Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93985 |
Resumo: | A língua materna dos antigos habitantes de Roma há muito deixou de possuir falantes natos. O que resta como testemunho da fala viva desse povo são as fontes textuais autênticas de sua literatura. Isso significa que a única competência que podem adquirir os modernos estudantes dessa língua não é senão a competência receptiva escrita. Obras de referência como dicionários são instrumentos imprescindíveis ao trabalho com o texto. Entretanto, o uso constante das obras dessa natureza de que se dispõe atualmente, permite constatar que a descrição das unidades léxicas é pouco satisfatória, frente às especificidades impostas por essa língua antiga. Soma-se a isso a necessidade de, desde o início do aprendizado, se partir do latim estilisticamente elaborado dos textos consagrados, dada a impossibilidade de se reconhecer um repertório mínimo de registros coloquiais. Acredita-se, no entanto, que um tratamento lingüístico dado ao inventário do qual se dispõe pode encaminhar de maneira menos ingênua os problemas de ensino inicial, até aqui insolúveis. |
id |
UNSP_64543db68536c6b27e8746080d4bca9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/93985 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionárioLinguísticaLatim - Estudo e ensinoLingua materna - Estudo e ensinoDicionárioA língua materna dos antigos habitantes de Roma há muito deixou de possuir falantes natos. O que resta como testemunho da fala viva desse povo são as fontes textuais autênticas de sua literatura. Isso significa que a única competência que podem adquirir os modernos estudantes dessa língua não é senão a competência receptiva escrita. Obras de referência como dicionários são instrumentos imprescindíveis ao trabalho com o texto. Entretanto, o uso constante das obras dessa natureza de que se dispõe atualmente, permite constatar que a descrição das unidades léxicas é pouco satisfatória, frente às especificidades impostas por essa língua antiga. Soma-se a isso a necessidade de, desde o início do aprendizado, se partir do latim estilisticamente elaborado dos textos consagrados, dada a impossibilidade de se reconhecer um repertório mínimo de registros coloquiais. Acredita-se, no entanto, que um tratamento lingüístico dado ao inventário do qual se dispõe pode encaminhar de maneira menos ingênua os problemas de ensino inicial, até aqui insolúveis.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Alceu Dias [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Longo, Giovanna [UNESP]2014-06-11T19:26:50Z2014-06-11T19:26:50Z2006-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 f.application/pdfLONGO, Giovanna. Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário. 2006.. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006..http://hdl.handle.net/11449/93985000463981longo_g_me_ararafcl.pdf33004030009P4Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-13T14:06:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93985Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:11:41.890496Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário |
title |
Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário |
spellingShingle |
Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário Longo, Giovanna [UNESP] Linguística Latim - Estudo e ensino Lingua materna - Estudo e ensino Dicionário |
title_short |
Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário |
title_full |
Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário |
title_fullStr |
Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário |
title_full_unstemmed |
Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário |
title_sort |
Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário |
author |
Longo, Giovanna [UNESP] |
author_facet |
Longo, Giovanna [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Alceu Dias [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longo, Giovanna [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Latim - Estudo e ensino Lingua materna - Estudo e ensino Dicionário |
topic |
Linguística Latim - Estudo e ensino Lingua materna - Estudo e ensino Dicionário |
description |
A língua materna dos antigos habitantes de Roma há muito deixou de possuir falantes natos. O que resta como testemunho da fala viva desse povo são as fontes textuais autênticas de sua literatura. Isso significa que a única competência que podem adquirir os modernos estudantes dessa língua não é senão a competência receptiva escrita. Obras de referência como dicionários são instrumentos imprescindíveis ao trabalho com o texto. Entretanto, o uso constante das obras dessa natureza de que se dispõe atualmente, permite constatar que a descrição das unidades léxicas é pouco satisfatória, frente às especificidades impostas por essa língua antiga. Soma-se a isso a necessidade de, desde o início do aprendizado, se partir do latim estilisticamente elaborado dos textos consagrados, dada a impossibilidade de se reconhecer um repertório mínimo de registros coloquiais. Acredita-se, no entanto, que um tratamento lingüístico dado ao inventário do qual se dispõe pode encaminhar de maneira menos ingênua os problemas de ensino inicial, até aqui insolúveis. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-02 2014-06-11T19:26:50Z 2014-06-11T19:26:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LONGO, Giovanna. Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário. 2006.. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.. http://hdl.handle.net/11449/93985 000463981 longo_g_me_ararafcl.pdf 33004030009P4 |
identifier_str_mv |
LONGO, Giovanna. Ensino de latim: problemas lingüísticos e uso de dicionário. 2006.. 105 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, 2006.. 000463981 longo_g_me_ararafcl.pdf 33004030009P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/93985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128477887463424 |