Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Incau, Camila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/195962
Resumo: A modernidade e suas formas de subjetivação produziram padrões que enrijeceram a singularidade e borraram a diversidade, principalmente, a infantil. Para abordar esses engendramentos, realizou-se a retomada histórica sobre as relações, os saberes e as instituições que fomentam a normatização na contemporaneidade e que atravessam as subjetivações infantis. Com isso, a presente investigação vislumbrou como os processos homogeneizantes que perpassam as crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), compreendendo que o conhecimento correto no que tange a caracterização, a identificação e o atendimento por parte dos profissionais que atuam com esses perfis pode minimizar os mitos e erros de identificação e caracterização, os quais, muitas vezes, os envolvem devido a padronização dos comportamentos da infância. Neste cenário, a Psicologia possui um papel relevante no processo de identificação, encaminhamento e atendimento de crianças com TDAH e AH/SD, exercendo funções específicas e exclusivas como, por exemplo, a avaliação psicológica. Por isso, objetivou-se, por meio de uma investigação qualitativa/quantitativa, compreender como formandos de Psicologia, futuros psicólogos, de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do Estado de São Paulo caracterizam crianças com características de TDAH, AH/SD e dupla excepcionalidade, bem como, fariam o atendimento e o encaminhamento dessas crianças para a rede especializada. Isso porque nos últimos anos houve um aumento no número de crianças diagnosticadas com TDAH e um baixo número de crianças identificadas com AH/SD no Brasil. Para contemplar tal objetivo, a investigação foi dívida em 4 estudos que se complementam no decorrer da dissertação. O primeiro estudo, representado pelo capítulo 1, realizou a retomada histórica dos processos de normatização da sociedade capitalista. Assim como o primeiro estudo, o segundo capítulo abrangeu como a história da Psicologia e como esta ciência por vezes atrelasse aos processos de normatização. O terceiro estudo, apresentado no capítulo 3 trouxe a história do TDAH e das AH/SD para a compreensão das denominações sociais entorno destes perfis. O quarto e último estudo foi divido em duas fases, na primeira foram aplicados questionários virtuais com questões fechadas e abertas versando sobre a temática descrita e na segunda fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas que buscaram aprofundar qualitativamente a discussão proposta. Para a análise dos conteúdos obtidos, utilizou-se a análise do discurso coletivo, uma vez que esta investigação possui um cunho descritivo com delineamento de estudo de campo e abordagem quanti/qualitativa. Os resultados das análises revelaram uma dificuldade dos participantes em descrever os três perfis dentro de suas especialidades, corroborando com a importância de que esta temática seja mais abordada na formação inicial para que se possa minimizar os erros de caracterização e identificação no que toca o TDAH e as AH/SD. Desta maneira, percebeu-se, no decorrer desta investigação, por meio da junção do contexto histórico com a pesquisa de campo, que a Psicologia ainda precisa aprimorar seus conhecimentos no que tange esta temática para conseguir atender efetivamente as singularidades destes perfis na contemporaneidade.
