Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204080 |
Resumo: | O discurso vigente parece salientar a importância em investir na formação de professores na perspectiva inclusiva. O que revistas cientificas brasileiras têm apontado nesta direção? Este trabalho tem por objetivo investigar a tendência da produção científica na base de dados Scielo quanto a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva. Foi realizado um levantamento de artigos com as seguintes palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva e Formação de Professores. O critério de inclusão dos artigos foi abordar o tema da Inclusão como relevante à formação de professores, sob a perspectiva escolar. A seleção consistiu na leitura dos artigos na íntegra, excluindo repetições, resultando em 13 artigos para a análise. Os dados explorados revelaram um número restrito de publicações sobre o tema proposto, além de se mostrar como um tópico recente, incidindo apenas nos últimos dez anos. Para além disso, notou-se a predominância de discussão de questões teórico-políticas subjacentes a formação para educação inclusiva, seguida de artigos voltados para específicas áreas do conhecimento e, finalmente, investigações de alternativas metodológicas para a atuação profissional. Notou-se ausência de estudos que tratem de diversidade, bem como pesquisas na área da Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de enfatizar a importância de preparar o professor para atender às diversas realidades e grupos marginalizados, aspecto fundamental de uma Escola Inclusiva. |
id |
UNSP_6215f53696d74c067e37b07fbf4702ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/204080 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literaturaInclusão escolarFormação de professoresEducação especialEducação inclusivaO discurso vigente parece salientar a importância em investir na formação de professores na perspectiva inclusiva. O que revistas cientificas brasileiras têm apontado nesta direção? Este trabalho tem por objetivo investigar a tendência da produção científica na base de dados Scielo quanto a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva. Foi realizado um levantamento de artigos com as seguintes palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva e Formação de Professores. O critério de inclusão dos artigos foi abordar o tema da Inclusão como relevante à formação de professores, sob a perspectiva escolar. A seleção consistiu na leitura dos artigos na íntegra, excluindo repetições, resultando em 13 artigos para a análise. Os dados explorados revelaram um número restrito de publicações sobre o tema proposto, além de se mostrar como um tópico recente, incidindo apenas nos últimos dez anos. Para além disso, notou-se a predominância de discussão de questões teórico-políticas subjacentes a formação para educação inclusiva, seguida de artigos voltados para específicas áreas do conhecimento e, finalmente, investigações de alternativas metodológicas para a atuação profissional. Notou-se ausência de estudos que tratem de diversidade, bem como pesquisas na área da Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de enfatizar a importância de preparar o professor para atender às diversas realidades e grupos marginalizados, aspecto fundamental de uma Escola Inclusiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Versão final do editorUniversidade Federal de São CarlosUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara88882.432614/2019-01GaloáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Monti, Luísa Leôncio [UNESP]Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato2021-03-12T17:12:31Z2021-03-12T17:12:31Z2019-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-65-80968-08-4http://hdl.handle.net/11449/204080351999947508507796940186935284620000-0002-3342-42860000-0001-6999-8647porAnais do Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T14:25:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204080Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:38:14.004653Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura |
title |
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura |
spellingShingle |
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura Monti, Luísa Leôncio [UNESP] Inclusão escolar Formação de professores Educação especial Educação inclusiva |
title_short |
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura |
title_full |
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura |
title_fullStr |
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura |
title_full_unstemmed |
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura |
title_sort |
Formando professores para a educação inclusiva: revisão da literatura |
author |
Monti, Luísa Leôncio [UNESP] |
author_facet |
Monti, Luísa Leôncio [UNESP] Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
author_role |
author |
author2 |
Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monti, Luísa Leôncio [UNESP] Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Formação de professores Educação especial Educação inclusiva |
topic |
Inclusão escolar Formação de professores Educação especial Educação inclusiva |
description |
O discurso vigente parece salientar a importância em investir na formação de professores na perspectiva inclusiva. O que revistas cientificas brasileiras têm apontado nesta direção? Este trabalho tem por objetivo investigar a tendência da produção científica na base de dados Scielo quanto a Formação Inicial de Professores para a Educação Inclusiva. Foi realizado um levantamento de artigos com as seguintes palavras-chave: Inclusão Escolar, Educação Inclusiva e Formação de Professores. O critério de inclusão dos artigos foi abordar o tema da Inclusão como relevante à formação de professores, sob a perspectiva escolar. A seleção consistiu na leitura dos artigos na íntegra, excluindo repetições, resultando em 13 artigos para a análise. Os dados explorados revelaram um número restrito de publicações sobre o tema proposto, além de se mostrar como um tópico recente, incidindo apenas nos últimos dez anos. Para além disso, notou-se a predominância de discussão de questões teórico-políticas subjacentes a formação para educação inclusiva, seguida de artigos voltados para específicas áreas do conhecimento e, finalmente, investigações de alternativas metodológicas para a atuação profissional. Notou-se ausência de estudos que tratem de diversidade, bem como pesquisas na área da Educação Infantil. Evidencia-se a necessidade de enfatizar a importância de preparar o professor para atender às diversas realidades e grupos marginalizados, aspecto fundamental de uma Escola Inclusiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-04 2021-03-12T17:12:31Z 2021-03-12T17:12:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-65-80968-08-4 http://hdl.handle.net/11449/204080 3519999475085077 9694018693528462 0000-0002-3342-4286 0000-0001-6999-8647 |
identifier_str_mv |
978-65-80968-08-4 3519999475085077 9694018693528462 0000-0002-3342-4286 0000-0001-6999-8647 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/204080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Anais do Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Galoá |
publisher.none.fl_str_mv |
Galoá |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129538959343616 |