Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felício, Aline Cazarini
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183137
Resumo: O objetivo desta tese é propor um modelo para avaliar competências de estudantes de engenharia em fóruns de discussão on-line. O modelo inclui um instrumento de pontuação (rubrica) baseado na Taxonomia de Bloom para avaliação de Competências em disciplinas da engenharia. A revisão da literatura indicou oportunidades de pesquisa atendidas pelo modelo proposto, tais como, comparação de diferentes rubricas, aplicação da Taxonomia de Bloom em atividades colaborativas, bem como validade e confiabilidade de rubricas em diferentes contextos educacionais. O modelo de avaliação utiliza rubrica analítica, a qual fornece feedback específico para cada uma das competências avaliadas, de acordo com os níveis da Taxonomia de Bloom: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. As competências avaliadas estão alinhadas com a Accreditation Board of Engineering and Techonology (ABET), World Economic Forum de 2015 e National Academy of Engineering, de forma a comtemplar complexidade e desafios do profissional do século XXI. A validação do modelo foi feita por meio de sua aplicação em instituições públicas de ensino superior (Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)), o que envolveu 118 docentes especialistas de ensino a distância e 106 estudantes. Evidenciaram a validade e confiabilidade do modelo por meio dos coeficientes: Indice de Validade de Conteúdo (90%), Alfa de Cronbach (0,73), Porcentagem Absoluta (89,2%) e o Kappa de Fleiss (0,81). A discussão com os especialistas mostrou que o modelo contribui para orientação explícita aos docentes de como avaliar competências estudantis valorizadas no mercado de trabalho, tais como, solução de problemas, pensamento crítico e analítico, comunicação na forma escrita e criatividade.
id UNSP_62d6e25af398a4da3ab0665d965658a7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183137
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-lineModel to evaluate engineering students’ competencies in on-line discussion forumsRubricaFóruns de DiscussãoEducação a DistânciaTaxonomia de BloomAvaliação de CompetênciasEnsino à distânciaCompetências essenciaisFórum (Debates)RubricDiscussion ForumsDistance EducationBloom’s TaxonomyCompetency AssessmentO objetivo desta tese é propor um modelo para avaliar competências de estudantes de engenharia em fóruns de discussão on-line. O modelo inclui um instrumento de pontuação (rubrica) baseado na Taxonomia de Bloom para avaliação de Competências em disciplinas da engenharia. A revisão da literatura indicou oportunidades de pesquisa atendidas pelo modelo proposto, tais como, comparação de diferentes rubricas, aplicação da Taxonomia de Bloom em atividades colaborativas, bem como validade e confiabilidade de rubricas em diferentes contextos educacionais. O modelo de avaliação utiliza rubrica analítica, a qual fornece feedback específico para cada uma das competências avaliadas, de acordo com os níveis da Taxonomia de Bloom: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. As competências avaliadas estão alinhadas com a Accreditation Board of Engineering and Techonology (ABET), World Economic Forum de 2015 e National Academy of Engineering, de forma a comtemplar complexidade e desafios do profissional do século XXI. A validação do modelo foi feita por meio de sua aplicação em instituições públicas de ensino superior (Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)), o que envolveu 118 docentes especialistas de ensino a distância e 106 estudantes. Evidenciaram a validade e confiabilidade do modelo por meio dos coeficientes: Indice de Validade de Conteúdo (90%), Alfa de Cronbach (0,73), Porcentagem Absoluta (89,2%) e o Kappa de Fleiss (0,81). A discussão com os especialistas mostrou que o modelo contribui para orientação explícita aos docentes de como avaliar competências estudantis valorizadas no mercado de trabalho, tais como, solução de problemas, pensamento crítico e analítico, comunicação na forma escrita e criatividade.The objective of this thesis is proposing a model to evaluate Engineering students’ competencies in on-line discussion forums. The model includes a grading tool (rubric), based on Bloom’s Taxonomy, for the evaluation of competencies in Engineering courses which stimulate logical thinking and decision making. The literature review revealed research possibilities about the proposed model use, such as the comparison of different rubrics, the application of Bloom’s Taxonomy in collaborative activities, and rubric validity and reliability in different educational contexts. The evaluation Model uses an analytic rubric, which provides a specific feedback for each of the evaluated competencies, according to the levels of Bloom’s Taxonomy: remembering, understanding, applying, analyzing, evaluating and creating. The evaluated competencies are relevant for the Accreditation Board of Engineering and Technology, 