id UNSP_636f84e41f08450816af8c1e7d793a73
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/195962
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologiaAttention deficit hyperactivity disorder and high abilities / giftedness: a reflection on the concepts of psychology studentsCrianças hiperativasCrianças desatentasCrianças superdotadasFatores psicossociaisFormação inicialNiños hiperactivosNiños desatentosNiños dotadosFactores psicosocialesFormación inicialHyperactive childrenInattentive childrenHigh-ability childrenPsychosocial factorsInitial formationA modernidade e suas formas de subjetivação produziram padrões que enrijeceram a singularidade e borraram a diversidade, principalmente, a infantil. Para abordar esses engendramentos, realizou-se a retomada histórica sobre as relações, os saberes e as instituições que fomentam a normatização na contemporaneidade e que atravessam as subjetivações infantis. Com isso, a presente investigação vislumbrou como os processos homogeneizantes que perpassam as crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), compreendendo que o conhecimento correto no que tange a caracterização, a identificação e o atendimento por parte dos profissionais que atuam com esses perfis pode minimizar os mitos e erros de identificação e caracterização, os quais, muitas vezes, os envolvem devido a padronização dos comportamentos da infância. Neste cenário, a Psicologia possui um papel relevante no processo de identificação, encaminhamento e atendimento de crianças com TDAH e AH/SD, exercendo funções específicas e exclusivas como, por exemplo, a avaliação psicológica. Por isso, objetivou-se, por meio de uma investigação qualitativa/quantitativa, compreender como formandos de Psicologia, futuros psicólogos, de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do Estado de São Paulo caracterizam crianças com características de TDAH, AH/SD e dupla excepcionalidade, bem como, fariam o atendimento e o encaminhamento dessas crianças para a rede especializada. Isso porque nos últimos anos houve um aumento no número de crianças diagnosticadas com TDAH e um baixo número de crianças identificadas com AH/SD no Brasil. Para contemplar tal objetivo, a investigação foi dívida em 4 estudos que se complementam no decorrer da dissertação. O primeiro estudo, representado pelo capítulo 1, realizou a retomada histórica dos processos de normatização da sociedade capitalista. Assim como o primeiro estudo, o segundo capítulo abrangeu como a história da Psicologia e como esta ciência por vezes atrelasse aos processos de normatização. O terceiro estudo, apresentado no capítulo 3 trouxe a história do TDAH e das AH/SD para a compreensão das denominações sociais entorno destes perfis. O quarto e último estudo foi divido em duas fases, na primeira foram aplicados questionários virtuais com questões fechadas e abertas versando sobre a temática descrita e na segunda fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas que buscaram aprofundar qualitativamente a discussão proposta. Para a análise dos conteúdos obtidos, utilizou-se a análise do discurso coletivo, uma vez que esta investigação possui um cunho descritivo com delineamento de estudo de campo e abordagem quanti/qualitativa. Os resultados das análises revelaram uma dificuldade dos participantes em descrever os três perfis dentro de suas especialidades, corroborando com a importância de que esta temática seja mais abordada na formação inicial para que se possa minimizar os erros de caracterização e identificação no que toca o TDAH e as AH/SD. Desta maneira, percebeu-se, no decorrer desta investigação, por meio da junção do contexto histórico com a pesquisa de campo, que a Psicologia ainda precisa aprimorar seus conhecimentos no que tange esta temática para conseguir atender efetivamente as singularidades destes perfis na contemporaneidade.La modernidad y sus formas de subjetividad han producido patrones que han endurecido la singularidad y difuminado la diversidad, especialmente la de los niños. Para abordar estos engendramientos se llevó a cabo una reanudación histórica de las relaciones, saberes e instituciones que propician la normatización en la época contemporánea y que atraviesan las subjetividades infantiles. Así, la presente investigación vislumbró cómo los procesos de homogeneización que permean a los niños con Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad (TDAH) y a los niños con Altas Capacidades / Superdotación (AH / SD), entendiendo que el conocimiento correcto respecto a la caracterización , la identificación y asistencia por parte de los profesionales que trabajan con estos perfiles puede minimizar los mitos y errores de identificación y caracterización que, muchas veces, los involucran debido a la estandarización de conductas infantiles. En este escenario, la Psicología tiene un papel relevante en el proceso de identificación, derivación y atención a los niños con TDAH y HA / SD, ejerciendo funciones específicas y exclusivas, como la evaluación psicológica. Por lo tanto, el objetivo fue, a través de una investigación cualitativa / cuantitativa, comprender cómo los graduados de psicología, futuros psicólogos, de las Instituciones de Educación Superior públicas y privadas del Estado de São Paulo caracterizan a los niños con características de TDAH, HA / SD y doble excepcionalidad, así como, atendería y derivaría a estos niños a la red especializada. Esto se debe a que en los últimos años ha habido un aumento en el número de niños diagnosticados con TDAH y un número bajo de niños identificados con