A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132012000100007 http://hdl.handle.net/11449/6409 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi analisar, nas interações realizadas por escrito dentro de um chat educacional, os tipos de operacionalização para o processo da correção - enquanto procedimento de reformulação, de acordo com a Perspectiva Textual-Interativa. O corpus, constituído por 31 sessões e por 17 participantes (1 professor e 16 alunos), mostrou a presença de quatro tipos de operacionalização da correção: autocorreção autoiniciada, autocorreção heteroiniciada, heterocorreção autoiniciada e heterocorreção heteroiniciada. O maior número de ocorrências foi o da autocorreção autoiniciada. Esse resultado sugere que: i) os participantes, nesse contexto, parecem se preocupar em preservar a auto-imagem, já que a correção não era essencial à compreensão do texto; ii) os escreventes conhecem as regras e, por isso, se monitoram; iii) a própria ferramenta chat contribui para a autocorreção autoiniciada; e iv) a preferência pela autocorreção autoiniciada parece evitar que o professor assuma o papel de corretor do curso de língua. Foram identificados, ainda, padrões de reformulação com e sem marcadores inscritos na materialidade do texto. |
id |
UNSP_6366a161bc2bcae3dd3b6f9e59833f1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/6409 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcasThe correction as a process of reformulation in educational chat written in spanish by Brazilians: types of operation and markscorreçãoreformulaçãochat educacionalperspectiva textual-interativaensino de espanholcorrectionreformulationeducational chattextual-interactive perspectivespanish teachingO objetivo deste artigo foi analisar, nas interações realizadas por escrito dentro de um chat educacional, os tipos de operacionalização para o processo da correção - enquanto procedimento de reformulação, de acordo com a Perspectiva Textual-Interativa. O corpus, constituído por 31 sessões e por 17 participantes (1 professor e 16 alunos), mostrou a presença de quatro tipos de operacionalização da correção: autocorreção autoiniciada, autocorreção heteroiniciada, heterocorreção autoiniciada e heterocorreção heteroiniciada. O maior número de ocorrências foi o da autocorreção autoiniciada. Esse resultado sugere que: i) os participantes, nesse contexto, parecem se preocupar em preservar a auto-imagem, já que a correção não era essencial à compreensão do texto; ii) os escreventes conhecem as regras e, por isso, se monitoram; iii) a própria ferramenta chat contribui para a autocorreção autoiniciada; e iv) a preferência pela autocorreção autoiniciada parece evitar que o professor assuma o papel de corretor do curso de língua. Foram identificados, ainda, padrões de reformulação com e sem marcadores inscritos na materialidade do texto.The aim of this article was to analyse in written educational chat interactions the types of operation of correction process as a reformulation procedure according to Textual-Interactive Perspective. Our corpus is formed by 31 sessions and 17 participants (1 teacher and 16 students) and four types of correction operations were identified: self-initiated self-correction, other-initiated self-correction, self-initiated other-correction and other-initiated other-correction. The highest number of occurrences was the self-initiated self-correction. This result suggests that: i) the participants in such context seem to worry about preserving the self-image since correction was not essential to text comprehension; ii) the participants know the rules and because of them they monitor themselves; iii) the chat tool itself contributes to the self-initiated self-correction; and iv) the self-initiated self-correction preference seems to avoid the teacher's language corrector function. Patterns of reformulation with and without marks inscribed in the text materiality were also identified.UNESPUNESPUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística AplicadaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP]2014-05-20T13:22:01Z2014-05-20T13:22:01Z2012-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article119-151application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132012000100007Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 51, n. 1, p. 119-151, 2012.0103-1813http://hdl.handle.net/11449/640910.1590/S0103-18132012000100007S0103-18132012000100007S0103-18132012000100007.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporTrabalhos em Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T06:20:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6409Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:54:35.180648Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas The correction as a process of reformulation in educational chat written in spanish by Brazilians: types of operation and marks |
title |
A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas |
spellingShingle |
A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP] correção reformulação chat educacional perspectiva textual-interativa ensino de espanhol correction reformulation educational chat textual-interactive perspective spanish teaching |
title_short |
A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas |
title_full |
A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas |
title_fullStr |
A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas |
title_full_unstemmed |
A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas |
title_sort |
A correção como procedimento de reformulação em chat educacional escrito em espanhol por brasileiros: tipos de operacionalização e marcas |
author |
Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP] |
author_facet |
Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa-Paiva, Crisciene Lara [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
correção reformulação chat educacional perspectiva textual-interativa ensino de espanhol correction reformulation educational chat textual-interactive perspective spanish teaching |
topic |
correção reformulação chat educacional perspectiva textual-interativa ensino de espanhol correction reformulation educational chat textual-interactive perspective spanish teaching |
description |
O objetivo deste artigo foi analisar, nas interações realizadas por escrito dentro de um chat educacional, os tipos de operacionalização para o processo da correção - enquanto procedimento de reformulação, de acordo com a Perspectiva Textual-Interativa. O corpus, constituído por 31 sessões e por 17 participantes (1 professor e 16 alunos), mostrou a presença de quatro tipos de operacionalização da correção: autocorreção autoiniciada, autocorreção heteroiniciada, heterocorreção autoiniciada e heterocorreção heteroiniciada. O maior número de ocorrências foi o da autocorreção autoiniciada. Esse resultado sugere que: i) os participantes, nesse contexto, parecem se preocupar em preservar a auto-imagem, já que a correção não era essencial à compreensão do texto; ii) os escreventes conhecem as regras e, por isso, se monitoram; iii) a própria ferramenta chat contribui para a autocorreção autoiniciada; e iv) a preferência pela autocorreção autoiniciada parece evitar que o professor assuma o papel de corretor do curso de língua. Foram identificados, ainda, padrões de reformulação com e sem marcadores inscritos na materialidade do texto. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 2014-05-20T13:22:01Z 2014-05-20T13:22:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132012000100007 Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 51, n. 1, p. 119-151, 2012. 0103-1813 http://hdl.handle.net/11449/6409 10.1590/S0103-18132012000100007 S0103-18132012000100007 S0103-18132012000100007.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-18132012000100007 http://hdl.handle.net/11449/6409 |
identifier_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada. UNICAMP. Departamento de Linguística Aplicada, v. 51, n. 1, p. 119-151, 2012. 0103-1813 10.1590/S0103-18132012000100007 S0103-18132012000100007 S0103-18132012000100007.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
119-151 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Departamento de Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129262498086912 |