Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lilian Maria da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Tenani, Luciani Ester [UNESP]
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=483
http://hdl.handle.net/11449/126224
Resumo: As autoras tentam explicar a ocorrência de grafias não convencionais entre alunos no período posterior ao da alfabetização, ou seja, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, quando essas grafias não seriam esperadas. O principal foco da pesquisa é a hipersegmentação, ou seja, a presença de registros não convencionais de recursos gráficos – como espaços em branco ou hífens - no interior de palavras nas quais eles não são necessários. Para as pesquisadoras, essas ocorrências são fortemente motivadas pela própria complexidade linguístico-discursiva das palavras, não só em seu registro escrito, mas também do ponto de vista linguístico, ou seja, a relação entre fala e escrita. Mas as hipersegmentações não se limitam necessariamente a palavras “complicadas”. Dentre os exemplos citados, encontram-se hipersegmentações de palavras banais, como “em bora” – embora; e “mora-va” – morava -, encontradas na escrita de estudantes dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental. Ainda que dirija-se especialmente a professores, fonoaudiólogos e pesquisadores empenhados em entender o funcionamento da escrita - notadamente da palavra escrita e de suas relações com a fala – o livro atende a todos os que se interessam pela linguagem e por sua influência sobre a Educação.
id UNSP_63b3570fa3ed88d804f8fdac928f0b72
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126224
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Hipersegmentações de palavra no ensino fundamentalEstudos linguísticosAs autoras tentam explicar a ocorrência de grafias não convencionais entre alunos no período posterior ao da alfabetização, ou seja, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, quando essas grafias não seriam esperadas. O principal foco da pesquisa é a hipersegmentação, ou seja, a presença de registros não convencionais de recursos gráficos – como espaços em branco ou hífens - no interior de palavras nas quais eles não são necessários. Para as pesquisadoras, essas ocorrências são fortemente motivadas pela própria complexidade linguístico-discursiva das palavras, não só em seu registro escrito, mas também do ponto de vista linguístico, ou seja, a relação entre fala e escrita. Mas as hipersegmentações não se limitam necessariamente a palavras “complicadas”. Dentre os exemplos citados, encontram-se hipersegmentações de palavras banais, como “em bora” – embora; e “mora-va” – morava -, encontradas na escrita de estudantes dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental. Ainda que dirija-se especialmente a professores, fonoaudiólogos e pesquisadores empenhados em entender o funcionamento da escrita - notadamente da palavra escrita e de suas relações com a fala – o livro atende a todos os que se interessam pela linguagem e por sua influência sobre a Educação.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Cultura AcadêmicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Lilian Maria da [UNESP]Tenani, Luciani Ester [UNESP]2015-08-06T16:15:15Z2015-08-06T16:15:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=483SILVA, Lilian Maria da; TENANI, Luciani Ester. Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835834.9788579835834http://hdl.handle.net/11449/126224ISBN9788579835834.pdf7563247206294663porColeção PROPG Digital (UNESP)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-25T06:21:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126224Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:16:14.380917Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental
title Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental
spellingShingle Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental
Silva, Lilian Maria da [UNESP]
Estudos linguísticos
title_short Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental
title_full Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental
title_fullStr Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental
title_full_unstemmed Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental
title_sort Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental
author Silva, Lilian Maria da [UNESP]
author_facet Silva, Lilian Maria da [UNESP]
Tenani, Luciani Ester [UNESP]
author_role author
author2 Tenani, Luciani Ester [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lilian Maria da [UNESP]
Tenani, Luciani Ester [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos linguísticos
topic Estudos linguísticos
description As autoras tentam explicar a ocorrência de grafias não convencionais entre alunos no período posterior ao da alfabetização, ou seja, do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, quando essas grafias não seriam esperadas. O principal foco da pesquisa é a hipersegmentação, ou seja, a presença de registros não convencionais de recursos gráficos – como espaços em branco ou hífens - no interior de palavras nas quais eles não são necessários. Para as pesquisadoras, essas ocorrências são fortemente motivadas pela própria complexidade linguístico-discursiva das palavras, não só em seu registro escrito, mas também do ponto de vista linguístico, ou seja, a relação entre fala e escrita. Mas as hipersegmentações não se limitam necessariamente a palavras “complicadas”. Dentre os exemplos citados, encontram-se hipersegmentações de palavras banais, como “em bora” – embora; e “mora-va” – morava -, encontradas na escrita de estudantes dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental. Ainda que dirija-se especialmente a professores, fonoaudiólogos e pesquisadores empenhados em entender o funcionamento da escrita - notadamente da palavra escrita e de suas relações com a fala – o livro atende a todos os que se interessam pela linguagem e por sua influência sobre a Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-08-06T16:15:15Z
2015-08-06T16:15:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=483
SILVA, Lilian Maria da; TENANI, Luciani Ester. Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835834.
9788579835834
http://hdl.handle.net/11449/126224
ISBN9788579835834.pdf
7563247206294663
url http://www.culturaacademica.com.br/catalogo-detalhe.asp?ctl_id=483
http://hdl.handle.net/11449/126224
identifier_str_mv SILVA, Lilian Maria da; TENANI, Luciani Ester. Hipersegmentações de palavra no ensino fundamental. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014. (Coleção PROPG Digital- UNESP). ISBN 9788579835834.
9788579835834
ISBN9788579835834.pdf
7563247206294663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coleção PROPG Digital (UNESP)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
publisher.none.fl_str_mv Cultura Acadêmica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129302546350080