HA / SD en Brasil. Para contemplar este objetivo, la investigación se realizó en 4 estudios que se complementan durante la disertación. El primer estudio, representado por el capítulo 1, llevó a cabo la reanudación histórica de los procesos de normalización de la sociedad capitalista. Al igual que el primer estudio, el segundo capítulo cubrió cómo la historia de la Psicología y cómo esta ciencia a veces se vincula con los procesos de normatización. El tercer estudio, presentado en el capítulo 3, trajo la historia del TDAH y HA / SD para comprender las denominaciones sociales que rodean estos perfiles. El cuarto y último estudio se dividió en dos fases, en la primera se aplicaron cuestionarios virtuales con preguntas cerradas y abiertas que abordan el tema descrito y en la segunda fase se realizaron entrevistas semiestructuradas que buscaron profundizar cualitativamente la discusión propuesta. Para el análisis de los contenidos obtenidos se utilizó el análisis del discurso colectivo, ya que esta investigación tiene un carácter descriptivo con un diseño de estudio de campo y enfoque cuantitativo / cualitativo. Los resultados de los análisis revelaron una dificultad para los participantes para describir los tres perfiles dentro de sus especialidades, corroborando la importancia de que este tema sea más abordado en la formación inicial para que se puedan minimizar los errores de caracterización e identificación con respecto al TDAH y el AH / SD. De esta manera, se advirtió, en el transcurso de esta investigación, a través de la unión del contexto histórico con la investigación de campo, que la Psicología aún necesita mejorar su conocimiento sobre esta temática para poder conocer de manera efectiva las singularidades de estos perfiles en la época contemporánea.Modernity and its forms of subjectivity have produced patterns that have stiffened singularity and blurred diversity, especially that of children. In order to address these engenderments, a historical resumption of the relationships, knowledge and institutions that foster normatization in contemporary times and that cross children's subjectivations was carried out. Thus, the present investigation envisioned how the homogenizing processes that permeate children with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and children with High Abilities / Giftedness (AH / SD), understanding that the correct knowledge regarding the characterization , the identification and assistance by the professionals who work with these profiles can minimize the myths and errors of identification and characterization, which, many times, involve them due to the standardization of childhood behaviors. In this scenario, Psychology has a relevant role in the process of identification, referral and care for children with ADHD and AH / SD, exercising specific and exclusive functions, such as psychological assessment. Therefore, the objective was, through a qualitative / quantitative investigation, to understand how psychology graduates, future psychologists, from public and private Higher Education Institutions in the State of São Paulo characterize children with characteristics of ADHD, AH / SD and double exceptionality, as well as, would attend and refer these children to the specialized network. This is because in recent years there has been an increase in the number of children diagnosed with ADHD and a low number of children identified with AH / SD in Brazil. In order to contemplate this objective, the investigation was carried out in 4 studies that complement each other during the dissertation. The first study, represented by chapter 1, carried out the historical resumption of the normalization processes of capitalist society. Like the first study, the second chapter covered how the history of Psychology and how this science sometimes linked to the normatization processes. The third study, presented in chapter 3, brought the history of ADHD and AH / SD to understand the social denominations surrounding these profiles. The fourth and last study was divided into two phases, in the first, virtual questionnaires were applied with closed and open questions dealing with the theme described and in the second phase, semi-structured interviews were carried out that sought to qualitatively deepen the proposed discussion. For the analysis of the contents obtained, the collective discourse analysis was used, since this investigation has a descriptive nature with a field study design and quantitative / qualitative approach. The results of the analyzes revealed a difficulty for the participants to describe the three profiles within their specialties, corroborating the importance of this theme being more addressed in the initial training so that one can minimize the errors of characterization and identification with regard to ADHD and the AH / SD. In this way, it was noticed, in the course of this investigation, through the junction of the historical context with the field research, that Psychology still needs to improve its knowledge regarding this theme in order to effectively meet the singularities of these profiles in contemporary times.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rondini, Carina Alexandra [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Incau, Camila2020-12-10T18:32:29Z2020-12-10T18:32:29Z2020-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19596233004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-14T06:21:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/195962Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-14T06:21:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia
