A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Cristiana Lima de [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257522
Resumo: O ensino da leitura e da escrita continuam desafiadoras em nosso país: ainda que os programas implementados pelas políticas educacionais públicas decorrentes do Plano Nacional de Educação (decênio 2014/2024) se desdobrem em ações para alfabetizar a população brasileira, não foi possível erradicar o analfabetismo, segundo mostram os dados censitários aferidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2022. Desse modo, produções científicas no campo do letramento se alinham proficuamente com a nossa realidade, o que justifica a relevância do tema para esse estudo. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a competência leitora do estudante com transtorno do espectro autista e propor um produto educacional que auxilie os professores a avaliarem-nos. Logo, fez-se necessário o acesso aos materiais pedagógicos relacionados à competência leitora no processo de escolarização formal de 3 estudantes com Transtorno do Espectro Autista que cursam a última etapa de ensino da Educação Básica. As etapas metodológicas, por sua vez, consistiram na coleta de dados procedentes de observações dos alunos em sala de aula, das tarefas realizadas e de entrevistas com os professores envolvidos no processo. A coleta desses dados ocorreu entre setembro e outubro de 2023. Por último, a interpretação desses dados foram permeados pelos estudos sobre alfabetização e letramento a partir de uma perspectiva histórico-cultural, e resultou, posteriormente, na elaboração de um manual de leitura composto por tarefas didáticas e com quesitos que visam a contribuir para a competência leitora do estudante e para nortear o olhar docente sobre o estudante com autismo, para se constituir também como ferramenta direcionada para o professor ao investigar e preparar as suas situações de aprendizagem referentes à competência leitora de seus estudantes. Os resultados evidenciaram uma prática docente que promove materiais diferenciados, mas que prioriza etapas de alfabetização.
id UNSP_6234a9ba0976d0b4eb16b80aa21e8e28
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/257522
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEAReading competence of students with Autism spectrum disorderTranstorno do espectro do autismoLetramentoEducação especialAlfabetizaçãoAutism Spectrum DisorderLiteratureSpecial educationAlphabetizationO ensino da leitura e da escrita continuam desafiadoras em nosso país: ainda que os programas implementados pelas políticas educacionais públicas decorrentes do Plano Nacional de Educação (decênio 2014/2024) se desdobrem em ações para alfabetizar a população brasileira, não foi possível erradicar o analfabetismo, segundo mostram os dados censitários aferidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2022. Desse modo, produções científicas no campo do letramento se alinham proficuamente com a nossa realidade, o que justifica a relevância do tema para esse estudo. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a competência leitora do estudante com transtorno do espectro autista e propor um produto educacional que auxilie os professores a avaliarem-nos. Logo, fez-se necessário o acesso aos materiais pedagógicos relacionados à competência leitora no processo de escolarização formal de 3 estudantes com Transtorno do Espectro Autista que cursam a última etapa de ensino da Educação Básica. As etapas metodológicas, por sua vez, consistiram na coleta de dados procedentes de observações dos alunos em sala de aula, das tarefas realizadas e de entrevistas com os professores envolvidos no processo. A coleta desses dados ocorreu entre setembro e outubro de 2023. Por último, a interpretação desses dados foram permeados pelos estudos sobre alfabetização e letramento a partir de uma perspectiva histórico-cultural, e resultou, posteriormente, na elaboração de um manual de leitura composto por tarefas didáticas e com quesitos que visam a contribuir para a competência leitora do estudante e para nortear o olhar docente sobre o estudante com autismo, para se constituir também como ferramenta direcionada para o professor ao investigar e preparar as suas situações de aprendizagem referentes à competência leitora de seus estudantes. Os resultados evidenciaram uma prática docente que promove materiais diferenciados, mas que prioriza etapas de alfabetização.Teaching reading and writing remains a challenge in Brazil: although the programs implemented by public education policies resulting from the National Education Plan (2014/2024) are focused on actions to teach the Brazilian population to read and write, it has not been possible to eradicate illiteracy, according to census data measured by the Brazilian Institute of Geography and Statistics in 2022. Thus, scientific productions in the field of literacy are fruitfully aligned with our reality, which justifies the relevance of the topic for this study. The objective of this research was to analyze the reading skills of students with autism spectrum disorder and propose an educational product that helps teachers assess them. Therefore, it was necessary to access pedagogical materials related to reading skills in the formal schooling process of 3 students with autism spectrum disorder who are in the last stage of Basic