Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Marlene Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150782
Resumo: O presente estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta de planejamento intercultural, por meio de uma sequência didática direcionada ao quinto ano do ensino fundamental. Trata-se de um plano de ação como meio de potencializar a resistência à discriminação planejada, presente no currículo oficial das escolas públicas estaduais paulistas para os anos iniciais. A intenção é dotar a atuação docente de capacidade de respostas, tanto à engenharia de controle curricular exercido pelas agencias estaduais, quanto aos grupos excluídos pela tradição seletiva do currículo oficial. A proposta é de inspiração freireana aliada às reflexões dos estudos decoloniais, em virtude da sintonia que apresentam na crítica epistemológica à modernidade e seus valores eurocêntricos.
id UNSP_623dfc3a861ce80ff5ed6d2f66f7a549
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150782
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejadaNarratives denied: strategies of resistance to planned discriminationDecolonialidadeDiscriminação planejadaEducação antirracistaInterculturalidadeAnti-racist educationDecolonialityInterculturalismPlanned discriminationO presente estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta de planejamento intercultural, por meio de uma sequência didática direcionada ao quinto ano do ensino fundamental. Trata-se de um plano de ação como meio de potencializar a resistência à discriminação planejada, presente no currículo oficial das escolas públicas estaduais paulistas para os anos iniciais. A intenção é dotar a atuação docente de capacidade de respostas, tanto à engenharia de controle curricular exercido pelas agencias estaduais, quanto aos grupos excluídos pela tradição seletiva do currículo oficial. A proposta é de inspiração freireana aliada às reflexões dos estudos decoloniais, em virtude da sintonia que apresentam na crítica epistemológica à modernidade e seus valores eurocêntricos.This study aimed to develop a proposal for intercultural planning through a didactic sequence directed to the fifth grade of elementary school. This is a plan for action as a means of enhancing the resistance to planned discrimination in the official curriculum of the São Paulo state public schools for the early years. The intention is to provide responses, both the curriculum of control engineering exercised by state agencies, the was groups excluded by the selective tradition of the official curriculum. The proposal is Freire's inspiration combined with the reflections of decolonial studies, because of the line presenting the epistemological critique of modernity and its Eurocentric values.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Marlene Oliveira [UNESP]2017-05-31T17:05:40Z2017-05-31T17:05:40Z2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15078200088683133004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-22T06:12:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150782Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:32.093096Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada
Narratives denied: strategies of resistance to planned discrimination
title Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada
spellingShingle Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada
Brito, Marlene Oliveira [UNESP]
Decolonialidade
Discriminação planejada
Educação antirracista
Interculturalidade
Anti-racist education
Decoloniality
Interculturalism
Planned discrimination
title_short Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada
title_full Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada
title_fullStr Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada
title_full_unstemmed Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada
title_sort Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada
author Brito, Marlene Oliveira [UNESP]
author_facet Brito, Marlene Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vitor [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Marlene Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonialidade
Discriminação planejada
Educação antirracista
Interculturalidade
Anti-racist education
Decoloniality
Interculturalism
Planned discrimination
topic Decolonialidade
Discriminação planejada
Educação antirracista
Interculturalidade
Anti-racist education
Decoloniality
Interculturalism
Planned discrimination
description O presente estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta de planejamento intercultural, por meio de uma sequência didática direcionada ao quinto ano do ensino fundamental. Trata-se de um plano de ação como meio de potencializar a resistência à discriminação planejada, presente no currículo oficial das escolas públicas estaduais paulistas para os anos iniciais. A intenção é dotar a atuação docente de capacidade de respostas, tanto à engenharia de controle curricular exercido pelas agencias estaduais, quanto aos grupos excluídos pela tradição seletiva do currículo oficial. A proposta é de inspiração freireana aliada às reflexões dos estudos decoloniais, em virtude da sintonia que apresentam na crítica epistemológica à modernidade e seus valores eurocêntricos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-31T17:05:40Z
2017-05-31T17:05:40Z
2017-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150782
000886831
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/150782
identifier_str_mv 000886831
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128546536685568