Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86949 |
Resumo: | A pesquisa surge com o objetivo de analisar se diante das propostas curriculares em torno de novas práticas e teorias sobre o ensino da arte que lhe conferem o status de linguagem e área de conhecimento, o Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, oferecido pelo Instituto de Artes da Unesp, propicia ao licenciado o aprofundamento necessário para a compreeensão dos novos marcos curriculares que permeiam os PCNEM. Tem como foco a análise das relações entre os conhecimentos elaborados na área da Arte/Educação, o processo de elaboração dos PCN-Arte e suas influências no currículo da Educação Artística; bem como minhas experiências na educação formal e não-formal. As reflexões se desenvolveram com as leituras de autores como: Ana Mae Barbosa, Basil Bernstein, Elliot Eisner, John Dewey, Vigotski, entre outros. Os procedimentos utilizados serão: a pesquisa bibliográfica; a análise de processos que tratam da reestrutura curricular do curso: a análise dos programas de ensino das disciplinas e ainvestigação baseada na reflexão do meu processo de formação. Pesquisar e rever a história de minha formação inicial em Educação Artística em paralelo com as mudanças propostas pela legislação é relevante na medida em que pode subsidiar os professores de artes a refletirem sobre sua formação; além de questionar o processo de recontextualização que ocorre na elaboração dos documentos oficiais; afirmar a necessidade da postura do professor-pesquisador a fim de se desenvolver o pensamento crítico para a elaboração de interpretações coerentes com a realidade e ampliar as discussões em torno da extinta Educação Artística bem como das novas licenciaturas específicas que assumirem o seu lugar. |
id |
UNSP_60bc0051f420bd3cfa5ba118f85a02f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/86949 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arteArte - EducaçãoArte - Estudo e ensinoArtes plasticas - Estudo e ensinoParâmetros curriculares nacionais - PCNEducação artísticaEducação formal e não formalPCN-ArteRe-contextualizaçãoEducación formal y no formalRe-contextualizaciónPPCCNN-ArteA pesquisa surge com o objetivo de analisar se diante das propostas curriculares em torno de novas práticas e teorias sobre o ensino da arte que lhe conferem o status de linguagem e área de conhecimento, o Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, oferecido pelo Instituto de Artes da Unesp, propicia ao licenciado o aprofundamento necessário para a compreeensão dos novos marcos curriculares que permeiam os PCNEM. Tem como foco a análise das relações entre os conhecimentos elaborados na área da Arte/Educação, o processo de elaboração dos PCN-Arte e suas influências no currículo da Educação Artística; bem como minhas experiências na educação formal e não-formal. As reflexões se desenvolveram com as leituras de autores como: Ana Mae Barbosa, Basil Bernstein, Elliot Eisner, John Dewey, Vigotski, entre outros. Os procedimentos utilizados serão: a pesquisa bibliográfica; a análise de processos que tratam da reestrutura curricular do curso: a análise dos programas de ensino das disciplinas e ainvestigação baseada na reflexão do meu processo de formação. Pesquisar e rever a história de minha formação inicial em Educação Artística em paralelo com as mudanças propostas pela legislação é relevante na medida em que pode subsidiar os professores de artes a refletirem sobre sua formação; além de questionar o processo de recontextualização que ocorre na elaboração dos documentos oficiais; afirmar a necessidade da postura do professor-pesquisador a fim de se desenvolver o pensamento crítico para a elaboração de interpretações coerentes com a realidade e ampliar as discussões em torno da extinta Educação Artística bem como das novas licenciaturas específicas que assumirem o seu lugar.La pesquisa surge con el objetivo de analizar si, frente de las propuestas curriculares en alrededor de nuevas práticas y teorias sobre la enseñanza de arte que le establece el status de lenguaje y área de conocimiento, el Curso de Licenciatura Plena en Educación Artística, oferecido por el Instituto de Artes de Unesp, propicia al licenciado el ahondamiento necessário para la comprensión de nuevos marcos curriculares que permean los PPCCNNEEMM. Tiene como foco la análisis de las relaciones entre los conocimientos hechos en la área de Arte/Educacion, el processo de elaboración de los PPCCNN - Arte y sus influencias en el currículo de la Eduación Artística, así como mis experiencias en la educación formal y no formal. Las reflexiones se desarrollaron con las lecturas de autores como: Ana Mae Barbosa, Basil Bernstein, Elliot Eisner, John Dewey, Vigotski, entre otos. Los procedimientos utilizados será: la pesquisa bibliográfica, la análise de programas de enseñanza de las disciplinas y la investigación basada en la reflexión de mi proceso de formación. Pesquisar y rever la historia de mi formación inicial en Educacución Artística en paralelo con los cambios propuestos por la legislación es relevante en la medida que puede subsidiar los maestros de artes a reflexionaren sobre su formación; además de cuestionar el proceso de recontextualización que ocurre en la elaboración de los documentos oficiales; afirmar la necesidad de la postura del profesor-investigador a fin de desarollarse el pensamiento crítico para la producción de interpretaciones choerentes con la realidad y ampliar as discusiones alrededor de la extinta Educación Artística así como las nuevas licenciaturas específicas que han asumido su lugar.