Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204080
Resumo: O discurso vigente parece salientar a importância em investir na formação de professores na perspectiva inclusiva. O que revistas cientificas brasileiras têm apontado nesta direção? Este trabalho tem por objetivo investigar a tendência da produção científica na base de dados Scielo quanto a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva. Foi realizado um levantamento de artigos com as seguintes palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva e Formação de Professores. O critério de inclusão dos artigos foi abordar o tema da Inclusão como relevante à formação de professores, sob a perspectiva escolar. A seleção consistiu na leitura dos artigos na íntegra, excluindo repetições, resultando em 13 artigos para a análise. Os dados explorados revelaram um número restrito de publicações sobre o tema proposto, além de se mostrar como um tópico recente, incidindo apenas nos últimos dez anos. Para além disso, notou-se a predominância de discussão de questões teórico-políticas subjacentes a formação para educação inclusiva, seguida de artigos voltados para específicas áreas do conhecimento e, finalmente, investigações de alternativas metodológicas para a atuação profissional. Notou-se ausência de estudos que tratem de diversidade, bem como pesquisas na área da Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de enfatizar a importância de preparar o professor para atender às diversas realidades e grupos marginalizados, aspecto fundamental de uma Escola Inclusiva.
id UNSP_6215f53696d74c067e37b07fbf4702ba
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204080
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literaturaInclusão escolarFormação de professoresEducação especialEducação inclusivaO discurso vigente parece salientar a importância em investir na formação de professores na perspectiva inclusiva. O que revistas cientificas brasileiras têm apontado nesta direção? Este trabalho tem por objetivo investigar a tendência da produção científica na base de dados Scielo quanto a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva. Foi realizado um levantamento de artigos com as seguintes palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva e Formação de Professores. O critério de inclusão dos artigos foi abordar o tema da Inclusão como relevante à formação de professores, sob a perspectiva escolar. A seleção consistiu na leitura dos artigos na íntegra, excluindo repetições, resultando em 13 artigos para a análise. Os dados explorados revelaram um número restrito de publicações sobre o tema proposto, além de se mostrar como um tópico recente, incidindo apenas nos últimos dez anos. Para além disso, notou-se a predominância de discussão de questões teórico-políticas subjacentes a formação para educação inclusiva, seguida de artigos voltados para específicas áreas do conhecimento e, finalmente, investigações de alternativas metodológicas para a atuação profissional. Notou-se ausência de estudos que tratem de diversidade, bem como pesquisas na área da Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de enfatizar a importância de preparar o professor para atender às diversas realidades e grupos marginalizados, aspecto fundamental de uma Escola Inclusiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Versão final do editorUniversidade Federal de São CarlosUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara88882.432614/2019-01GaloáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Monti, Luísa Leôncio [UNESP]Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato2021-03-12T17:12:31Z2021-03-12T17:12:31Z2019-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-65-80968-08-4http://hdl.handle.net/11449/204080351999947508507796940186935284620000-0002-3342-42860000-0001-6999-8647porAnais do Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-22T06:21:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204080Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-22T06:21:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
title Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
spellingShingle Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
Inclusão escolar
Formação de professores
Educação especial
Educação inclusiva
title_short Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
title_full Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
title_fullStr Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
title_full_unstemmed Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
title_sort Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
author Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
author_facet Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
author_role author
author2 Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Formação de professores
Educação especial
Educação inclusiva
topic Inclusão escolar
Formação de professores
Educação especial
Educação inclusiva
description O discurso vigente parece salientar a importância em investir na formação de professores na perspectiva inclusiva. O que revistas cientificas brasileiras têm apontado nesta direção? Este trabalho tem por objetivo investigar a tendência da produção científica na base de dados Scielo quanto a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva. Foi realizado um levantamento de artigos com as seguintes palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva e Formação de Professores. O critério de inclusão dos artigos foi abordar o tema da Inclusão como relevante à formação de professores, sob a perspectiva escolar. A seleção consistiu na leitura dos artigos na íntegra, excluindo repetições, resultando em 13 artigos para a análise. Os dados explorados revelaram um número restrito de publicações sobre o tema proposto, além de se mostrar como um tópico recente, incidindo apenas nos últimos dez anos. Para além disso, notou-se a predominância de discussão de questões teórico-políticas subjacentes a formação para educação inclusiva, seguida de artigos voltados para específicas áreas do conhecimento e, finalmente, investigações de alternativas metodológicas para a atuação profissional. Notou-se ausência de estudos que tratem de diversidade, bem como pesquisas na área da Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de enfatizar a importância de preparar o professor para atender às diversas realidades e grupos marginalizados, aspecto fundamental de uma Escola Inclusiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-04
2021-03-12T17:12:31Z
2021-03-12T17:12:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-65-80968-08-4
http://hdl.handle.net/11449/204080
3519999475085077
9694018693528462
0000-0002-3342-4286
0000-0001-6999-8647
identifier_str_mv 978-65-80968-08-4
3519999475085077
9694018693528462
0000-0002-3342-4286
0000-0001-6999-8647
url http://hdl.handle.net/11449/204080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anais do Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Galoá
publisher.none.fl_str_mv Galoá
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965690715701248