As pesquisas sobre trabalho docente no Estado de São Paulo: análise das teses e dissertações (1996 a 2018)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192218 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que se apoiou em levantamento bibliográfico de teses e dissertações dedicadas à investigação sobre Trabalho Docente, na qual o conceito central é compreendido como complexo e inserido na lógica contraditória de trabalho no capitalismo. As referências teóricas utilizadas foram: Oliveira (2004; 2006), Duarte (2011), Hypólito (1991; 2011) e Ball (2002; 2005). O conjunto analisado foi localizado nos repositórios dos principais programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo, com o intuito de selecionar pesquisas que abrangiam o ensino regular paulista (Ensino Fundamental I e II) e que foram produzidas após o ano de 1996. O objetivo geral da investigação foi o mapeamento e análise dos estudos sobre o Trabalho Docente realizadas ao longo do período de 1996 a 2018, recorte temporal definido por conta das implantações de sucessivas reformas educacionais de cunho neoliberal na rede pública estadual de ensino paulista. Como objetivos específicos estão: identificar o nível e a modalidade de ensino abordado nas teses e dissertações; reconhecer os principais Programas de PósGraduação nos quais são produzidas as pesquisas sobre Trabalho Docente no Estado de São Paulo; identificar as principais abordagens metodológicas presentes nas teses e dissertações; identificar as concepções de Trabalho Docente presente nas produções acadêmicas estudadas e organizar um quadro referência com os principais eixos de análise dos resultados apontados pelas pesquisas. A partir do levantamento, foram estabelecidos três eixos de análise: Contexto abordado pelas pesquisas ao situar o(s) objeto(s) de pesquisa; Características do trabalho docente; Medidas Reformistas. As 134 produções analisadas nos permitiram apontar os efeitos no cotidiano escolar de uma política que há anos vem implantando medidas de cima para baixo, com ações, dentre outras, de padronização curricular e regulação por meio de avaliações externas. As medidas não deixaram o trabalho docente incólume e, além de alterar as possibilidades de constituição de um processo de autonomia, modificaram negativamente as condições e relações de trabalho. Confirmou-se a hipótese de que o Trabalho Docente se tornou um campo específico e consolidado na área da pesquisa acadêmica à medida que as reformas educacionais no Estado de São Paulo foram implementadas e aprofundadas (1996-2018), acarretando por um lado em implicações para o trabalho realizado nas escolas e, por outro, em significativo incremento de estudos sobre a temática nas universidades paulistas. |
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As pesquisas sobre trabalho docente no Estado de São Paulo: análise das teses e dissertações (1996 a 2018)Research on faculty work in the State of São Paulo: analysis of thesis and dissertations (1996 a 2018)Estado de São PauloTrabalho docenteReformas educacionaisO presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que se apoiou em levantamento bibliográfico de teses e dissertações dedicadas à investigação sobre Trabalho Docente, na qual o conceito central é compreendido como complexo e inserido na lógica contraditória de trabalho no capitalismo. As referências teóricas utilizadas foram: Oliveira (2004; 2006), Duarte (2011), Hypólito (1991; 2011) e Ball (2002; 2005). O conjunto analisado foi localizado nos repositórios dos principais programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo, com o intuito de selecionar pesquisas que abrangiam o ensino regular paulista (Ensino Fundamental I e II) e que foram produzidas após o ano de 1996. O objetivo geral da investigação foi o mapeamento e análise dos estudos sobre o Trabalho Docente realizadas ao longo do período de 1996 a 2018, recorte temporal definido por conta das implantações de sucessivas reformas educacionais de cunho neoliberal na rede pública estadual de ensino paulista. Como objetivos específicos estão: identificar o nível e a modalidade de ensino abordado nas teses e dissertações; reconhecer os principais Programas de PósGraduação nos quais são produzidas as pesquisas sobre Trabalho Docente no Estado de São Paulo; identificar as principais abordagens metodológicas presentes nas teses e dissertações; identificar as concepções de Trabalho Docente presente nas produções acadêmicas estudadas e organizar um quadro referência com os principais eixos de análise dos resultados apontados pelas pesquisas. A partir do levantamento, foram estabelecidos três eixos de análise: Contexto abordado pelas pesquisas ao situar o(s) objeto(s) de pesquisa; Características do trabalho docente; Medidas Reformistas. As 134 produções analisadas nos permitiram apontar os efeitos no cotidiano escolar de uma política que há anos vem implantando medidas de cima para baixo, com ações, dentre outras, de padronização curricular e regulação por meio de avaliações externas. As medidas não deixaram o trabalho docente incólume e, além de alterar as possibilidades de constituição de um processo de autonomia, modificaram negativamente as condições e relações de trabalho. Confirmou-se a hipótese de que o Trabalho Docente se tornou um campo específico e consolidado na área da pesquisa acadêmica à medida que as reformas educacionais no Estado de São Paulo foram implementadas e aprofundadas (1996-2018), acarretando por um lado em implicações para o trabalho realizado nas escolas e, por outro, em significativo incremento de