2015 World Economic Forum, and National Academy of Engineering, keeping in view the complexity and challenges of the 21st century professional.Validation of the model was done through its application in public universities (Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)), with the collaboration of 118 distance education specialist teachers and 106 students. Validity and reliability of the Model was proved by the following coefficients: Content Validity Index (90%), Cronbach’s Alpha (0.73), Absolute Percentage (89.2%), and Fleiss’ kappa (0.81). Discussion with the specialists revealed that the Model contributes for the teachers’ explicit orientation to evaluate students’ competencies that are valued in the job market, such as problem solution, critical and analytical thinking, written communication and creativity.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Muniz Junior, Jorge [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Felício, Aline Cazarini2019-08-06T15:04:26Z2019-08-06T15:04:26Z2019-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18313700091909033004080027P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T13:33:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183137Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:56:45.635394Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-line
Model to evaluate engineering students’ competencies in on-line discussion forums
title Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-line
spellingShingle Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-line
Felício, Aline Cazarini
Rubrica
Fóruns de Discussão
Educação a Distância
Taxonomia de Bloom
Avaliação de Competências
Ensino à distância
Competências essenciais
Fórum (Debates)
Rubric
Discussion Forums
Distance Education
Bloom’s Taxonomy
Competency Assessment
title_short Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-line
title_full Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-line
title_fullStr Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-line
title_full_unstemmed Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-line
title_sort Modelo para avaliação de competências de estudantes de engenharia em fóruns on-line
author Felício, Aline Cazarini
author_facet Felício, Aline Cazarini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muniz Junior, Jorge [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Felício, Aline Cazarini
dc.subject.por.fl_str_mv Rubrica
Fóruns de Discussão
Educação a Distância
Taxonomia de Bloom
Avaliação de Competências
Ensino à distância
Competências essenciais
Fórum (Debates)
Rubric
Discussion Forums
Distance Education
Bloom’s Taxonomy
Competency Assessment
topic Rubrica
Fóruns de Discussão
Educação a Distância
Taxonomia de Bloom
Avaliação de Competências
Ensino à distância
Competências essenciais
Fórum (Debates)
Rubric
Discussion Forums
Distance Education
Bloom’s Taxonomy
Competency Assessment
description O objetivo desta tese é propor um modelo para avaliar competências de estudantes de engenharia em fóruns de discussão on-line. O modelo inclui um instrumento de pontuação (rubrica) baseado na Taxonomia de Bloom para avaliação de Competências em disciplinas da engenharia. A revisão da literatura indicou oportunidades de pesquisa atendidas pelo modelo proposto, tais como, comparação de diferentes rubricas, aplicação da Taxonomia de Bloom em atividades colaborativas, bem como validade e confiabilidade de rubricas em diferentes contextos educacionais. O modelo de avaliação utiliza rubrica analítica, a qual fornece feedback específico para cada uma das competências avaliadas, de acordo com os níveis da Taxonomia de Bloom: lembrar, entender, aplicar, analisar, avaliar e criar. As competências avaliadas estão alinhadas com a Accreditation Board of Engineering and Techonology (ABET), World Economic Forum de 2015 e National Academy of Engineering, de forma a comtemplar complexidade e desafios do profissional do século XXI. A validação do modelo foi feita por meio de sua aplicação em instituições públicas de ensino superior (Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)), o que envolveu 118 docentes especialistas de ensino a distância e 106 estudantes. Evidenciaram a validade e confiabilidade do modelo por meio dos coeficientes: Indice de Validade de Conteúdo (90%), Alfa de Cronbach (0,73), Porcentagem Absoluta (89,2%) e o Kappa de Fleiss (0,81). A discussão com os especialistas mostrou que o modelo contribui para orientação explícita aos docentes de como avaliar competências estudantis valorizadas no mercado de trabalho, tais como, solução de problemas, pensamento crítico e analítico, comunicação na forma escrita e criatividade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06T15:04:26Z
2019-08-06T15:04:26Z
2019-06-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/183137
000919090
33004080027P6
url http://hdl.handle.net/11449/183137
identifier_str_mv 000919090
33004080027P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129141600419840