Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paluma Dionizia Gomes Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252231
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar produções científicas sobre o Ensino de Astronomia na Educação Básica, com enfoque nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, examinou um período de quinze anos (2007 a 2021) das publicações da revista "O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF)" da UFSC, dada a significativa contribuição deste periódico em publicações relacionadas às experiências didático-pedagógicas na área. Foram analisados trabalhos anteriores, durante e após a aprovação da BNCC e do ano internacional da Astronomia em 2009, para investigar se e como esses eventos poderiam impactar a discussão. A metodologia central empregada foi revisão bibliográfica sistemática, visando reunir um vasto referencial teórico para análise qualitativa, resultando em 44 artigos que correspondiam aos descritores utilizados. A pesquisa identificou consenso sobre a relevância do Ensino de Astronomia na Educação Básica, respaldado por documentos como o PNE e a BNCC. A necessidade de formação contínua de professores, recursos didáticos e a reavaliação da formação docente também foram destacadas nos trabalhos. Além disso, observou-se um grande impacto do Ano da Astronomia na quantidade de trabalhos publicados, sendo estes especialmente dedicados a temas de ensino de Astronomia no geral. Já a implementação da BNCC teve como resultado um aumento mais modesto no número de artigos, porém com temáticas mais abrangentes e direcionadas aos problemas desse ensino em si. Complementarmente, observou-se que havia pouca diversidade regional e de gênero nos trabalhos, o que deve ser melhor investigado em trabalhos posteriores. Todas essas questões apontam para um cenário multifacetado e abrangente no tocante ao ensino de Astronomia nos anos iniciais da Educação Básica, revelando um campo de pesquisa rico que ainda precisa ser melhor explorado.
id UNSP_61d1531febc43d94fdd49c26fe636999
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252231
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de FísicaExploring astronomy in the early years of Elementary Education: a study of publications in the Brazilian Journal of Physics TeachingEnsino de astronomiaEducação básicaEnsino fundamentalFormação de professoresAstronomy teachingElementary educationElementary schoolTeacher trainingO presente estudo teve como objetivo analisar produções científicas sobre o Ensino de Astronomia na Educação Básica, com enfoque nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, examinou um período de quinze anos (2007 a 2021) das publicações da revista "O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF)" da UFSC, dada a significativa contribuição deste periódico em publicações relacionadas às experiências didático-pedagógicas na área. Foram analisados trabalhos anteriores, durante e após a aprovação da BNCC e do ano internacional da Astronomia em 2009, para investigar se e como esses eventos poderiam impactar a discussão. A metodologia central empregada foi revisão bibliográfica sistemática, visando reunir um vasto referencial teórico para análise qualitativa, resultando em 44 artigos que correspondiam aos descritores utilizados. A pesquisa identificou consenso sobre a relevância do Ensino de Astronomia na Educação Básica, respaldado por documentos como o PNE e a BNCC. A necessidade de formação contínua de professores, recursos didáticos e a reavaliação da formação docente também foram destacadas nos trabalhos. Além disso, observou-se um grande impacto do Ano da Astronomia na quantidade de trabalhos publicados, sendo estes especialmente dedicados a temas de ensino de Astronomia no geral. Já a implementação da BNCC teve como resultado um aumento mais modesto no número de artigos, porém com temáticas mais abrangentes e direcionadas aos problemas desse ensino em si. Complementarmente, observou-se que havia pouca diversidade regional e de gênero nos trabalhos, o que deve ser melhor investigado em trabalhos posteriores. Todas essas questões apontam para um cenário multifacetado e abrangente no tocante ao ensino de Astronomia nos anos iniciais da Educação Básica, revelando um campo de pesquisa rico que ainda precisa ser melhor explorado.The present study aimed to analyze scientific productions regarding Astronomy's teaching in Elementary Education, with a focus on the early years in Elementary School. Specifically, it examined a fifteen-year period (2007 to 2021) publications from the "O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF)" at UFSC, given the significant contribution of this periodical to publications related to didactic and pedagogical experiences in the field. Previous, during, and post-analysis were conducted on works around the approval of the BNCC and the International Year of Astronomy in 2009 to investigate whether and how these events could impact the discussion. The central methodology employed was a systematic literature review, in order to gather an extensive theoretical framework for qualitative analysis, resulting