Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/150782 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta de planejamento intercultural, por meio de uma sequência didática direcionada ao quinto ano do ensino fundamental. Trata-se de um plano de ação como meio de potencializar a resistência à discriminação planejada, presente no currículo oficial das escolas públicas estaduais paulistas para os anos iniciais. A intenção é dotar a atuação docente de capacidade de respostas, tanto à engenharia de controle curricular exercido pelas agencias estaduais, quanto aos grupos excluídos pela tradição seletiva do currículo oficial. A proposta é de inspiração freireana aliada às reflexões dos estudos decoloniais, em virtude da sintonia que apresentam na crítica epistemológica à modernidade e seus valores eurocêntricos. |
id |
UNSP_623dfc3a861ce80ff5ed6d2f66f7a549 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/150782 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejadaNarratives denied: strategies of resistance to planned discriminationDecolonialidadeDiscriminação planejadaEducação antirracistaInterculturalidadeAnti-racist educationDecolonialityInterculturalismPlanned discriminationO presente estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta de planejamento intercultural, por meio de uma sequência didática direcionada ao quinto ano do ensino fundamental. Trata-se de um plano de ação como meio de potencializar a resistência à discriminação planejada, presente no currículo oficial das escolas públicas estaduais paulistas para os anos iniciais. A intenção é dotar a atuação docente de capacidade de respostas, tanto à engenharia de controle curricular exercido pelas agencias estaduais, quanto aos grupos excluídos pela tradição seletiva do currículo oficial. A proposta é de inspiração freireana aliada às reflexões dos estudos decoloniais, em virtude da sintonia que apresentam na crítica epistemológica à modernidade e seus valores eurocêntricos.This study aimed to develop a proposal for intercultural planning through a didactic sequence directed to the fifth grade of elementary school. This is a plan for action as a means of enhancing the resistance to planned discrimination in the official curriculum of the São Paulo state public schools for the early years. The intention is to provide responses, both the curriculum of control engineering exercised by state agencies, the was groups excluded by the selective tradition of the official curriculum. The proposal is Freire's inspiration combined with the reflections of decolonial studies, because of the line presenting the epistemological critique of modernity and its Eurocentric values.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Marlene Oliveira [UNESP]2017-05-31T17:05:40Z2017-05-31T17:05:40Z2017-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15078200088683133004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-22T06:12:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150782Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:39:32.093096Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada Narratives denied: strategies of resistance to planned discrimination |
title |
Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada |
spellingShingle |
Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada Brito, Marlene Oliveira [UNESP] Decolonialidade Discriminação planejada Educação antirracista Interculturalidade Anti-racist education Decoloniality Interculturalism Planned discrimination |
title_short |
Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada |
title_full |
Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada |
title_fullStr |
Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada |
title_full_unstemmed |
Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada |
title_sort |
Narrativas negadas: estratégias de resistência à discriminação planejada |
author |
Brito, Marlene Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Brito, Marlene Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Vitor [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Marlene Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Decolonialidade Discriminação planejada Educação antirracista Interculturalidade Anti-racist education Decoloniality Interculturalism Planned discrimination |
topic |
Decolonialidade Discriminação planejada Educação antirracista Interculturalidade Anti-racist education Decoloniality Interculturalism Planned discrimination |
description |
O presente estudo teve por objetivo desenvolver uma proposta de planejamento intercultural, por meio de uma sequência didática direcionada ao quinto ano do ensino fundamental. Trata-se de um plano de ação como meio de potencializar a resistência à discriminação planejada, presente no currículo oficial das escolas públicas estaduais paulistas para os anos iniciais. A intenção é dotar a atuação docente de capacidade de respostas, tanto à engenharia de controle curricular exercido pelas agencias estaduais, quanto aos grupos excluídos pela tradição seletiva do currículo oficial. A proposta é de inspiração freireana aliada às reflexões dos estudos decoloniais, em virtude da sintonia que apresentam na crítica epistemológica à modernidade e seus valores eurocêntricos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-31T17:05:40Z 2017-05-31T17:05:40Z 2017-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/150782 000886831 33004056091P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/150782 |
identifier_str_mv |
000886831 33004056091P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128546536685568 |