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, João Cardoso Palma [UNESP]Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2008-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il.application/pdfSANTOS, Márcia Aparecida Silva dos. Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte. 2009. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86949000595778santos_mas_me_ia_prot.pdf33004013063P491506590983346330000-0002-9761-81350000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86949Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte |
title |
Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte |
spellingShingle |
Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP] Arte - Educação Arte - Estudo e ensino Artes plasticas - Estudo e ensino Parâmetros curriculares nacionais - PCN Educação artística Educação formal e não formal PCN-Arte Re-contextualização Educación formal y no formal Re-contextualización PPCCNN-Arte |
title_short |
Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte |
title_full |
Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte |
title_fullStr |
Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte |
title_full_unstemmed |
Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte |
title_sort |
Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte |
author |
Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Filho, João Cardoso Palma [UNESP] Coutinho, Rejane Galvao [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte - Educação Arte - Estudo e ensino Artes plasticas - Estudo e ensino Parâmetros curriculares nacionais - PCN Educação artística Educação formal e não formal PCN-Arte Re-contextualização Educación formal y no formal Re-contextualización PPCCNN-Arte |
topic |
Arte - Educação Arte - Estudo e ensino Artes plasticas - Estudo e ensino Parâmetros curriculares nacionais - PCN Educação artística Educação formal e não formal PCN-Arte Re-contextualização Educación formal y no formal Re-contextualización PPCCNN-Arte |
description |
A pesquisa surge com o objetivo de analisar se diante das propostas curriculares em torno de novas práticas e teorias sobre o ensino da arte que lhe conferem o status de linguagem e área de conhecimento, o Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, oferecido pelo Instituto de Artes da Unesp, propicia ao licenciado o aprofundamento necessário para a compreeensão dos novos marcos curriculares que permeiam os PCNEM. Tem como foco a análise das relações entre os conhecimentos elaborados na área da Arte/Educação, o processo de elaboração dos PCN-Arte e suas influências no currículo da Educação Artística; bem como minhas experiências na educação formal e não-formal. As reflexões se desenvolveram com as leituras de autores como: Ana Mae Barbosa, Basil Bernstein, Elliot Eisner, John Dewey, Vigotski, entre outros. Os procedimentos utilizados serão: a pesquisa bibliográfica; a análise de processos que tratam da reestrutura curricular do curso: a análise dos programas de ensino das disciplinas e ainvestigação baseada na reflexão do meu processo de formação. Pesquisar e rever a história de minha formação inicial em Educação Artística em paralelo com as mudanças propostas pela legislação é relevante na medida em que pode subsidiar os professores de artes a refletirem sobre sua formação; além de questionar o processo de recontextualização que ocorre na elaboração dos documentos oficiais; afirmar a necessidade da postura do professor-pesquisador a fim de se desenvolver o pensamento crítico para a elaboração de interpretações coerentes com a realidade e ampliar as discussões em torno da extinta Educação Artística bem como das novas licenciaturas específicas que assumirem o seu lugar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-09 2014-06-11T19:22:29Z 2014-06-11T19:22:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Márcia Aparecida Silva dos. Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte. 2009. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009. http://hdl.handle.net/11449/86949 000595778 santos_mas_me_ia_prot.pdf 33004013063P4 9150659098334633 0000-0002-9761-8135 0000-0002-9761-8135 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Márcia Aparecida Silva dos. Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte. 2009. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009. 000595778 santos_mas_me_ia_prot.pdf 33004013063P4 9150659098334633 0000-0002-9761-8135 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/86949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
149 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546458070122496 |