Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90086
Resumo: Compreendendo um contexto de crise e as profundas alterações na relação sociedade-natureza, neste trabalho apontamos a Educação Ambiental (EA) como a contribuição da educação para a necessária transformação desta relação. Consideramos que as práticas de EA devem envolver três dimensões: conhecimentos, valores éticos/estéticos e participação política. Voltando nossa análise ao conteúdo valorativo da EA, reconhecemos a necessidade de atentar e refletir sobre os valores que regem a relação sociedade-natureza, apontando para o resgate e/ou um trabalho com novos valores. Entendemos que a construção de valores, através de um trabalho explícito, intencional e sistemático, pode proporcionar a formação de cidadãos aptos para conviver e fazer escolhas levando em conta os níveis pessoal e coletivo de vida. Também consideramos que o trabalho com valores envolve diferentes dimensões: cognitiva, afetiva e de ação. Para isso apoiamo-nos no importante papel do diálogo e das enunciações na aprendizagem e formação humana, bem como para a produção de sentidos. A partir dessas considerações, buscamos investigar, sob uma abordagem qualitativa, as práticas de professores de Ensino Fundamental II, participantes de um curso de formação continuada, voltado à EA e ao trabalho com valores. Nestas práticas procuramos identificar, através dos diálogos e enunciações empreendidas entre professor e alunos, os valores que foram enunciados, a forma de abordagem utilizada e alguns dos sentidos produzidos nestas práticas. A análise das práticas realizou-se através dos mapas de eventos e episódios de ensino de três professoras: de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Os assuntos explorados por cada uma delas são distintos e trabalham a temática ambiental e seu conteúdo valorativo sob diferentes...
id UNSP_63944a28574db0ac257fd1ecf29fbdd4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90086
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamentalEnvironmental educationDialogoEducação ambientalValores sociaisPratica de ensinoValoresCompreendendo um contexto de crise e as profundas alterações na relação sociedade-natureza, neste trabalho apontamos a Educação Ambiental (EA) como a contribuição da educação para a necessária transformação desta relação. Consideramos que as práticas de EA devem envolver três dimensões: conhecimentos, valores éticos/estéticos e participação política. Voltando nossa análise ao conteúdo valorativo da EA, reconhecemos a necessidade de atentar e refletir sobre os valores que regem a relação sociedade-natureza, apontando para o resgate e/ou um trabalho com novos valores. Entendemos que a construção de valores, através de um trabalho explícito, intencional e sistemático, pode proporcionar a formação de cidadãos aptos para conviver e fazer escolhas levando em conta os níveis pessoal e coletivo de vida. Também consideramos que o trabalho com valores envolve diferentes dimensões: cognitiva, afetiva e de ação. Para isso apoiamo-nos no importante papel do diálogo e das enunciações na aprendizagem e formação humana, bem como para a produção de sentidos. A partir dessas considerações, buscamos investigar, sob uma abordagem qualitativa, as práticas de professores de Ensino Fundamental II, participantes de um curso de formação continuada, voltado à EA e ao trabalho com valores. Nestas práticas procuramos identificar, através dos diálogos e enunciações empreendidas entre professor e alunos, os valores que foram enunciados, a forma de abordagem utilizada e alguns dos sentidos produzidos nestas práticas. A análise das práticas realizou-se através dos mapas de eventos e episódios de ensino de três professoras: de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Os assuntos explorados por cada uma delas são distintos e trabalham a temática ambiental e seu conteúdo valorativo sob diferentes...In the presence of a crisis context and the intense modification in the relationship between society and nature, in this paper we pointed out the role of environmental education (EE) as the contribution of education to the necessary transformation of this relationship. We believe that the practice of EE should involve three dimensions: knowledge, ethical/aesthetic values and political participation. Focusing our analysis on the evaluative content of the EE, we recognize the need to look and reflect on the values that govern the relationship between society and nature, pointing to the rescue and/or work with new values. We understand that the values construction, through an explicit, intentional and systematic work, can provide the formation of citizens able to live and make choices taking into account the levels of personal and collective life. We also believe that working with values involves different dimensions: cognitive, affective and action. For this we rely on the important role of dialog and utterances in learning and human development, as well as for the meaning makings. From these considerations, we