor foram gravados e, posteriormente, transcritos. Para a análise dos dados adotaram-se os procedimentos da fenomenologia. Na interpretação dos dados vimos que o ensino de simetria através da resolução de problemas potencializa a aprendizagem. Mostra-se ainda que, em um ambiente de investigação, os alunos são capazes de identificar propriedades, argumentar sobre as características geométricas percebidas e justificar suas afirmações.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)Vieira, GilbertoPaulo, Rosa Monteiro [UNESP]Allevato, Norma Suely Gomes2015-08-26T19:22:38Z2015-08-26T19:22:38Z2013-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article613-630application/pdfhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=enBolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 613-630, 2013.0103-636Xhttp://hdl.handle.net/11449/12752010.1590/S0103-636X2013000300018S0103-636X2013000300018S0103-636X2013000300018.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporBolema: Boletim de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T14:29:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/127520Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:19:40.917946Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula
Symmetry in elementary school through problem solving: possibilities for the classroom
title Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula
spellingShingle Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula
Vieira, Gilberto
Mathematics education
Problem solving
Geometry teaching
Symmetry teaching
Educação matemática
Resolução de problemas
Ensino de geometria
Ensino de simetria
title_short Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula
title_full Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula
title_fullStr Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula
title_full_unstemmed Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula
title_sort Simetria no ensino fundamental através da resolução de problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula
author Vieira, Gilberto
author_facet Vieira, Gilberto
Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Allevato, Norma Suely Gomes
author_role author
author2 Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Allevato, Norma Suely Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Gilberto
Paulo, Rosa Monteiro [UNESP]
Allevato, Norma Suely Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics education
Problem solving
Geometry teaching
Symmetry teaching
Educação matemática
Resolução de problemas
Ensino de geometria
Ensino de simetria
topic Mathematics education
Problem solving
Geometry teaching
Symmetry teaching
Educação matemática
Resolução de problemas
Ensino de geometria
Ensino de simetria
description This paper presents an alternative way of working with the theme of symmetry in the elementary school classroom. The proposal is based on qualitative research developed in the Professional Masters degree program in Science and Mathematics Teaching. We conducted field-work consisting of applying a sequence of activities for students in the seventh grade. The sequence was developed from the perspective of mathematics teaching using problem solving, taking into consideration aspects relevant to the study of geometry, such as intuition and visualization. In carrying out the activities, the dialogues between students and teacher were recorded and later transcribed. For data analysis we used the procedures of phenomenology. When interpreting the data, we observed that the teaching of symmetry using problem-solving enhances learning. We also found that, in an investigative environment, students are able to identify properties, argue about the geometric characteristics, and justify their opinions.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
2015-08-26T19:22:38Z
2015-08-26T19:22:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 613-630, 2013.
0103-636X
http://hdl.handle.net/11449/127520
10.1590/S0103-636X2013000300018
S0103-636X2013000300018
S0103-636X2013000300018.pdf
url http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2013000300018&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
http://hdl.handle.net/11449/127520
identifier_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, n. 46, p. 613-630, 2013.
0103-636X
10.1590/S0103-636X2013000300018
S0103-636X2013000300018
S0103-636X2013000300018.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 613-630
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129309499457536