Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Washington Campos [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91057
Resumo: Esta pesquisa levanta questões inerentes às práticas de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Registrar e analisar narrativas de e sobre professores dos anos iniciais acerca de suas práticas de ensino de Matemática foi o objetivo principal deste trabalho. Para tanto, foram realizadas, sob os fundamentos teórico-metodológicos da História Oral na Educação Matemática e inspiração no método arqueológico, duas sessões de entrevistas com três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo a segunda delas preparada a partir de uma análise parcial da primeira e de observações das salas de aula das professoras colaboradoras. Os resultados dessas análises são apresentados a partir de quatro temáticas: Espaços, relações e atividades de trabalho; Relações com a Matemática; Características organizacionais das aulas das professoras polivalentes; e Ensino de Matemática. Em linhas gerais, eles apontam que o ensino de matemática praticado por essas professoras está, em boa parte, pautado nas ideias que puderam (e podem) fazer da matemática e do seu ensino a partir dos seus processos de formação ou de suas vivências no ambiente escolar, este marcado pela carência de apoio organizacional, material e pessoal; ideias de ensino essas pautadas prioritariamente no que chamaram de ensino tradicional, em sensos comuns e compreensões muitas vezes distorcidas do que é sugerido pelas instâncias superiores de educação para o ensino (de matemática). A pesquisa evidencia a importância do professor polivalente e uma necessidade urgente de política pública que retome o seu papel, considerando sua profissionalização e valorização em cursos de formação e ambiente de trabalho
id UNSP_640957127125a208bf09af21f7f6468a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91057
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalMathematics - Study and teachingMatemática - Estudo e ensinoHistoria oralPratica de ensinoEnsino fundamentalProfessores - FormaçãoEsta pesquisa levanta questões inerentes às práticas de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Registrar e analisar narrativas de e sobre professores dos anos iniciais acerca de suas práticas de ensino de Matemática foi o objetivo principal deste trabalho. Para tanto, foram realizadas, sob os fundamentos teórico-metodológicos da História Oral na Educação Matemática e inspiração no método arqueológico, duas sessões de entrevistas com três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo a segunda delas preparada a partir de uma análise parcial da primeira e de observações das salas de aula das professoras colaboradoras. Os resultados dessas análises são apresentados a partir de quatro temáticas: Espaços, relações e atividades de trabalho; Relações com a Matemática; Características organizacionais das aulas das professoras polivalentes; e Ensino de Matemática. Em linhas gerais, eles apontam que o ensino de matemática praticado por essas professoras está, em boa parte, pautado nas ideias que puderam (e podem) fazer da matemática e do seu ensino a partir dos seus processos de formação ou de suas vivências no ambiente escolar, este marcado pela carência de apoio organizacional, material e pessoal; ideias de ensino essas pautadas prioritariamente no que chamaram de ensino tradicional, em sensos comuns e compreensões muitas vezes distorcidas do que é sugerido pelas instâncias superiores de educação para o ensino (de matemática). A pesquisa evidencia a importância do professor polivalente e uma necessidade urgente de política pública que retome o seu papel, considerando sua profissionalização e valorização em cursos de formação e ambiente de trabalhoThis research raises questions related to the practice of teaching mathematics in the early years of elementary school. The main aim of this research was to record and analyse narratives about teachers in early years related to their Mathematics method of teaching. To this end, two sessions of interviews with three teachers in the early years of elementary school were held under the theoretical and methodological foundations of Oral History in Mathematics education and inspired by the archaeological method, and the second one was prepared from a partial analysis of the first observations in classrooms, from teachers collaborating. The results of these analyses are presented in four themes: space, relationships and work activities; Relations with Mathematics; Organizational characteristics of polyvalent teachers‘ classes, and Mathematics Teaching. In general, they point out that the mathematics teaching practiced by these teachers is mostly based on ideas that could (and can) take mathematics and its teaching from their background processes and their experiences in the school environment, marked by the lack of organizational, material and personal support; teaching ideas primarily guided on what was called traditional teaching, on common senses, and often distorted understanding of what is suggested by the higher education for teaching (mathematics). The research highlights the importance of versatile teacher and an urgent need for public policy to resume its role, considering its professionalization and upgrading training courses and work environmentUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Heloísa da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Washington Campos [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2013-06-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis284 f. : il.application/pdfMARQUES, Washington Campos. Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 284 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/91057000719751marques_wc_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-23T06:05:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91057Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:40:54.636164Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Marques, Washington Campos [UNESP]
Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Historia oral
Pratica de ensino
Ensino fundamental
Professores - Formação
title_short Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Marques, Washington Campos [UNESP]
author_facet Marques, Washington Campos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Heloísa da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Washington Campos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Historia oral
Pratica de ensino
Ensino fundamental
Professores - Formação
topic Mathematics - Study and teaching
Matemática - Estudo e ensino
Historia oral
Pratica de ensino
Ensino fundamental
Professores - Formação
description Esta pesquisa levanta questões inerentes às práticas de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Registrar e analisar narrativas de e sobre professores dos anos iniciais acerca de suas práticas de ensino de Matemática foi o objetivo principal deste trabalho. Para tanto, foram realizadas, sob os fundamentos teórico-metodológicos da História Oral na Educação Matemática e inspiração no método arqueológico, duas sessões de entrevistas com três professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo a segunda delas preparada a partir de uma análise parcial da primeira e de observações das salas de aula das professoras colaboradoras. Os resultados dessas análises são apresentados a partir de quatro temáticas: Espaços, relações e atividades de trabalho; Relações com a Matemática; Características organizacionais das aulas das professoras polivalentes; e Ensino de Matemática. Em linhas gerais, eles apontam que o ensino de matemática praticado por essas professoras está, em boa parte, pautado nas ideias que puderam (e podem) fazer da matemática e do seu ensino a partir dos seus processos de formação ou de suas vivências no ambiente escolar, este marcado pela carência de apoio organizacional, material e pessoal; ideias de ensino essas pautadas prioritariamente no que chamaram de ensino tradicional, em sensos comuns e compreensões muitas vezes distorcidas do que é sugerido pelas instâncias superiores de educação para o ensino (de matemática). A pesquisa evidencia a importância do professor polivalente e uma necessidade urgente de política pública que retome o seu papel, considerando sua profissionalização e valorização em cursos de formação e ambiente de trabalho
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-17
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Washington Campos. Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 284 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/91057
000719751
marques_wc_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MARQUES, Washington Campos. Narrativas sobre a prática de ensino de matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 284 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000719751
marques_wc_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 284 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128549866962944