estudos sobre a temática nas universidades paulistas.The present dissertation shows the results of a research that was based in a bibliographic survey of theses and dissertations dedicated to the investigation of Faculty Work, in which the central concept is understood as complex and inserted in the contradictory logic of work in capitalism. The theoretical references used were: Oliveira (2004; 2006), Duarte (2011), Hypólito (1991; 2011) and Ball (2002; 2005). The analyzed set was located in the repositories of the main Education Graduation Centers of the State of São Paulo, in order to select researches that included regular education in São Paulo (Elementary School I and II) and that were produced after 1996. The general objective of the investigation was the mapping and analysis of the studies on Faculty Work implemented at the period of 1996 to 2018, a time frame defined because of the implementation of successive neoliberal educational reforms in the state public school system in São Paulo. The specific objectives are: to identify the level and type of teaching addressed in the theses and dissertations; recognize the main Graduate Programs in which are produced research on Faculty Work in the State of São Paulo; identify the main methodological approaches present in the theses and dissertations; identify the conceptions of Faculty Work present in the academic productions studied and organize a reference framework with the main axes of analysis of the results pointed out by the researches. From the survey, three axes of analysis were established: Context approached by the researches when placing the object(s) of research; Features faculty work; Reform Measures. The 134 productions analyzed allowed us to point out the effects on the school routine of a policy that for years has been implementing measures from top to bottom, with actions, among others, of curriculum standardization and regulation through external evaluations. The measures did not leave the faculty work unscathed and in addition to changing the possibilities of establishing a process of autonomy, negatively changed working conditions and relationships. It was confirmed the hypothesis that Faculty Work has become a specific and consolidated field in the area of academic research as educational reforms in the state São Paulo were implemented and deepened (1996-2018), leading on one hand to implications for the work carried out in schools and, on the other hand, a significant increase in studies on the subject at universities in São Paulo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes, Maria José da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Nathalia de Assis [UNESP]2020-04-17T00:13:10Z2020-04-17T00:13:10Z2020-02-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19221800093008133004030079P22394025583164116porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192218Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:15:20.809706Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que se apoiou em levantamento bibliográfico de teses e dissertações dedicadas à investigação sobre Trabalho Docente, na qual o conceito central é compreendido como complexo e inserido na lógica contraditória de trabalho no capitalismo. As referências teóricas utilizadas foram: Oliveira (2004; 2006), Duarte (2011), Hypólito (1991; 2011) e Ball (2002; 2005). O conjunto analisado foi localizado nos repositórios dos principais programas de Pós-Graduação em Educação do Estado de São Paulo, com o intuito de selecionar pesquisas que abrangiam o ensino regular paulista (Ensino Fundamental I e II) e que foram produzidas após o ano de 1996. O objetivo geral da investigação foi o mapeamento e análise dos estudos sobre o Trabalho Docente realizadas ao longo do período de 1996 a 2018, recorte temporal definido por conta das implantações de sucessivas reformas educacionais de cunho neoliberal na rede pública estadual de ensino paulista. Como objetivos específicos estão: identificar o nível e a modalidade de ensino abordado nas teses e dissertações; reconhecer os principais Programas de PósGraduação nos quais são produzidas as pesquisas sobre Trabalho Docente no Estado de São Paulo; identificar as principais abordagens metodológicas presentes nas teses e dissertações; identificar as concepções de Trabalho Docente presente nas produções acadêmicas estudadas e organizar um quadro referência com os principais eixos de análise dos resultados apontados pelas pesquisas. A partir do levantamento, foram estabelecidos três eixos de análise: Contexto abordado pelas pesquisas ao situar o(s) objeto(s) de pesquisa; Características do trabalho docente; Medidas Reformistas. As 134 produções analisadas nos permitiram apontar os efeitos no cotidiano escolar de uma política que há anos vem implantando medidas de cima para baixo, com ações, dentre outras, de padronização curricular e regulação por meio de avaliações externas. As medidas não deixaram o trabalho docente incólume e, além de alterar as possibilidades de constituição de um processo de autonomia, modificaram negativamente as condições e relações de trabalho. Confirmou-se a hipótese de que o Trabalho Docente se tornou um campo específico e consolidado na área da pesquisa acadêmica à medida que as reformas educacionais no Estado de São Paulo foram implementadas e aprofundadas (1996-2018), acarretando por um lado em implicações para o trabalho realizado nas escolas e, por outro, em significativo incremento de estudos sobre a temática nas universidades paulistas. |
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