Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Giovanna [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93985
Resumo: A língua materna dos antigos habitantes de Roma há muito deixou de possuir falantes natos. O que resta como testemunho da fala viva desse povo são as fontes textuais autênticas de sua literatura. Isso significa que a única competência que podem adquirir os modernos estudantes dessa língua não é senão a competência receptiva escrita. Obras de referência como dicionários são instrumentos imprescindíveis ao trabalho com o texto. Entretanto, o uso constante das obras dessa natureza de que se dispõe atualmente, permite constatar que a descrição das unidades léxicas é pouco satisfatória, frente às especificidades impostas por essa língua antiga. Soma-se a isso a necessidade de, desde o início do aprendizado, se partir do latim estilisticamente elaborado dos textos consagrados, dada a impossibilidade de se reconhecer um repertório mínimo de registros coloquiais. Acredita-se, no entanto, que um tratamento lingüístico dado ao inventário do qual se dispõe pode encaminhar de maneira menos ingênua os problemas de ensino inicial, até aqui insolúveis.
id UNSP_64543db68536c6b27e8746080d4bca9c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93985
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionárioLinguísticaLatim - Estudo e ensinoLingua materna - Estudo e ensinoDicionárioA língua materna dos antigos habitantes de Roma há muito deixou de possuir falantes natos. O que resta como testemunho da fala viva desse povo são as fontes textuais autênticas de sua literatura. Isso significa que a única competência que podem adquirir os modernos estudantes dessa língua não é senão a competência receptiva escrita. Obras de referência como dicionários são instrumentos imprescindíveis ao trabalho com o texto. Entretanto, o uso constante das obras dessa natureza de que se dispõe atualmente, permite constatar que a descrição das unidades léxicas é pouco satisfatória, frente às especificidades impostas por essa língua antiga. Soma-se a isso a necessidade de, desde o início do aprendizado, se partir do latim estilisticamente elaborado dos textos consagrados, dada a impossibilidade de se reconhecer um repertório mínimo de registros coloquiais. Acredita-se, no entanto, que um tratamento lingüístico dado ao inventário do qual se dispõe pode encaminhar de maneira menos ingênua os problemas de ensino inicial, até aqui insolúveis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Alceu Dias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Longo, Giovanna [UNESP]2014-06-11T19:26:50Z2014-06-11T19:26:50Z2006-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 f.application/pdfLONGO, Giovanna. Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário. 2006.. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006..http://hdl.handle.net/11449/93985000463981longo_g_me_ararafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93985Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:11:41.890496Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário
title Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário
spellingShingle Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário
Longo, Giovanna [UNESP]
Linguística
Latim - Estudo e ensino
Lingua materna - Estudo e ensino
Dicionário
title_short Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário
title_full Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário
title_fullStr Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário
title_full_unstemmed Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário
title_sort Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário
author Longo, Giovanna [UNESP]
author_facet Longo, Giovanna [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Alceu Dias [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Longo, Giovanna [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Latim - Estudo e ensino
Lingua materna - Estudo e ensino
Dicionário
topic Linguística
Latim - Estudo e ensino
Lingua materna - Estudo e ensino
Dicionário
description A língua materna dos antigos habitantes de Roma há muito deixou de possuir falantes natos. O que resta como testemunho da fala viva desse povo são as fontes textuais autênticas de sua literatura. Isso significa que a única competência que podem adquirir os modernos estudantes dessa língua não é senão a competência receptiva escrita. Obras de referência como dicionários são instrumentos imprescindíveis ao trabalho com o texto. Entretanto, o uso constante das obras dessa natureza de que se dispõe atualmente, permite constatar que a descrição das unidades léxicas é pouco satisfatória, frente às especificidades impostas por essa língua antiga. Soma-se a isso a necessidade de, desde o início do aprendizado, se partir do latim estilisticamente elaborado dos textos consagrados, dada a impossibilidade de se reconhecer um repertório mínimo de registros coloquiais. Acredita-se, no entanto, que um tratamento lingüístico dado ao inventário do qual se dispõe pode encaminhar de maneira menos ingênua os problemas de ensino inicial, até aqui insolúveis.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02
2014-06-11T19:26:50Z
2014-06-11T19:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LONGO, Giovanna. Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário. 2006.. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006..
http://hdl.handle.net/11449/93985
000463981
longo_g_me_ararafcl.pdf
33004030009P4
identifier_str_mv LONGO, Giovanna. Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário. 2006.. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006..
000463981
longo_g_me_ararafcl.pdf
33004030009P4
url http://hdl.handle.net/11449/93985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128477887463424