Perfil dos consumidores brasileiros de produtos de origem animal e suas percepções de fotografias sobre carnes, sistemas de produção, bem-estar animal e sustentabilidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/253182 |
Resumo: | As intenções de compras dos consumidores podem ser diferentes de acordo com uma série de características sociodemográficas. O entendimento das demandas, expectativas, motivações e percepções dos consumidores são importantes para as indústrias e as estratégias de comercialização. Os métodos de pesquisa visuais vêm sendo utilizados em diversas áreas, para obtenção das percepções e experiências do consumidor. Estudos fotográficos fornecem dados visuais momentâneos que proporcionam observação sistemática da fotografia. Os objetivos deste estudo foram conhecer o perfil e avaliar as atitudes e motivações dos consumidores de carnes e produtos de origem animal de diferentes regiões do Brasil. Assim como, avaliação da percepção, conhecimento e atitude dos consumidores em relação aos sistemas de produção animal, bem-estar animal e sustentabilidade com a utilização de fotografias. Para realização da pesquisa foi necessário a participação de 1.576 consumidores de todas as regiões do Brasil, por meio de questionário on-line utilizando o sistema Google Docs. O questionário possuía a configuração de múltipla escolha e os assuntos foram agrupados em cinco seções, sendo as quatro primeiras referentes ao termo de consentimento livre e esclarecido, perfil dos consumidores, hábitos alimentares e conhecimento sobre a produção animal. A última seção foi fotográfica e abordou a preferência de carnes, bem-estar animal e sustentabilidade. Após a coleta dos dados, foi realizada análises de frequência por meio do procedimento PROC FREQ. Para testar a homogeneidade dos dados foi utilizado o teste do qui-quadrado e as comparações foram analisadas por procedimentos do General Linear Model com gêneros e regiões como efeito fixo. O perfil dos respondentes consistiu em maioria pelo gênero feminino, idades entre 15 a 29 anos, nível educacional acima de ensino médio completo, lares com 2 a 3 moradores domiciliares e salário mínimo entre 2 a < 5. Os principais resultados foram que a carne mais consumida por brasileiros durante a semana é a de frango e durante os finais de semana e feriados, bovina. Houve diferença (p≤0.05) entre os gêneros em relação ao conhecimento da produção animal, tipo de dieta, carnes, bem-estar animal e sustentabilidade e de regiões em relação a conhecimento da produção animal, carnes, bem-estar animal e sustentabilidade. Os consumidores brasileiros escolhem carnes de acordo com as características de qualidade e preferem carne bovina de cor vemelho vivo e sem gordura. Por fim, acreditam que animais criados em sistemas de pastagens possuem maiores níveis de bem-estar animal e sustentabilidade. |
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Perfil dos consumidores brasileiros de produtos de origem animal e suas percepções de fotografias sobre carnes, sistemas de produção, bem-estar animal e sustentabilidade.Profile of Brazilian consumers of animal products and their perceptions of photographs of meat, production systems, animal welfare and sustainability.Atitudes do consumidorEscolhas alimentaresMetodologia visualPreferênciaProdução agropecuáriaPublicidadeAdvertisingAgricultural productionConsumer attitudesFood choicesPreferenceVisual methodologyAs intenções de compras dos consumidores podem ser diferentes de acordo com uma série de características sociodemográficas. O entendimento das demandas, expectativas, motivações e percepções dos consumidores são importantes para as indústrias e as estratégias de comercialização. Os métodos de pesquisa visuais vêm sendo utilizados em diversas áreas, para obtenção das percepções e experiências do consumidor. Estudos fotográficos fornecem dados visuais momentâneos que proporcionam observação sistemática da fotografia. Os objetivos deste estudo foram conhecer o perfil e avaliar as atitudes e motivações dos consumidores de carnes e produtos de origem animal de diferentes regiões do Brasil. Assim como, avaliação da percepção, conhecimento e atitude dos consumidores em relação aos sistemas de produção animal, bem-estar animal e sustentabilidade com a utilização de fotografias. Para realização da pesquisa foi necessário a participação de 1.576 consumidores de todas as regiões do Brasil, por meio de questionário on-line utilizando o sistema Google Docs. O questionário possuía a configuração de múltipla escolha e os assuntos foram agrupados em cinco seções, sendo as quatro primeiras referentes ao termo de