O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marraccini, Luis Roberto Rizzi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/239538
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como finalidade apresentar possibilidades de introdução e uso de tecnologias de informação, principalmente geotecnologias na alfabetização cartográfica de educandos(as) no Ensino Médio, visando, a partir da reflexão sobre a utilização de Geotecnologias como instrumentos didáticos em sala de aula, desenvolver e aplicar uma sequência didática para o ensino da Cartografia e Geotecnologias na disciplina de Geografia, no Ensino Médio, que contemple o uso de tais recursos tecnológicos para a redução e prevenção dos desastres naturais, além da elaboração de um site interativo como produto final. Como abordagem metodológica principal deste trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa em decorrência das importantes contribuições e possibilidades de investigação, associada a um questionário como instrumento para obtenção e análise de dados fundamentais para a compreensão do problema a ser investigado, conjugada à elaboração e aplicação de uma sequência didática, culminando em uma análise fenomenológica dos dados obtidos nos questionários com o propósito de oportunizar que docentes e estudantes tenham novas possibilidades em relação ao avanço e melhora dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As atividades apresentadas através da sequência didática objetivaram promover o estímulo ao aprendizado dos(as) estudantes da primeira série do Ensino Médio acerca do uso de geotecnologias e da Cartografia Escolar através da utilização do Google Earth Pro e da elaboração de um site interativo para a prevenção dos desastres naturais.
id UNSP_63bd39d423b09c70854dc98e740e6d21
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239538
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturaisThe use of geotechnologies in Geography teaching as a didactic resource for the reduction and prevention of natural disastersCartografiaEnsino de GeografiaEnsino MédioGeotecnologiasCartographyHigh schoolTeaching GeographyGeotechnologiesEste projeto de pesquisa tem como finalidade apresentar possibilidades de introdução e uso de tecnologias de informação, principalmente geotecnologias na alfabetização cartográfica de educandos(as) no Ensino Médio, visando, a partir da reflexão sobre a utilização de Geotecnologias como instrumentos didáticos em sala de aula, desenvolver e aplicar uma sequência didática para o ensino da Cartografia e Geotecnologias na disciplina de Geografia, no Ensino Médio, que contemple o uso de tais recursos tecnológicos para a redução e prevenção dos desastres naturais, além da elaboração de um site interativo como produto final. Como abordagem metodológica principal deste trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa em decorrência das importantes contribuições e possibilidades de investigação, associada a um questionário como instrumento para obtenção e análise de dados fundamentais para a compreensão do problema a ser investigado, conjugada à elaboração e aplicação de uma sequência didática, culminando em uma análise fenomenológica dos dados obtidos nos questionários com o propósito de oportunizar que docentes e estudantes tenham novas possibilidades em relação ao avanço e melhora dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As atividades apresentadas através da sequência didática objetivaram promover o estímulo ao aprendizado dos(as) estudantes da primeira série do Ensino Médio acerca do uso de geotecnologias e da Cartografia Escolar através da utilização do Google Earth Pro e da elaboração de um site interativo para a prevenção dos desastres naturais.This research project aims to present possibilities for the introduction and use of information technologies, mainly geotechnologies in the cartographic literacy of high school students, aiming, from the reflection on the use of Geotechnologies as didactic tools in the classroom , to develop and apply a didactic sequence for teaching cartography and geotechnologies in the discipline of Geography, in High School, which includes the use of such technological resources for the reduction and prevention of natural disasters, in addition to the elaboration of an interactive website as a final product . As the main methodological approach of this work, qualitative research was used due to the important contributions and possibilities of investigation, associated with a questionnaire as an instrument for obtaining and analyzing fundamental data for understanding the problem to be investigated, combined with the elaboration and application of a didactic sequence, culminating in a phenomenological analysis of the data obtained in the questionnaires with the purpose of providing opportunities for teachers and students to have new possibilities in relation to the advancement and improvement of the teaching and learning processes in Basic Education. The activities presented through the didactic sequence aimed to encourage the learning of first grade high school students about the use of geotechnologies and school cartography using Google Earth Pro and the development of an interactive website for prevention of natural disastersUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Magnoni Junior, Lourenço [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marraccini, Luis Roberto Rizzi2023-02-16T11:17:51Z2023-02-16T11:17:51Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23953833004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-14T06:20:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239538Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-14T06:20:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais
The use of geotechnologies in Geography teaching as a didactic resource for the reduction and prevention of natural disasters
title O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais
spellingShingle O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais
Marraccini, Luis Roberto Rizzi
Cartografia
Ensino de Geografia
Ensino Médio
Geotecnologias
Cartography
High school
Teaching Geography
Geotechnologies
title_short O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais
title_full O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais
title_fullStr O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais
title_full_unstemmed O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais
title_sort O uso de geotecnologias no ensino de Geografia como recurso didático para a redução e prevenção dos desastres naturais
author Marraccini, Luis Roberto Rizzi
author_facet Marraccini, Luis Roberto Rizzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magnoni Junior, Lourenço [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marraccini, Luis Roberto Rizzi
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Ensino de Geografia
Ensino Médio
Geotecnologias
Cartography
High school
Teaching Geography
Geotechnologies
topic Cartografia
Ensino de Geografia
Ensino Médio
Geotecnologias
Cartography
High school
Teaching Geography
Geotechnologies
description Este projeto de pesquisa tem como finalidade apresentar possibilidades de introdução e uso de tecnologias de informação, principalmente geotecnologias na alfabetização cartográfica de educandos(as) no Ensino Médio, visando, a partir da reflexão sobre a utilização de Geotecnologias como instrumentos didáticos em sala de aula, desenvolver e aplicar uma sequência didática para o ensino da Cartografia e Geotecnologias na disciplina de Geografia, no Ensino Médio, que contemple o uso de tais recursos tecnológicos para a redução e prevenção dos desastres naturais, além da elaboração de um site interativo como produto final. Como abordagem metodológica principal deste trabalho, utilizou-se a pesquisa qualitativa em decorrência das importantes contribuições e possibilidades de investigação, associada a um questionário como instrumento para obtenção e análise de dados fundamentais para a compreensão do problema a ser investigado, conjugada à elaboração e aplicação de uma sequência didática, culminando em uma análise fenomenológica dos dados obtidos nos questionários com o propósito de oportunizar que docentes e estudantes tenham novas possibilidades em relação ao avanço e melhora dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica. As atividades apresentadas através da sequência didática objetivaram promover o estímulo ao aprendizado dos(as) estudantes da primeira série do Ensino Médio acerca do uso de geotecnologias e da Cartografia Escolar através da utilização do Google Earth Pro e da elaboração de um site interativo para a prevenção dos desastres naturais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-09
2023-02-16T11:17:51Z
2023-02-16T11:17:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239538
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/239538
identifier_str_mv 33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790290941050880