in 44 articles that matched the employed descriptors. The research identified consensus regarding the relevance of Astronomy Education in Elementary Education, supported by documents such as the PNE and the BNCC. The need for continuous teacher training, didactic resources, and the reevaluation of teacher education were also highlighted in the works. Furthermore, a significant impact of the Year of Astronomy was observed in the quantity of published works, particularly dedicated to general Astronomy teaching topics. The implementation of the BNCC resulted in a more modest increase in the number of articles, albeit with broader themes directed towards the challenges of this teaching itself. Additionally, there was limited regional and gender diversity in the works, which should be further investigated in subsequent studies. All of these issues point towards a multifaceted and comprehensive landscape concerning Astronomy Education in the early years of Elementary Education, revealing a rich research field that still requires further exploration.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]Soja, Ana CecíliaSilva, Paluma Dionizia Gomes Costa2023-12-21T12:55:32Z2023-12-21T12:55:32Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/252231porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-02T13:32:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252231Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:02:09.100372Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
Exploring astronomy in the early years of Elementary Education: a study of publications in the Brazilian Journal of Physics Teaching
title Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
spellingShingle Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
Silva, Paluma Dionizia Gomes Costa
Ensino de astronomia
Educação básica
Ensino fundamental
Formação de professores
Astronomy teaching
Elementary education
Elementary school
Teacher training
title_short Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
title_full Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
title_fullStr Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
title_full_unstemmed Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
title_sort Explorando a astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo das publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física
author Silva, Paluma Dionizia Gomes Costa
author_facet Silva, Paluma Dionizia Gomes Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antônia Ramos de [UNESP]
Soja, Ana Cecília
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paluma Dionizia Gomes Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de astronomia
Educação básica
Ensino fundamental
Formação de professores
Astronomy teaching
Elementary education
Elementary school
Teacher training
topic Ensino de astronomia
Educação básica
Ensino fundamental
Formação de professores
Astronomy teaching
Elementary education
Elementary school
Teacher training
description O presente estudo teve como objetivo analisar produções científicas sobre o Ensino de Astronomia na Educação Básica, com enfoque nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, examinou um período de quinze anos (2007 a 2021) das publicações da revista "O Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF)" da UFSC, dada a significativa contribuição deste periódico em publicações relacionadas às experiências didático-pedagógicas na área. Foram analisados trabalhos anteriores, durante e após a aprovação da BNCC e do ano internacional da Astronomia em 2009, para investigar se e como esses eventos poderiam impactar a discussão. A metodologia central empregada foi revisão bibliográfica sistemática, visando reunir um vasto referencial teórico para análise qualitativa, resultando em 44 artigos que correspondiam aos descritores utilizados. A pesquisa identificou consenso sobre a relevância do Ensino de Astronomia na Educação Básica, respaldado por documentos como o PNE e a BNCC. A necessidade de formação contínua de professores, recursos didáticos e a reavaliação da formação docente também foram destacadas nos trabalhos. Além disso, observou-se um grande impacto do Ano da Astronomia na quantidade de trabalhos publicados, sendo estes especialmente dedicados a temas de ensino de Astronomia no geral. Já a implementação da BNCC teve como resultado um aumento mais modesto no número de artigos, porém com temáticas mais abrangentes e direcionadas aos problemas desse ensino em si. Complementarmente, observou-se que havia pouca diversidade regional e de gênero nos trabalhos, o que deve ser melhor investigado em trabalhos posteriores. Todas essas questões apontam para um cenário multifacetado e abrangente no tocante ao ensino de Astronomia nos anos iniciais da Educação Básica, revelando um campo de pesquisa rico que ainda precisa ser melhor explorado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-21T12:55:32Z
2023-12-21T12:55:32Z
2023-12-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11449/252231
url https://hdl.handle.net/11449/252231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128742753566720