Attention deficit hyperactivity disorder and high abilities / giftedness: a reflection on the concepts of psychology students
title Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia
spellingShingle Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia
Incau, Camila
Crianças hiperativas
Crianças desatentas
Crianças superdotadas
Fatores psicossociais
Formação inicial
Niños hiperactivos
Niños desatentos
Niños dotados
Factores psicosociales
Formación inicial
Hyperactive children
Inattentive children
High-ability children
Psychosocial factors
Initial formation
title_short Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia
title_full Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia
title_fullStr Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia
title_full_unstemmed Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia
title_sort Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e altas habilidades/superdotação: uma reflexão acerca das concepções de formandos de psicologia
author Incau, Camila
author_facet Incau, Camila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rondini, Carina Alexandra [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Incau, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças hiperativas
Crianças desatentas
Crianças superdotadas
Fatores psicossociais
Formação inicial
Niños hiperactivos
Niños desatentos
Niños dotados
Factores psicosociales
Formación inicial
Hyperactive children
Inattentive children
High-ability children
Psychosocial factors
Initial formation
topic Crianças hiperativas
Crianças desatentas
Crianças superdotadas
Fatores psicossociais
Formação inicial
Niños hiperactivos
Niños desatentos
Niños dotados
Factores psicosociales
Formación inicial
Hyperactive children
Inattentive children
High-ability children
Psychosocial factors
Initial formation
description A modernidade e suas formas de subjetivação produziram padrões que enrijeceram a singularidade e borraram a diversidade, principalmente, a infantil. Para abordar esses engendramentos, realizou-se a retomada histórica sobre as relações, os saberes e as instituições que fomentam a normatização na contemporaneidade e que atravessam as subjetivações infantis. Com isso, a presente investigação vislumbrou como os processos homogeneizantes que perpassam as crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e as crianças com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), compreendendo que o conhecimento correto no que tange a caracterização, a identificação e o atendimento por parte dos profissionais que atuam com esses perfis pode minimizar os mitos e erros de identificação e caracterização, os quais, muitas vezes, os envolvem devido a padronização dos comportamentos da infância. Neste cenário, a Psicologia possui um papel relevante no processo de identificação, encaminhamento e atendimento de crianças com TDAH e AH/SD, exercendo funções específicas e exclusivas como, por exemplo, a avaliação psicológica. Por isso, objetivou-se, por meio de uma investigação qualitativa/quantitativa, compreender como formandos de Psicologia, futuros psicólogos, de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do Estado de São Paulo caracterizam crianças com características de TDAH, AH/SD e dupla excepcionalidade, bem como, fariam o atendimento e o encaminhamento dessas crianças para a rede especializada. Isso porque nos últimos anos houve um aumento no número de crianças diagnosticadas com TDAH e um baixo número de crianças identificadas com AH/SD no Brasil. Para contemplar tal objetivo, a investigação foi dívida em 4 estudos que se complementam no decorrer da dissertação. O primeiro estudo, representado pelo capítulo 1, realizou a retomada histórica dos processos de normatização da sociedade capitalista. Assim como o primeiro estudo, o segundo capítulo abrangeu como a história da Psicologia e como esta ciência por vezes atrelasse aos processos de normatização. O terceiro estudo, apresentado no capítulo 3 trouxe a história do TDAH e das AH/SD para a compreensão das denominações sociais entorno destes perfis. O quarto e último estudo foi divido em duas fases, na primeira foram aplicados questionários virtuais com questões fechadas e abertas versando sobre a temática descrita e na segunda fase foram realizadas entrevistas semiestruturadas que buscaram aprofundar qualitativamente a discussão proposta. Para a análise dos conteúdos obtidos, utilizou-se a análise do discurso coletivo, uma vez que esta investigação possui um cunho descritivo com delineamento de estudo de campo e abordagem quanti/qualitativa. Os resultados das análises revelaram uma dificuldade dos participantes em descrever os três perfis dentro de suas especialidades, corroborando com a importância de que esta temática seja mais abordada na formação inicial para que se possa minimizar os erros de caracterização e identificação no que toca o TDAH e as AH/SD. Desta maneira, percebeu-se, no decorrer desta investigação, por meio da junção do contexto histórico com a pesquisa de campo, que a Psicologia ainda precisa aprimorar seus conhecimentos no que tange esta temática para conseguir atender efetivamente as singularidades destes perfis na contemporaneidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10T18:32:29Z
2020-12-10T18:32:29Z
2020-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/195962
33004153078P4
url http://hdl.handle.net/11449/195962
identifier_str_mv 33004153078P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046946017902592