Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/86949
Resumo: A pesquisa surge com o objetivo de analisar se diante das propostas curriculares em torno de novas práticas e teorias sobre o ensino da arte que lhe conferem o status de linguagem e área de conhecimento, o Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, oferecido pelo Instituto de Artes da Unesp, propicia ao licenciado o aprofundamento necessário para a compreeensão dos novos marcos curriculares que permeiam os PCNEM. Tem como foco a análise das relações entre os conhecimentos elaborados na área da Arte/Educação, o processo de elaboração dos PCN-Arte e suas influências no currículo da Educação Artística; bem como minhas experiências na educação formal e não-formal. As reflexões se desenvolveram com as leituras de autores como: Ana Mae Barbosa, Basil Bernstein, Elliot Eisner, John Dewey, Vigotski, entre outros. Os procedimentos utilizados serão: a pesquisa bibliográfica; a análise de processos que tratam da reestrutura curricular do curso: a análise dos programas de ensino das disciplinas e ainvestigação baseada na reflexão do meu processo de formação. Pesquisar e rever a história de minha formação inicial em Educação Artística em paralelo com as mudanças propostas pela legislação é relevante na medida em que pode subsidiar os professores de artes a refletirem sobre sua formação; além de questionar o processo de recontextualização que ocorre na elaboração dos documentos oficiais; afirmar a necessidade da postura do professor-pesquisador a fim de se desenvolver o pensamento crítico para a elaboração de interpretações coerentes com a realidade e ampliar as discussões em torno da extinta Educação Artística bem como das novas licenciaturas específicas que assumirem o seu lugar.
id UNSP_60bc0051f420bd3cfa5ba118f85a02f5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/86949
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arteArte - EducaçãoArte - Estudo e ensinoArtes plasticas - Estudo e ensinoParâmetros curriculares nacionais - PCNEducação artísticaEducação formal e não formalPCN-ArteRe-contextualizaçãoEducación formal y no formalRe-contextualizaciónPPCCNN-ArteA pesquisa surge com o objetivo de analisar se diante das propostas curriculares em torno de novas práticas e teorias sobre o ensino da arte que lhe conferem o status de linguagem e área de conhecimento, o Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, oferecido pelo Instituto de Artes da Unesp, propicia ao licenciado o aprofundamento necessário para a compreeensão dos novos marcos curriculares que permeiam os PCNEM. Tem como foco a análise das relações entre os conhecimentos elaborados na área da Arte/Educação, o processo de elaboração dos PCN-Arte e suas influências no currículo da Educação Artística; bem como minhas experiências na educação formal e não-formal. As reflexões se desenvolveram com as leituras de autores como: Ana Mae Barbosa, Basil Bernstein, Elliot Eisner, John Dewey, Vigotski, entre outros. Os procedimentos utilizados serão: a pesquisa bibliográfica; a análise de processos que tratam da reestrutura curricular do curso: a análise dos programas de ensino das disciplinas e ainvestigação baseada na reflexão do meu processo de formação. Pesquisar e rever a história de minha formação inicial em Educação Artística em paralelo com as mudanças propostas pela legislação é relevante na medida em que pode subsidiar os professores de artes a refletirem sobre sua formação; além de questionar o processo de recontextualização que ocorre na elaboração dos documentos oficiais; afirmar a necessidade da postura do professor-pesquisador a fim de se desenvolver o pensamento crítico para a elaboração de interpretações coerentes com a realidade e ampliar as discussões em torno da extinta Educação Artística bem como das novas licenciaturas específicas que assumirem o seu lugar.La pesquisa surge con el objetivo de analizar si, frente de las propuestas curriculares en alrededor de nuevas práticas y teorias sobre la enseñanza de arte que le establece el status de lenguaje y área de conocimiento, el Curso de Licenciatura Plena en Educación Artística, oferecido por el Instituto de Artes de Unesp, propicia al licenciado el ahondamiento necessário para la comprensión de nuevos marcos curriculares que permean los PPCCNNEEMM. Tiene como foco la análisis de las relaciones entre los conocimientos hechos en la área de Arte/Educacion, el processo de elaboración de los PPCCNN - Arte y sus influencias en el currículo de la Eduación Artística, así como mis experiencias en la educación formal y no formal. Las reflexiones se desarrollaron con las lecturas de autores como: Ana Mae Barbosa, Basil Bernstein, Elliot Eisner, John Dewey, Vigotski, entre otos. Los procedimientos utilizados será: la pesquisa bibliográfica, la análise de programas de enseñanza de las disciplinas y la investigación basada en la reflexión de mi proceso de formación. Pesquisar y rever la historia de mi formación inicial en Educacución Artística en paralelo con los cambios propuestos por la legislación es relevante en la medida que puede subsidiar los maestros de artes a reflexionaren sobre su formación; además de cuestionar el proceso de recontextualización que ocurre en la elaboración de los documentos oficiales; afirmar la necesidad de la postura del profesor-investigador a fin de desarollarse el pensamiento crítico para la producción de interpretaciones choerentes con la realidad y ampliar as discusiones alrededor de la extinta Educación Artística así como las nuevas licenciaturas específicas que han asumido su lugar.