O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motoda, Karina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/217197
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico de crianças de 8 a 10 anos de idade. Essa faixa etária foi selecionada, pois, como indicam pesquisadores como Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent e Marjorie Wilson, é por volta deste momento que muitas crianças passam a ser mais críticas e, por vezes, inseguras em relação aos seus próprios trabalhos. Elas os comparam com outras imagens que conhecem, desejando copiar e apropriar-se dos modos de desenhar próprios da cultura no qual está inserida. Esse momento contrasta com o maior espontaneísmo dos momentos anteriores de sua prática em desenho. Para entender como essa transformação ocorre, este trabalho conta com um levantamento bibliográfico de pesquisas dos autores já mencionados, outros estudos e com entrevistas com nove crianças de 8 a 10 anos de diferentes escolas. Nas entrevistas, buscou-se conhecer sobre a relação das crianças com o desenho, suas referências e suas aulas de artes na escola. E, a partir dos dados obtidos, são feitas reflexões sobre temas como o mito do “bom desenho”, a influência da cultura de massa sobre os desenhos das crianças e sobre métodos de ensino de artes que estimulem crianças de 8 a 10 anos a continuar desenhando e não abandonar essa prática por se sentirem incapacitadas e por não receberem um acompanhamento didático adequado no momento em que suas exigências e expectativas em relação aos próprios trabalhos tornam-se cada vez maiores.
id UNSP_64be8b0fa45226d462fbbc479a0bbceb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/217197
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa práticaDrawings made by children from 8 to 10 years old and how the teaching of arts can help avoid the abandonment of this practiceDesenho infantilCultura popularAprendizagemArte Estudo e ensinoChildren's drawingsLearning processArt EducationPop cultureEste trabalho apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico de crianças de 8 a 10 anos de idade. Essa faixa etária foi selecionada, pois, como indicam pesquisadores como Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent e Marjorie Wilson, é por volta deste momento que muitas crianças passam a ser mais críticas e, por vezes, inseguras em relação aos seus próprios trabalhos. Elas os comparam com outras imagens que conhecem, desejando copiar e apropriar-se dos modos de desenhar próprios da cultura no qual está inserida. Esse momento contrasta com o maior espontaneísmo dos momentos anteriores de sua prática em desenho. Para entender como essa transformação ocorre, este trabalho conta com um levantamento bibliográfico de pesquisas dos autores já mencionados, outros estudos e com entrevistas com nove crianças de 8 a 10 anos de diferentes escolas. Nas entrevistas, buscou-se conhecer sobre a relação das crianças com o desenho, suas referências e suas aulas de artes na escola. E, a partir dos dados obtidos, são feitas reflexões sobre temas como o mito do “bom desenho”, a influência da cultura de massa sobre os desenhos das crianças e sobre métodos de ensino de artes que estimulem crianças de 8 a 10 anos a continuar desenhando e não abandonar essa prática por se sentirem incapacitadas e por não receberem um acompanhamento didático adequado no momento em que suas exigências e expectativas em relação aos próprios trabalhos tornam-se cada vez maiores.This research paper presents a reflection about the children’s graphic development from ages 8 to 10 years old. This specific age group was selected because, as researchers Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent and Marjorie Wilson indicate, it’s about this moment that children become more critical and even insecure regarding their own artistic creations. They start comparing their drawings to other images they know, wanting to copy and appropriate the drawing methods of their culture for themselves. This moment contrasts deeply with the spontaneity in previous moments earlier in their drawing practice. To enable the understanding of such transformation, this research presents the studies of the authors mentioned previously, among others, and interviews with nine children from 8 to 10 years old who attend to different schools. The interviews’ aim was to get to know the children’s perceptions about drawings, their visual references, and their art classes in school. Based on the data, it were made reflections concerning subject matters such as the myth of what a “good drawing” is, the influence of mass culture over children’s drawings and the teaching methods in art classes which are able to encourage children from ages 8 to 10 years old to continue drawing, instead of abandoning this practice because they believe they don’t have the skill to do so and because they didn’t receive an adequate guidance when their criticality and expectations towards their own drawings were becoming increasingly bigger.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane GalvãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Motoda, Karina2022-03-15T13:50:55Z2022-03-15T13:50:55Z2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-09T06:10:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217197Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-09T06:10:26Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática
Drawings made by children from 8 to 10 years old and how the teaching of arts can help avoid the abandonment of this practice
title O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática
spellingShingle O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática
Motoda, Karina
Desenho infantil
Cultura popular
Aprendizagem
Arte Estudo e ensino
Children's drawings
Learning process
Art Education
Pop culture
title_short O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática
title_full O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática
title_fullStr O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática
title_full_unstemmed O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática
title_sort O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática
author Motoda, Karina
author_facet Motoda, Karina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Rejane Galvão
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Motoda, Karina
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho infantil
Cultura popular
Aprendizagem
Arte Estudo e ensino
Children's drawings
Learning process
Art Education
Pop culture
topic Desenho infantil
Cultura popular
Aprendizagem
Arte Estudo e ensino
Children's drawings
Learning process
Art Education
Pop culture
description Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico de crianças de 8 a 10 anos de idade. Essa faixa etária foi selecionada, pois, como indicam pesquisadores como Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent e Marjorie Wilson, é por volta deste momento que muitas crianças passam a ser mais críticas e, por vezes, inseguras em relação aos seus próprios trabalhos. Elas os comparam com outras imagens que conhecem, desejando copiar e apropriar-se dos modos de desenhar próprios da cultura no qual está inserida. Esse momento contrasta com o maior espontaneísmo dos momentos anteriores de sua prática em desenho. Para entender como essa transformação ocorre, este trabalho conta com um levantamento bibliográfico de pesquisas dos autores já mencionados, outros estudos e com entrevistas com nove crianças de 8 a 10 anos de diferentes escolas. Nas entrevistas, buscou-se conhecer sobre a relação das crianças com o desenho, suas referências e suas aulas de artes na escola. E, a partir dos dados obtidos, são feitas reflexões sobre temas como o mito do “bom desenho”, a influência da cultura de massa sobre os desenhos das crianças e sobre métodos de ensino de artes que estimulem crianças de 8 a 10 anos a continuar desenhando e não abandonar essa prática por se sentirem incapacitadas e por não receberem um acompanhamento didático adequado no momento em que suas exigências e expectativas em relação aos próprios trabalhos tornam-se cada vez maiores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-15T13:50:55Z
2022-03-15T13:50:55Z
2022-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/217197
url http://hdl.handle.net/11449/217197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649660619849728