A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Cristina Salviato [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103613
Resumo: O trabalho apresenta uma proposta de relação entre análise lingüística e práticas de ensino, pautando-se na Teoria das Operações Enunciativas e Predicativas, do lingüista Antoine Culioli. O objeto central de análise é a marca porque em enunciados recolhidos de textos escolares. Em um primeiro momento, realizou-se um apanhado crítico de alguns estudos referentes à marca porque. Observa-se que esses estudos concentram-se na classificação e nas descrições de uso do marca. Em um segundo momento, foram feitas as observações dos enunciados a partir da perspectiva teórica proposta. A análise concentrou-se na compreensão dos mecanismos de linguagem subjacentes ao uso da marca porque. Esses mecanismos constituem invariantes que são responsáveis pelo uso empírico da marca, tanto nas orações coordenadas quanto nas orações subordinadas. O trabalho questiona os métodos escolares vigentes para o ensino das conjunções, os quais se restringem ao aprendizado da nomenclatura gramatical. Esta tese defende a idéia de que as conjunções - e outro conceitos gramaticais - podem ser apreendidos com mais eficiência se ensinados por meio de atividades epilingüísticas. Com base no exemplo de análise da marca porque, o estudo propõe algumas atividades que incentivam o trabalho epilingüístico para o aprendizado das conjunções.
id UNSP_6194fa3bb59e26629173ec4222cec380
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103613
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticasLinguísticaLíngua portuguesa - ConjunçõesConjunctionsO trabalho apresenta uma proposta de relação entre análise lingüística e práticas de ensino, pautando-se na Teoria das Operações Enunciativas e Predicativas, do lingüista Antoine Culioli. O objeto central de análise é a marca porque em enunciados recolhidos de textos escolares. Em um primeiro momento, realizou-se um apanhado crítico de alguns estudos referentes à marca porque. Observa-se que esses estudos concentram-se na classificação e nas descrições de uso do marca. Em um segundo momento, foram feitas as observações dos enunciados a partir da perspectiva teórica proposta. A análise concentrou-se na compreensão dos mecanismos de linguagem subjacentes ao uso da marca porque. Esses mecanismos constituem invariantes que são responsáveis pelo uso empírico da marca, tanto nas orações coordenadas quanto nas orações subordinadas. O trabalho questiona os métodos escolares vigentes para o ensino das conjunções, os quais se restringem ao aprendizado da nomenclatura gramatical. Esta tese defende a idéia de que as conjunções - e outro conceitos gramaticais - podem ser apreendidos com mais eficiência se ensinados por meio de atividades epilingüísticas. Com base no exemplo de análise da marca porque, o estudo propõe algumas atividades que incentivam o trabalho epilingüístico para o aprendizado das conjunções.This paper presents a proposal of relation between linguistic analysis and the educative practicals. The analysis is based on Antoine Culioli s theory. Culioli shows, in his theory, some studies about the Predicative and Enunciative Operations. The main object of this analysis is the mark porque used by students and it was collected on brazilian school texts. In a first moment, this paper realizes a critical studies about the mark porque and, the goal of these studies is the description and the classification of their uses. In a seconde moment, from the perspective of Culioli s theory, the brazilian school texts were studied. The analysis concentrades in the understanding the uses of language mechanisms presents when a speaker uses the mark porque. These language mechanisms are not variable and they are responsable by the real use of the mark porque on the coordenate clauses and subordinated clauses. The work questions the educational methods used on the schools to learn the conjunction, because the educational methods learn, only, grammatical nomenclature. However, this paper shows that conjunctions and other grammatical concepts can be learned, with more efficiency, using to this the epilinguistic work to the learning of the conjunctions. This study proposes some activities that encourage the epilinguistic work to the learning of the conjunction throught the examples of the analyses of the mark porque.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Cristina Salviato [UNESP]2014-06-11T19:32:47Z2014-06-11T19:32:47Z2007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis182 f.application/pdfSILVA, Ana Cristina Salviato. A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas. 2007. 182 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/103613000508676silva_acs_dr_arafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103613Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-13T14:22:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas
title A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas
spellingShingle A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas
Silva, Ana Cristina Salviato [UNESP]
Linguística
Língua portuguesa - Conjunções
Conjunctions
title_short A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas
title_full A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas
title_fullStr A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas
title_full_unstemmed A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas
title_sort A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas
author Silva, Ana Cristina Salviato [UNESP]
author_facet Silva, Ana Cristina Salviato [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Letícia Marcondes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Cristina Salviato [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Língua portuguesa - Conjunções
Conjunctions
topic Linguística
Língua portuguesa - Conjunções
Conjunctions
description O trabalho apresenta uma proposta de relação entre análise lingüística e práticas de ensino, pautando-se na Teoria das Operações Enunciativas e Predicativas, do lingüista Antoine Culioli. O objeto central de análise é a marca porque em enunciados recolhidos de textos escolares. Em um primeiro momento, realizou-se um apanhado crítico de alguns estudos referentes à marca porque. Observa-se que esses estudos concentram-se na classificação e nas descrições de uso do marca. Em um segundo momento, foram feitas as observações dos enunciados a partir da perspectiva teórica proposta. A análise concentrou-se na compreensão dos mecanismos de linguagem subjacentes ao uso da marca porque. Esses mecanismos constituem invariantes que são responsáveis pelo uso empírico da marca, tanto nas orações coordenadas quanto nas orações subordinadas. O trabalho questiona os métodos escolares vigentes para o ensino das conjunções, os quais se restringem ao aprendizado da nomenclatura gramatical. Esta tese defende a idéia de que as conjunções - e outro conceitos gramaticais - podem ser apreendidos com mais eficiência se ensinados por meio de atividades epilingüísticas. Com base no exemplo de análise da marca porque, o estudo propõe algumas atividades que incentivam o trabalho epilingüístico para o aprendizado das conjunções.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
2014-06-11T19:32:47Z
2014-06-11T19:32:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Ana Cristina Salviato. A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas. 2007. 182 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/103613
000508676
silva_acs_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv SILVA, Ana Cristina Salviato. A marca porque nos textos escolares: uma proposta para atividades epilingüísticas. 2007. 182 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000508676
silva_acs_dr_arafcl.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/103613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 182 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650111163596800