Psicologia e sexualidade: uma análise da formação acadêmica a partir dos atravessamentos da (in)visibilidade de gênero e diversidade sexual nos currículos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192068 |
Resumo: | O presente trabalho busca compreender se os currículos do Curso de Psicologia possibilitam aos acadêmicos sentirem-se aptos a atender às demandas profissionais que permeiam a diversidade sexual, considerando apenas a sua formação acadêmica. Nota-se, que na atualidade, as mídias como TV, revista, jornal e Internet, diariamente têm como manchetes questões sobre a sexualidade, tais como contracepção, IST, erotização, diversidade de gênero, violência, entre outros. No que tange à diversidade sexual, as pautas sobre homossexualidade e identidade de gênero atravessam contextos sociais e políticos. Assim, o tema sobre a formação acadêmica e diversidade sexual torna-se mais urgente diante de sua crescente visibilidade, devido aos relatos de agressão, violação de direitos, preconceito e discriminação. Logo, para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizada uma análise qualitativa, objetificando compreender os fundamentos epistemológicos da formação do/a psicólogo/a diante das temáticas ou concepções paradigmáticas de sexo, sexualidade, gênero, identidade, orientação sexual, Educação Sexual entre outros temas referentes à sexualidade, presentes nos currículos atuais dos Cursos de Graduação em Psicologia das Universidades Públicas de Minas Gerais. Explorou-se, através dos documentos, a (in)visibilidade dos temas que abarcam a sexualidade e sua complexidade. Atenta-se ao fato que apenas disciplinas não obrigatórias (optativas) contemplaram a discussão acerca de toda violência física, verbal ou emocional, vivida pelas pessoas LGBTs, subsidiando a compreensão de conceitos, manifestação explícita ou não de preconceito. Refletindo a necessidade iminente de um olhar atento à formação profissional e um maior investimento na disseminação de conhecimento científico sobre o tema da sexualidade, de forma a esclarecer e subsidiar aqueles que, de alguma forma, padecem por motivos de sua sexualidade e que estão sujeitos a sofrer atos de violência. Faz-se necessário marcar e reconhecer como conquista, no tocante à temática da sexualidade na grade curricular de psicologia, a presença em todas as universidades, mesmo que como optativas, de disciplinas específicas em Sexualidade e Gênero. Porém, ressalta-se que as disciplinas optativas estão sujeitas à quantidade de vagas, podendo ou não ser oferecidas a cada semestre. |
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Psicologia e sexualidade: uma análise da formação acadêmica a partir dos atravessamentos da (in)visibilidade de gênero e diversidade sexual nos currículosPsychology and sexuality: an analysis of academic training from the crossings of gender (in)visibility and sexual diversity in curriculaSexualidadeLGBTProjeto pedagógicoAnálise curricularFormação em psicologiaSexualityPedagogical projectPsychology trainingCurriculum analysisO presente trabalho busca compreender se os currículos do Curso de Psicologia possibilitam aos acadêmicos sentirem-se aptos a atender às demandas profissionais que permeiam a diversidade sexual, considerando apenas a sua formação acadêmica. Nota-se, que na atualidade, as mídias como TV, revista, jornal e Internet, diariamente têm como manchetes questões sobre a sexualidade, tais como contracepção, IST, erotização, diversidade de gênero, violência, entre outros. No que tange à diversidade sexual, as pautas sobre homossexualidade e identidade de gênero atravessam contextos sociais e políticos. Assim, o tema sobre a formação acadêmica e diversidade sexual torna-se mais urgente diante de sua crescente visibilidade, devido aos relatos de agressão, violação de direitos, preconceito e discriminação. Logo, para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizada uma análise qualitativa, objetificando compreender os fundamentos epistemológicos da formação do/a psicólogo/a diante das temáticas ou concepções paradigmáticas de sexo, sexualidade, gênero, identidade, orientação sexual, Educação Sexual entre outros temas referentes à sexualidade, presentes nos currículos atuais dos Cursos de Graduação em Psicologia das Universidades Públicas de Minas Gerais. Explorou-se, através dos documentos, a (in)visibilidade dos temas que abarcam a sexualidade e sua complexidade. Atenta-se ao fato que apenas disciplinas não obrigatórias (optativas) contemplaram a discussão acerca de toda violência física, verbal ou emocional, vivida pelas pessoas LGBTs, subsidiando a compreensão de conceitos, manifestação explícita ou não de preconceito. Refletindo a necessidade iminente de um olhar atento à formação profissional e um maior investimento na disseminação de conhecimento científico sobre o tema da sexualidade, de forma a esclarecer e subsidiar aqueles que, de alguma forma, padecem por motivos de sua sexualidade e que estão sujeitos a sofrer atos de violência. Faz-se necessário marcar e reconhecer como conquista, no tocante à temática da sexualidade na grade curricular de psicologia, a presença em todas as universidades, mesmo que como optativas, de disciplinas específicas em Sexualidade e Gênero. Porém, ressalta-se que as disciplinas optativas estão sujeitas à quantidade de vagas, podendo ou não ser oferecidas a cada semestre.This study aims to understand whether the Psychology scholars feel able to attend professional demands over sexual diversity considering only their academic formation. In the present time, social medias like TV, magazines, newspapers and internet daily present headlines with subjects over sexuality, such as contraceptives, STDs, erotization, gender diversity, violence and others. About sexual diversity, the agenda concerning homosexuality and gender identity is crossed by social and political contexts. The problem of academic formation and sexual diversity becomes more urgent before its increasing visibility, due to the reports of aggression, rights infringement, prejudice and discrimination. So as to develop this investigation we used quantitative analysis seeking to understand the epistemological fundaments of the psychologists' formation confronted with the paradigmatic conceptions of and issues about sex, sexuality, gender, identity, sexual orientation, sex education among other subjects which concern sexuality itself and can be found in the present Psychology curriculums of public universities of Minas Gerais State. Through the documents, the (in) visibility of the themes that cover sexuality and its complexity was explored. Note that only non-compulsory (optional) subjects contemplated the discussion about all violence, physical, verbal or emotional, experienced by LGBT people, supporting the understanding of concepts, explicit or not manifestation of prejudice. Reflecting the imminent need for a close look at vocational training and a greater investment in the dissemination of scientific knowledge on the subject of sexuality, in order to clarify and subsidize those who somehow suffer due to their sexuality and are subject to suffer acts of violence. It is necessary to mark and recognize as a conquest, regarding the theme of sexuality in the curriculum of psychology, the presence in all universities, even as optional, of specific disciplines in Sexuality and Gender. However, it is noteworthy that the optional subjects are subject to the number of places, and may or may not be offered each semester.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ricardo Desiderio da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Laís Ribeiro [UNESP]2020-04-02T15:10:00Z2020-04-02T15:10:00Z2020-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19206800092991533004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192068Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:27:41.618203Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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