investigate, in a qualitative approach, the practices of teachers of elementary school, participating in a continuing education course, directed to EE and working with values. Tried to identify these practices, through the dialog undertaken between teacher and students, the values that were set out, the form of approach used and some meanings produced in these practices. Practices were analyzed through the maps of events and episodes of teaching of three teachers: Science, Mathematics and Portuguese teachers. The subjects explored by each of them are distinct and work the environmental issue and its contents under different evaluative approaches. We found in practice. We found in the practices an explicit work with values, ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]2014-06-11T19:24:18Z2014-06-11T19:24:18Z2012-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis319 p. : tabs.application/pdfDEGASPERI, Thais Cristiane. Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental. 2012. 319 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90086000707925degasperi_tc_me_rcla.pdf33004137064P24980307107078303Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-10T06:05:39Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90086Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:31:36.705524Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental
title Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental
spellingShingle Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental
Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]
Environmental education
Dialogo
Educação ambiental
Valores sociais
Pratica de ensino
Valores
title_short Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental
title_full Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental
title_fullStr Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental
title_full_unstemmed Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental
title_sort Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental
author Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]
author_facet Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Degasperi, Thais Cristiane [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental education
Dialogo
Educação ambiental
Valores sociais
Pratica de ensino
Valores
topic Environmental education
Dialogo
Educação ambiental
Valores sociais
Pratica de ensino
Valores
description Compreendendo um contexto de crise e as profundas alterações na relação sociedade-natureza, neste trabalho apontamos a Educação Ambiental (EA) como a contribuição da educação para a necessária transformação desta relação. Consideramos que as práticas de EA devem envolver três dimensões: conhecimentos, valores éticos/estéticos e participação política. Voltando nossa análise ao conteúdo valorativo da EA, reconhecemos a necessidade de atentar e refletir sobre os valores que regem a relação sociedade-natureza, apontando para o resgate e/ou um trabalho com novos valores. Entendemos que a construção de valores, através de um trabalho explícito, intencional e sistemático, pode proporcionar a formação de cidadãos aptos para conviver e fazer escolhas levando em conta os níveis pessoal e coletivo de vida. Também consideramos que o trabalho com valores envolve diferentes dimensões: cognitiva, afetiva e de ação. Para isso apoiamo-nos no importante papel do diálogo e das enunciações na aprendizagem e formação humana, bem como para a produção de sentidos. A partir dessas considerações, buscamos investigar, sob uma abordagem qualitativa, as práticas de professores de Ensino Fundamental II, participantes de um curso de formação continuada, voltado à EA e ao trabalho com valores. Nestas práticas procuramos identificar, através dos diálogos e enunciações empreendidas entre professor e alunos, os valores que foram enunciados, a forma de abordagem utilizada e alguns dos sentidos produzidos nestas práticas. A análise das práticas realizou-se através dos mapas de eventos e episódios de ensino de três professoras: de Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. Os assuntos explorados por cada uma delas são distintos e trabalham a temática ambiental e seu conteúdo valorativo sob diferentes...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-24
2014-06-11T19:24:18Z
2014-06-11T19:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DEGASPERI, Thais Cristiane. Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental. 2012. 319 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/90086
000707925
degasperi_tc_me_rcla.pdf
33004137064P2
4980307107078303
identifier_str_mv DEGASPERI, Thais Cristiane. Educação ambiental e valores: diálogos e sentidos construídos nas práticas de professores de ensino fundamental. 2012. 319 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000707925
degasperi_tc_me_rcla.pdf
33004137064P2
4980307107078303
url http://hdl.handle.net/11449/90086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 319 p. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128373803712512