Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/232 http://hdl.handle.net/11449/143154 |
Resumo: | Introdução: A audição é uma das formas de percepção mais relevantes no processo da comunicação humana e o seu ensino exige uma abordagem criativa e multidisciplinar. Objetivos: Para despertar o interesse e a motivação dos alunos do Ensino Básico e facilitar o processo de ensino-aprendizagem propusemos um material didático utilizando várias materiais que revelassem formas invisíveis a olho nú e que estimulassem a curiosidade através da experimentação sensorial. Métodos: Para efeito de mobilização da atenção dos estudantes, organizamos uma biblioteca digital de sons que representam a nossa vida cotidiana e performances teatrais representando três formas de deficiência auditiva (surdez na infância, no adulto e idoso) foram filmadas digitalmente, cujo roteiro (conteúdo) foi supervisionado por um especialista em otorrinolaringologia. Articulado ao conjunto, produziu-se, artesanalmente, peças que ilustram a anatomia e o funcionamento da orelha (tanto a transmissão como a transdução sonoras) que podem ser examinadas visualmente e através da manipulação pelos próprios alunos. Finalmente, produzimos um painel auto-explicativo que foi disponibilizado pela Internet (www.ibb.unesp.br/nadi/museu_escola) para se baixado e multiplicado. Resultados: Além do material didático foram produzidos Textos de Apoio cujo conteudo foi disponibilizado no referido site. Além do trabalho de extensão a atividade envolvendo os alunos participantes resultaram em monografias de conclusão de licenciandos em Ciências Biológicas.O material é apresentando em várias exposições didáticas promovidas pelo Instituto de Biociências para a rede de Ensino Básico da região e tem obtido aprovação e despertando a curiosidade para a temática. |
id |
UNSP_60946881fb52ddab3b5edc52c0ea27f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143154 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticasHumanasEducaçãoIntrodução: A audição é uma das formas de percepção mais relevantes no processo da comunicação humana e o seu ensino exige uma abordagem criativa e multidisciplinar. Objetivos: Para despertar o interesse e a motivação dos alunos do Ensino Básico e facilitar o processo de ensino-aprendizagem propusemos um material didático utilizando várias materiais que revelassem formas invisíveis a olho nú e que estimulassem a curiosidade através da experimentação sensorial. Métodos: Para efeito de mobilização da atenção dos estudantes, organizamos uma biblioteca digital de sons que representam a nossa vida cotidiana e performances teatrais representando três formas de deficiência auditiva (surdez na infância, no adulto e idoso) foram filmadas digitalmente, cujo roteiro (conteúdo) foi supervisionado por um especialista em otorrinolaringologia. Articulado ao conjunto, produziu-se, artesanalmente, peças que ilustram a anatomia e o funcionamento da orelha (tanto a transmissão como a transdução sonoras) que podem ser examinadas visualmente e através da manipulação pelos próprios alunos. Finalmente, produzimos um painel auto-explicativo que foi disponibilizado pela Internet (www.ibb.unesp.br/nadi/museu_escola) para se baixado e multiplicado. Resultados: Além do material didático foram produzidos Textos de Apoio cujo conteudo foi disponibilizado no referido site. Além do trabalho de extensão a atividade envolvendo os alunos participantes resultaram em monografias de conclusão de licenciandos em Ciências Biológicas.O material é apresentando em várias exposições didáticas promovidas pelo Instituto de Biociências para a rede de Ensino Básico da região e tem obtido aprovação e despertando a curiosidade para a temática.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Faculdade de Medicina de BotucatuUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Fisiologia, Instituto de Biociências de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP]Troll, Juliana [UNESP]Monteiro, Helvia Arandas [UNESP]Querido, Bárbara Nardini [UNESP]Bueno, Carolina Tabajara Garcia [UNESP]Weber, Silke Anna Theresa [UNESP]Nishida, Silvia Mitiko [UNESP]2016-08-24T12:43:38Z2016-08-24T12:43:38Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject38application/pdfhttp://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/232Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 38, 2007.1679-4605http://hdl.handle.net/11449/143154ISSN1679-4605-2007-03-38.pdf9069986140495233PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ciência em Extensãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T18:44:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143154Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-16T18:44:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas |
title |
Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas |
spellingShingle |
Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP] Humanas Educação |
title_short |
Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas |
title_full |
Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas |
title_fullStr |
Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas |
title_full_unstemmed |
Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas |
title_sort |
Facilitando o ensino de fisiologia da audição através da integração de várias ferramentas didáticas |
author |
Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP] Troll, Juliana [UNESP] Monteiro, Helvia Arandas [UNESP] Querido, Bárbara Nardini [UNESP] Bueno, Carolina Tabajara Garcia [UNESP] Weber, Silke Anna Theresa [UNESP] Nishida, Silvia Mitiko [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Troll, Juliana [UNESP] Monteiro, Helvia Arandas [UNESP] Querido, Bárbara Nardini [UNESP] Bueno, Carolina Tabajara Garcia [UNESP] Weber, Silke Anna Theresa [UNESP] Nishida, Silvia Mitiko [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Felipe Augusto Kazan de [UNESP] Troll, Juliana [UNESP] Monteiro, Helvia Arandas [UNESP] Querido, Bárbara Nardini [UNESP] Bueno, Carolina Tabajara Garcia [UNESP] Weber, Silke Anna Theresa [UNESP] Nishida, Silvia Mitiko [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanas Educação |
topic |
Humanas Educação |
description |
Introdução: A audição é uma das formas de percepção mais relevantes no processo da comunicação humana e o seu ensino exige uma abordagem criativa e multidisciplinar. Objetivos: Para despertar o interesse e a motivação dos alunos do Ensino Básico e facilitar o processo de ensino-aprendizagem propusemos um material didático utilizando várias materiais que revelassem formas invisíveis a olho nú e que estimulassem a curiosidade através da experimentação sensorial. Métodos: Para efeito de mobilização da atenção dos estudantes, organizamos uma biblioteca digital de sons que representam a nossa vida cotidiana e performances teatrais representando três formas de deficiência auditiva (surdez na infância, no adulto e idoso) foram filmadas digitalmente, cujo roteiro (conteúdo) foi supervisionado por um especialista em otorrinolaringologia. Articulado ao conjunto, produziu-se, artesanalmente, peças que ilustram a anatomia e o funcionamento da orelha (tanto a transmissão como a transdução sonoras) que podem ser examinadas visualmente e através da manipulação pelos próprios alunos. Finalmente, produzimos um painel auto-explicativo que foi disponibilizado pela Internet (www.ibb.unesp.br/nadi/museu_escola) para se baixado e multiplicado. Resultados: Além do material didático foram produzidos Textos de Apoio cujo conteudo foi disponibilizado no referido site. Além do trabalho de extensão a atividade envolvendo os alunos participantes resultaram em monografias de conclusão de licenciandos em Ciências Biológicas.O material é apresentando em várias exposições didáticas promovidas pelo Instituto de Biociências para a rede de Ensino Básico da região e tem obtido aprovação e despertando a curiosidade para a temática. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2016-08-24T12:43:38Z 2016-08-24T12:43:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/232 Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 38, 2007. 1679-4605 http://hdl.handle.net/11449/143154 ISSN1679-4605-2007-03-38.pdf 9069986140495233 |
url |
http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/232 http://hdl.handle.net/11449/143154 |
identifier_str_mv |
Revista Ciência em Extensão, v. 3, suplemento, p. 38, 2007. 1679-4605 ISSN1679-4605-2007-03-38.pdf 9069986140495233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ciência em Extensão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
38 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128121361137664 |