O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217197 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico de crianças de 8 a 10 anos de idade. Essa faixa etária foi selecionada, pois, como indicam pesquisadores como Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent e Marjorie Wilson, é por volta deste momento que muitas crianças passam a ser mais críticas e, por vezes, inseguras em relação aos seus próprios trabalhos. Elas os comparam com outras imagens que conhecem, desejando copiar e apropriar-se dos modos de desenhar próprios da cultura no qual está inserida. Esse momento contrasta com o maior espontaneísmo dos momentos anteriores de sua prática em desenho. Para entender como essa transformação ocorre, este trabalho conta com um levantamento bibliográfico de pesquisas dos autores já mencionados, outros estudos e com entrevistas com nove crianças de 8 a 10 anos de diferentes escolas. Nas entrevistas, buscou-se conhecer sobre a relação das crianças com o desenho, suas referências e suas aulas de artes na escola. E, a partir dos dados obtidos, são feitas reflexões sobre temas como o mito do “bom desenho”, a influência da cultura de massa sobre os desenhos das crianças e sobre métodos de ensino de artes que estimulem crianças de 8 a 10 anos a continuar desenhando e não abandonar essa prática por se sentirem incapacitadas e por não receberem um acompanhamento didático adequado no momento em que suas exigências e expectativas em relação aos próprios trabalhos tornam-se cada vez maiores. |
id |
UNSP_64be8b0fa45226d462fbbc479a0bbceb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/217197 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa práticaDrawings made by children from 8 to 10 years old and how the teaching of arts can help avoid the abandonment of this practiceDesenho infantilCultura popularAprendizagemArte Estudo e ensinoChildren's drawingsLearning processArt EducationPop cultureEste trabalho apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico de crianças de 8 a 10 anos de idade. Essa faixa etária foi selecionada, pois, como indicam pesquisadores como Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent e Marjorie Wilson, é por volta deste momento que muitas crianças passam a ser mais críticas e, por vezes, inseguras em relação aos seus próprios trabalhos. Elas os comparam com outras imagens que conhecem, desejando copiar e apropriar-se dos modos de desenhar próprios da cultura no qual está inserida. Esse momento contrasta com o maior espontaneísmo dos momentos anteriores de sua prática em desenho. Para entender como essa transformação ocorre, este trabalho conta com um levantamento bibliográfico de pesquisas dos autores já mencionados, outros estudos e com entrevistas com nove crianças de 8 a 10 anos de diferentes escolas. Nas entrevistas, buscou-se conhecer sobre a relação das crianças com o desenho, suas referências e suas aulas de artes na escola. E, a partir dos dados obtidos, são feitas reflexões sobre temas como o mito do “bom desenho”, a influência da cultura de massa sobre os desenhos das crianças e sobre métodos de ensino de artes que estimulem crianças de 8 a 10 anos a continuar desenhando e não abandonar essa prática por se sentirem incapacitadas e por não receberem um acompanhamento didático adequado no momento em que suas exigências e expectativas em relação aos próprios trabalhos tornam-se cada vez maiores.This research paper presents a reflection about the children’s graphic development from ages 8 to 10 years old. This specific age group was selected because, as researchers Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent and Marjorie Wilson indicate, it’s about this moment that children become more critical and even insecure regarding their own artistic creations. They start comparing their drawings to other images they know, wanting to copy and appropriate the drawing methods of their culture for themselves. This moment contrasts deeply with the spontaneity in previous moments earlier in their drawing practice. To enable the understanding of such transformation, this research presents the studies of the authors mentioned previously, among others, and interviews with nine children from 8 to 10 years old who attend to different schools. The interviews’ aim was to get to know the children’s perceptions about drawings, their visual references, and their art classes in school. Based on the data, it were made reflections concerning subject matters such as the myth of what a “good drawing” is, the influence of mass culture over children’s drawings and the teaching methods in art classes which are able to encourage children from ages 8 to 10 years old to continue drawing, instead of abandoning this practice because they believe they don’t have the skill to do so and because they didn’t receive an adequate guidance when their criticality and expectations towards their own drawings were becoming increasingly bigger.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane GalvãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Motoda, Karina2022-03-15T13:50:55Z2022-03-15T13:50:55Z2022-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-09T06:10:26Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217197Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:13:47.431312Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática Drawings made by children from 8 to 10 years old and how the teaching of arts can help avoid the abandonment of this practice |
title |
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática |
spellingShingle |
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática Motoda, Karina Desenho infantil Cultura popular Aprendizagem Arte Estudo e ensino Children's drawings Learning process Art Education Pop culture |
title_short |
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática |
title_full |
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática |
title_fullStr |
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática |
title_full_unstemmed |
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática |
title_sort |
O desenho feito por crianças de 8 a 10 anos e como o ensino de artes pode ajudar a evitar o abandono dessa prática |
author |
Motoda, Karina |
author_facet |
Motoda, Karina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Rejane Galvão Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motoda, Karina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho infantil Cultura popular Aprendizagem Arte Estudo e ensino Children's drawings Learning process Art Education Pop culture |
topic |
Desenho infantil Cultura popular Aprendizagem Arte Estudo e ensino Children's drawings Learning process Art Education Pop culture |
description |
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento gráfico de crianças de 8 a 10 anos de idade. Essa faixa etária foi selecionada, pois, como indicam pesquisadores como Rosa Iavelberg, Isabel Orestes Silveira, Brent e Marjorie Wilson, é por volta deste momento que muitas crianças passam a ser mais críticas e, por vezes, inseguras em relação aos seus próprios trabalhos. Elas os comparam com outras imagens que conhecem, desejando copiar e apropriar-se dos modos de desenhar próprios da cultura no qual está inserida. Esse momento contrasta com o maior espontaneísmo dos momentos anteriores de sua prática em desenho. Para entender como essa transformação ocorre, este trabalho conta com um levantamento bibliográfico de pesquisas dos autores já mencionados, outros estudos e com entrevistas com nove crianças de 8 a 10 anos de diferentes escolas. Nas entrevistas, buscou-se conhecer sobre a relação das crianças com o desenho, suas referências e suas aulas de artes na escola. E, a partir dos dados obtidos, são feitas reflexões sobre temas como o mito do “bom desenho”, a influência da cultura de massa sobre os desenhos das crianças e sobre métodos de ensino de artes que estimulem crianças de 8 a 10 anos a continuar desenhando e não abandonar essa prática por se sentirem incapacitadas e por não receberem um acompanhamento didático adequado no momento em que suas exigências e expectativas em relação aos próprios trabalhos tornam-se cada vez maiores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-15T13:50:55Z 2022-03-15T13:50:55Z 2022-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/217197 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/217197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128775613841408 |