Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andressa Florcena Gama da [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92252
Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Câmpus de Presidente Prudente-SP, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, tem como objetivo investigar as práticas avaliativas dos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo em vista as recomendações da área de Educação Matemática presentes nas pesquisas e nos documentos orientadores do ensino. Realizamos um levantamento por meio do qual foi possível perceber a pequena quantidade de estudos sobre Avaliação em Matemática nos anos iniciais. Dentre 1396 trabalhos publicados nos anais dos eventos ANPEd (2000- 2011), ENEM (2007 e 2010) e SIPEM (2009 e 2012), apenas 12 tinham ligação com o assunto. Situação semelhante ocorre nas pesquisas de Mestrado e Doutorado (2000- 2009) disponíveis no portal da CAPES: das 71 pesquisas de avaliação em matemática, apenas 15 discutiam a temática no contexto dos anos iniciais e, destas, poucas analisavam as práticas avaliativas no contexto da sala de aula, o que torna relevante a investigação proposta. Após levantamento das pesquisas sobre avaliação em matemática, a coleta de dados, em campo, processou-se em duas fases: a primeira correspondeu à aplicação de um questionário junto a professores do 5º ano da rede municipal de Presidente Prudente (19 professores); a segunda envolveu entrevistas e observação das aulas de duas professoras. Os dados foram analisados à luz da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin, com a qual buscamos compreender...
id UNSP_63e1ec0dac8cf3aff080516d27766ebd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92252
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação MatemáticaEducaçãoMatemática (Ensino fundamental)Avaliação educacionalEducationEsta pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Câmpus de Presidente Prudente-SP, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, tem como objetivo investigar as práticas avaliativas dos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo em vista as recomendações da área de Educação Matemática presentes nas pesquisas e nos documentos orientadores do ensino. Realizamos um levantamento por meio do qual foi possível perceber a pequena quantidade de estudos sobre Avaliação em Matemática nos anos iniciais. Dentre 1396 trabalhos publicados nos anais dos eventos ANPEd (2000- 2011), ENEM (2007 e 2010) e SIPEM (2009 e 2012), apenas 12 tinham ligação com o assunto. Situação semelhante ocorre nas pesquisas de Mestrado e Doutorado (2000- 2009) disponíveis no portal da CAPES: das 71 pesquisas de avaliação em matemática, apenas 15 discutiam a temática no contexto dos anos iniciais e, destas, poucas analisavam as práticas avaliativas no contexto da sala de aula, o que torna relevante a investigação proposta. Após levantamento das pesquisas sobre avaliação em matemática, a coleta de dados, em campo, processou-se em duas fases: a primeira correspondeu à aplicação de um questionário junto a professores do 5º ano da rede municipal de Presidente Prudente (19 professores); a segunda envolveu entrevistas e observação das aulas de duas professoras. Os dados foram analisados à luz da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin, com a qual buscamos compreender...This qualitative research developed by the program graduate education in the FCT / UNESP / Campus of Presidente Prudente, SP, in the search line Formative Processes and Practices in Education, aims to investigate assessment practices of teachers of the first years of elementary school, in view of the recommendations in the area of mathematics education in the present research and education policy documents . We conducted a survey through which we saw the small number of studies on Assessment in Mathematics in the early years. Among 1396 papers published in the proceedings of events ANPEd ( 2000-2011 ) , ENEM (2007 and 2010 ) and SIPEM (2009 and 2012 ) , only 12 were connected with the subject . A similar situation occurs in the Masters and PhD research (2000-2009) on the portal of CAPES: from 71 evaluation studies in mathematics, only 15 discussed the issue in the context of the early years , and of these , few analyzed the assessment practices in the context of classroom , which is relevant to the proposed research . After surveying the research on assessment in mathematics, data collection in the field, was processed in two phases... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Andressa Florcena Gama da [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2013-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. : il.application/pdfCOSTA, Andressa Florcena Gama da. Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática. 2013. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92252000731992costa_afg_me_prud.pdf33004129044P65074643701525672Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:45:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92252Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-20T12:45:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática
title Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática
spellingShingle Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática
Costa, Andressa Florcena Gama da [UNESP]
Educação
Matemática (Ensino fundamental)
Avaliação educacional
Education
title_short Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática
title_full Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática
title_fullStr Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática
title_full_unstemmed Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática
title_sort Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática
author Costa, Andressa Florcena Gama da [UNESP]
author_facet Costa, Andressa Florcena Gama da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morelatti, Maria Raquel Miotto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andressa Florcena Gama da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Matemática (Ensino fundamental)
Avaliação educacional
Education
topic Educação
Matemática (Ensino fundamental)
Avaliação educacional
Education
description Esta pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida junto ao programa de pós-graduação em educação da FCT/UNESP/Câmpus de Presidente Prudente-SP, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, tem como objetivo investigar as práticas avaliativas dos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental, tendo em vista as recomendações da área de Educação Matemática presentes nas pesquisas e nos documentos orientadores do ensino. Realizamos um levantamento por meio do qual foi possível perceber a pequena quantidade de estudos sobre Avaliação em Matemática nos anos iniciais. Dentre 1396 trabalhos publicados nos anais dos eventos ANPEd (2000- 2011), ENEM (2007 e 2010) e SIPEM (2009 e 2012), apenas 12 tinham ligação com o assunto. Situação semelhante ocorre nas pesquisas de Mestrado e Doutorado (2000- 2009) disponíveis no portal da CAPES: das 71 pesquisas de avaliação em matemática, apenas 15 discutiam a temática no contexto dos anos iniciais e, destas, poucas analisavam as práticas avaliativas no contexto da sala de aula, o que torna relevante a investigação proposta. Após levantamento das pesquisas sobre avaliação em matemática, a coleta de dados, em campo, processou-se em duas fases: a primeira correspondeu à aplicação de um questionário junto a professores do 5º ano da rede municipal de Presidente Prudente (19 professores); a segunda envolveu entrevistas e observação das aulas de duas professoras. Os dados foram analisados à luz da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin, com a qual buscamos compreender...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-13
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Andressa Florcena Gama da. Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática. 2013. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/92252
000731992
costa_afg_me_prud.pdf
33004129044P6
5074643701525672
identifier_str_mv COSTA, Andressa Florcena Gama da. Práticas avaliativas em Matemática de professores do ensino fundamental: Aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da Educação Matemática. 2013. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
000731992
costa_afg_me_prud.pdf
33004129044P6
5074643701525672
url http://hdl.handle.net/11449/92252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045591154950144