A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5517 http://hdl.handle.net/11449/124721 |
Resumo: | This paper aims to show the beginning of habitus and the bodily hexis construction of male ballet dancer and female player soccer. Firstly, the habitus and the bodily hexis are established by the cultural inheritance of families (advices, likes, choices, prohibitions, and work divisions). After, they are restructured by the most diverse fields where this people act, mainly in the school, specifically at Physical Education classes (in the specialized places where these classes occur). Thus, it is possible to verify the success or the failure of their path lives and the possibility of a social ascent by the choice of these practices as professional career. |
id |
UNSP_63f4cde89658684a9b222f146a7a45c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/124721 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuaçãoThe genesis of habitus and the bodily hexis construction of male ballet dancer and female player soccer and its implications in different acting fieldsHabitusBodily hexisFieldPhysical educationSocial ascentHabitusHexis corporalCampoEducação físicaAscensão socialThis paper aims to show the beginning of habitus and the bodily hexis construction of male ballet dancer and female player soccer. Firstly, the habitus and the bodily hexis are established by the cultural inheritance of families (advices, likes, choices, prohibitions, and work divisions). After, they are restructured by the most diverse fields where this people act, mainly in the school, specifically at Physical Education classes (in the specialized places where these classes occur). Thus, it is possible to verify the success or the failure of their path lives and the possibility of a social ascent by the choice of these practices as professional career.Este artigo tem a intencionalidade de mostrar como se dá a origem do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol, primeiramente estabelecidos no seio familiar pelas disposições herdadas culturalmente (conselhos, gostos, escolhas, interditos, divisão dos trabalhos) e reestruturados nos mais diversos campos nos quais atuam, a escola, em especial, mais especificamente suas participações nas aulas de Educação Física, e também os locais especializados onde essas práticas se realizam. Com isso, verifica-se o sucesso ou o fracasso que permeiam suas trajetórias de vida e uma possível ascensão social pela escolha dessas práticas como carreira profissional.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara - Jaú, km. 1, Campus, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara - Jaú, km. 1, Campus, CEP 14800-901, SP, BrasilDepartamento de Psicologia da EducaçãoDepartamento de Ciências da EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Centro Universitário de Araraquara (UNIARA)Reina, Fabio TadeuRibeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP]Muzzeti, Luci Regina [UNESP]Romanatto, Maria José [UNESP]2015-07-15T18:27:33Z2015-07-15T18:27:33Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article786-795application/pdfhttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5517Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 4, p. 786-795, 2013.1982-5587http://hdl.handle.net/11449/124721ISSN1982-5587-2013-08-04-786-795.pdf7399060665376872585133520948722471637916035880840000-0002-1552-5702Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124721Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:33:05.153708Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação The genesis of habitus and the bodily hexis construction of male ballet dancer and female player soccer and its implications in different acting fields |
title |
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação |
spellingShingle |
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação Reina, Fabio Tadeu Habitus Bodily hexis Field Physical education Social ascent Habitus Hexis corporal Campo Educação física Ascensão social |
title_short |
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação |
title_full |
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação |
title_fullStr |
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação |
title_full_unstemmed |
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação |
title_sort |
A gênese do habitus e a construção da hexis corporal de bailarinos e jogadoras de futebol e suas implicações nos diferentes campos de atuação |
author |
Reina, Fabio Tadeu |
author_facet |
Reina, Fabio Tadeu Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] Muzzeti, Luci Regina [UNESP] Romanatto, Maria José [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] Muzzeti, Luci Regina [UNESP] Romanatto, Maria José [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Centro Universitário de Araraquara (UNIARA) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reina, Fabio Tadeu Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] Muzzeti, Luci Regina [UNESP] Romanatto, Maria José [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habitus Bodily hexis Field Physical education Social ascent Habitus Hexis corporal Campo Educação física Ascensão social |
topic |
Habitus Bodily hexis Field Physical education Social ascent Habitus Hexis corporal Campo Educação física Ascensão social |
description |
This paper aims to show the beginning of habitus and the bodily hexis construction of male ballet dancer and female player soccer. Firstly, the habitus and the bodily hexis are established by the cultural inheritance of families (advices, likes, choices, prohibitions, and work divisions). After, they are restructured by the most diverse fields where this people act, mainly in the school, specifically at Physical Education classes (in the specialized places where these classes occur). Thus, it is possible to verify the success or the failure of their path lives and the possibility of a social ascent by the choice of these practices as professional career. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-07-15T18:27:33Z 2015-07-15T18:27:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5517 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 4, p. 786-795, 2013. 1982-5587 http://hdl.handle.net/11449/124721 ISSN1982-5587-2013-08-04-786-795.pdf 7399060665376872 5851335209487224 7163791603588084 0000-0002-1552-5702 |
url |
http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5517 http://hdl.handle.net/11449/124721 |
identifier_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 8, n. 4, p. 786-795, 2013. 1982-5587 ISSN1982-5587-2013-08-04-786-795.pdf 7399060665376872 5851335209487224 7163791603588084 0000-0002-1552-5702 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
786-795 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129436813361152 |