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filho, João Cardoso Palma [UNESP]Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP]2014-06-11T19:22:29Z2014-06-11T19:22:29Z2008-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il.application/pdfSANTOS, Márcia Aparecida Silva dos. Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte. 2009. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86949000595778santos_mas_me_ia_prot.pdf33004013063P491506590983346330000-0002-9761-81350000-0002-9761-8135Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-30T06:21:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86949Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-30T06:21:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte
title Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte
spellingShingle Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte
Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP]
Arte - Educação
Arte - Estudo e ensino
Artes plasticas - Estudo e ensino
Parâmetros curriculares nacionais - PCN
Educação artística
Educação formal e não formal
PCN-Arte
Re-contextualização
Educación formal y no formal
Re-contextualización
PPCCNN-Arte
title_short Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte
title_full Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte
title_fullStr Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte
title_full_unstemmed Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte
title_sort Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte
author Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP]
author_facet Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Filho, João Cardoso Palma [UNESP]
Coutinho, Rejane Galvao [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Márcia Aparecida Silva dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Educação
Arte - Estudo e ensino
Artes plasticas - Estudo e ensino
Parâmetros curriculares nacionais - PCN
Educação artística
Educação formal e não formal
PCN-Arte
Re-contextualização
Educación formal y no formal
Re-contextualización
PPCCNN-Arte
topic Arte - Educação
Arte - Estudo e ensino
Artes plasticas - Estudo e ensino
Parâmetros curriculares nacionais - PCN
Educação artística
Educação formal e não formal
PCN-Arte
Re-contextualização
Educación formal y no formal
Re-contextualización
PPCCNN-Arte
description A pesquisa surge com o objetivo de analisar se diante das propostas curriculares em torno de novas práticas e teorias sobre o ensino da arte que lhe conferem o status de linguagem e área de conhecimento, o Curso de Licenciatura Plena em Educação Artística, oferecido pelo Instituto de Artes da Unesp, propicia ao licenciado o aprofundamento necessário para a compreeensão dos novos marcos curriculares que permeiam os PCNEM. Tem como foco a análise das relações entre os conhecimentos elaborados na área da Arte/Educação, o processo de elaboração dos PCN-Arte e suas influências no currículo da Educação Artística; bem como minhas experiências na educação formal e não-formal. As reflexões se desenvolveram com as leituras de autores como: Ana Mae Barbosa, Basil Bernstein, Elliot Eisner, John Dewey, Vigotski, entre outros. Os procedimentos utilizados serão: a pesquisa bibliográfica; a análise de processos que tratam da reestrutura curricular do curso: a análise dos programas de ensino das disciplinas e ainvestigação baseada na reflexão do meu processo de formação. Pesquisar e rever a história de minha formação inicial em Educação Artística em paralelo com as mudanças propostas pela legislação é relevante na medida em que pode subsidiar os professores de artes a refletirem sobre sua formação; além de questionar o processo de recontextualização que ocorre na elaboração dos documentos oficiais; afirmar a necessidade da postura do professor-pesquisador a fim de se desenvolver o pensamento crítico para a elaboração de interpretações coerentes com a realidade e ampliar as discussões em torno da extinta Educação Artística bem como das novas licenciaturas específicas que assumirem o seu lugar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-09
2014-06-11T19:22:29Z
2014-06-11T19:22:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Márcia Aparecida Silva dos. Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte. 2009. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/86949
000595778
santos_mas_me_ia_prot.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
0000-0002-9761-8135
identifier_str_mv SANTOS, Márcia Aparecida Silva dos. Formação inicial em artes: reflexões sobre a habilitação em Artes Plásticas e os subsídios para o ensino da arte. 2009. 149 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes de São Paulo, 2009.
000595778
santos_mas_me_ia_prot.pdf
33004013063P4
9150659098334633
0000-0002-9761-8135
url http://hdl.handle.net/11449/86949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649863039057920