consentimento livre e esclarecido, perfil dos consumidores, hábitos alimentares e conhecimento sobre a produção animal. A última seção foi fotográfica e abordou a preferência de carnes, bem-estar animal e sustentabilidade. Após a coleta dos dados, foi realizada análises de frequência por meio do procedimento PROC FREQ. Para testar a homogeneidade dos dados foi utilizado o teste do qui-quadrado e as comparações foram analisadas por procedimentos do General Linear Model com gêneros e regiões como efeito fixo. O perfil dos respondentes consistiu em maioria pelo gênero feminino, idades entre 15 a 29 anos, nível educacional acima de ensino médio completo, lares com 2 a 3 moradores domiciliares e salário mínimo entre 2 a < 5. Os principais resultados foram que a carne mais consumida por brasileiros durante a semana é a de frango e durante os finais de semana e feriados, bovina. Houve diferença (p≤0.05) entre os gêneros em relação ao conhecimento da produção animal, tipo de dieta, carnes, bem-estar animal e sustentabilidade e de regiões em relação a conhecimento da produção animal, carnes, bem-estar animal e sustentabilidade. Os consumidores brasileiros escolhem carnes de acordo com as características de qualidade e preferem carne bovina de cor vemelho vivo e sem gordura. Por fim, acreditam que animais criados em sistemas de pastagens possuem maiores níveis de bem-estar animal e sustentabilidade.Consumers' purchasing intentions can differ according to a series of socio-demographic characteristics. Understanding consumer demands, expectations, motivations and perceptions is important for industries and marketing strategies. Visual research methods have been used in various areas to obtain consumer perceptions and experiences. Photographic studies provide momentary visual data that provide systematic observation of the photograph. The objectives of this study were to get to know the profile and assess the attitudes and motivations of consumers of meat and animal products from different regions of Brazil. It also aimed to assess consumers' perceptions, knowledge and attitudes towards animal production systems, animal welfare and sustainability using photographs. In order to carry out the research, 1,576 consumers from all regions of Brazil took part in an online questionnaire using the Google Docs system. The questionnaire was multiple choice and the subjects were grouped into five sections, the first four referring to the informed consent form, consumer profile, eating habits and knowledge about animal production. The last section was photographic and dealt with meat preference, animal welfare and sustainability. After collecting the data, frequency analysis was carried out using the PROC FREQ procedure. The chi-square test was used to test the homogeneity of the data and comparisons were analyzed using General Linear Model procedures with gender and region as fixed effects. The profile of the respondents consisted of a majority of females, ages between 15 and 29, education level above complete high school, households with 2 to 3 residents and minimum wage between 2 and < 5. The main results were that the meat most consumed by Brazilians during the week is chicken and during weekends and holidays, beef. There was a difference (p≤0.05) between genders in relation to knowledge of animal production, type of diet, meat, animal welfare and sustainability and between regions in relation to knowledge of animal production, meat, animal welfare and sustainability. Brazilian consumers choose meat according to quality characteristics and prefer beef that is bright red in color and fat-free. Finally, they believe that animals raised in pasture systems have higher levels of animal welfare and sustainability.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPq: 132071/2021-5MCTIC/CNPq: 406734/2022-4FAPESP: 2020/15079-5Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinheiro, Rafael Silvio Bonilha [UNESP]Manfroi, Julia Vettori2024-02-05T18:31:50Z2024-02-05T18:31:50Z2024-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMANFROI, J. V. Perfil dos consumidores brasileiros de produtos de origem animal e suas percepções de fotografias sobre carnes, sistemas de produção, bem-estar animal e sustentabilidade. 2024. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2024.https://hdl.handle.net/11449/253182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-12-09T17:42:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/253182Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-12-09T17:42:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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