Education. The methodological steps, in turn, consisted of collecting data from observations of students in the classroom, from tasks performed, and from interviews with teachers involved in the process. These data were collected between September and October, 2024. Finally, the interpretation of these data was permeated by studies on alphabetization and literacy from a historical-cultural perspective, and subsequently resulted in the preparation of a reading manual composed of didactic tasks and questions that aim to contribute to the student's reading competence and to guide the teacher's view of students with autism, as to also constitute a tool aimed at teachers when investigating and preparing their learning situations related to the reading competence of their students. The results demonstrated a teaching practice that promotes differentiated materials, but that prioritizes literacy stages.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andréa Rizzo dos Santos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Cristiana Lima de [UNESP]2024-09-24T18:21:55Z2024-09-24T18:21:55Z2024-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfASSIS, Cristiana Lima de. A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25752233004056091P09385798082352209porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-25T06:01:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257522Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-25T06:01:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA
Reading competence of students with Autism spectrum disorder
title A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA
spellingShingle A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA
Assis, Cristiana Lima de [UNESP]
Transtorno do espectro do autismo
Letramento
Educação especial
Alfabetização
Autism Spectrum Disorder
Literature
Special education
Alphabetization
title_short A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA
title_full A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA
title_fullStr A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA
title_full_unstemmed A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA
title_sort A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA
author Assis, Cristiana Lima de [UNESP]
author_facet Assis, Cristiana Lima de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andréa Rizzo dos Santos [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Cristiana Lima de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do espectro do autismo
Letramento
Educação especial
Alfabetização
Autism Spectrum Disorder
Literature
Special education
Alphabetization
topic Transtorno do espectro do autismo
Letramento
Educação especial
Alfabetização
Autism Spectrum Disorder
Literature
Special education
Alphabetization
description O ensino da leitura e da escrita continuam desafiadoras em nosso país: ainda que os programas implementados pelas políticas educacionais públicas decorrentes do Plano Nacional de Educação (decênio 2014/2024) se desdobrem em ações para alfabetizar a população brasileira, não foi possível erradicar o analfabetismo, segundo mostram os dados censitários aferidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2022. Desse modo, produções científicas no campo do letramento se alinham proficuamente com a nossa realidade, o que justifica a relevância do tema para esse estudo. O objetivo dessa pesquisa foi analisar a competência leitora do estudante com transtorno do espectro autista e propor um produto educacional que auxilie os professores a avaliarem-nos. Logo, fez-se necessário o acesso aos materiais pedagógicos relacionados à competência leitora no processo de escolarização formal de 3 estudantes com Transtorno do Espectro Autista que cursam a última etapa de ensino da Educação Básica. As etapas metodológicas, por sua vez, consistiram na coleta de dados procedentes de observações dos alunos em sala de aula, das tarefas realizadas e de entrevistas com os professores envolvidos no processo. A coleta desses dados ocorreu entre setembro e outubro de 2023. Por último, a interpretação desses dados foram permeados pelos estudos sobre alfabetização e letramento a partir de uma perspectiva histórico-cultural, e resultou, posteriormente, na elaboração de um manual de leitura composto por tarefas didáticas e com quesitos que visam a contribuir para a competência leitora do estudante e para nortear o olhar docente sobre o estudante com autismo, para se constituir também como ferramenta direcionada para o professor ao investigar e preparar as suas situações de aprendizagem referentes à competência leitora de seus estudantes. Os resultados evidenciaram uma prática docente que promove materiais diferenciados, mas que prioriza etapas de alfabetização.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-24T18:21:55Z
2024-09-24T18:21:55Z
2024-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ASSIS, Cristiana Lima de. A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/257522
33004056091P0
9385798082352209
identifier_str_mv ASSIS, Cristiana Lima de. A competência leitora em estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo - TEA. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2024.
33004056091P0
9385798082352209
url https://hdl.handle.net/11449/257522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546386354864128