Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faccio, Neide Barrocá [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Baron, Cristina Maria Perissinoto [UNESP], Alves, André Felipe [UNESP], Vieira, Douglas Henrique [UNESP], Merchiori, César Francisco [UNESP], Matheus, Eduardo Pereira [UNESP], Cerdeira, Gabriel Loschiavo [UENSP], Luz, Juliana Aparecida Rocha [UNESP], Passos, Thiago de Moraes dos [UNESP], Salomão, Luzia Carolina Bezerra [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTE0OA==
http://hdl.handle.net/11449/146972
Resumo: Neste trabalho apresentamos as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Museu/Universidade: educação patrimonial, que buscam envolver a sociedade em atividades de educação patrimonial divulgando o conhecimento produzido na universidade na área da arqueologia. O desenvolvimento desse trabalho tem por objetivo a conscientização para a valorização do patrimônio cultural. O projeto tem utilizado como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1998). Essa metodologia envolve oficinas, palestras, processos participativos de tombamento e curadoria. O termo patrimônio cultural exprime uma representação da cultura e procura contemplar o maior número de pessoas. O patrimônio cultural é formado por bens móveis ou imóveis que tenham ligação com fatos memoráveis da história do país, ou apresentem valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico. Até meados do século XX, o único método de preservação desses bens então considerado era o tombamento, que nem sempre priorizava as expressões culturais dos diversos grupos étnicos, valorizando mais o aspecto estético dos objetos ou os interesses das elites. Décadas depois, passa-se a valorizar as manifestações de cunho popular atribuindo-lhes valor cultural, diminuindo a essência elitista do conceito de patrimônio. O conceito constitucional de patrimônio cultural abrange os bens arqueológicos, históricos, arquitetônicos, artísticos e imateriais. Quando um povo conhece o seu patrimônio cultural e se identifica com ele, passa a respeitá-lo e a valorizá-lo. Como resultado do projeto em tela podemos citar a preservação do conhecimento sobre as manifestações culturais, pois só se valoriza o que se conhece, sendo muito difícil dar valor ao desconhecido. As ações e projetos de extensão, cuja natureza é a extroversão do conhecimento, ou seja, a presença da universidade para fora dos seus "muros" (físicos e sociais), são de suma importância na constituição de uma academia influente na mudança do quadro social crítico que temos no país. Isso porque a atuação da universidade deve pautar-se na capacidade de intervenção que atinja fatores essenciais, capazes de definir a manutenção ou alteração da realidade a médio e longo prazos. O projeto possui 20 executores entre professores, bolsistas e voluntários. O projeto atendeu no ano de 2013, 7.800 pessoas (crianças, adultos e terceira idade).
id UNSP_65c09edd268985e8e6c7db9fde995bfa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146972
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidadePatrimônio culturalExtroversão do conhecimentoMuseuNeste trabalho apresentamos as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Museu/Universidade: educação patrimonial, que buscam envolver a sociedade em atividades de educação patrimonial divulgando o conhecimento produzido na universidade na área da arqueologia. O desenvolvimento desse trabalho tem por objetivo a conscientização para a valorização do patrimônio cultural. O projeto tem utilizado como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1998). Essa metodologia envolve oficinas, palestras, processos participativos de tombamento e curadoria. O termo patrimônio cultural exprime uma representação da cultura e procura contemplar o maior número de pessoas. O patrimônio cultural é formado por bens móveis ou imóveis que tenham ligação com fatos memoráveis da história do país, ou apresentem valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico. Até meados do século XX, o único método de preservação desses bens então considerado era o tombamento, que nem sempre priorizava as expressões culturais dos diversos grupos étnicos, valorizando mais o aspecto estético dos objetos ou os interesses das elites. Décadas depois, passa-se a valorizar as manifestações de cunho popular atribuindo-lhes valor cultural, diminuindo a essência elitista do conceito de patrimônio. O conceito constitucional de patrimônio cultural abrange os bens arqueológicos, históricos, arquitetônicos, artísticos e imateriais. Quando um povo conhece o seu patrimônio cultural e se identifica com ele, passa a respeitá-lo e a valorizá-lo. Como resultado do projeto em tela podemos citar a preservação do conhecimento sobre as manifestações culturais, pois só se valoriza o que se conhece, sendo muito difícil dar valor ao desconhecido. As ações e projetos de extensão, cuja natureza é a extroversão do conhecimento, ou seja, a presença da universidade para fora dos seus "muros" (físicos e sociais), são de suma importância na constituição de uma academia influente na mudança do quadro social crítico que temos no país. Isso porque a atuação da universidade deve pautar-se na capacidade de intervenção que atinja fatores essenciais, capazes de definir a manutenção ou alteração da realidade a médio e longo prazos. O projeto possui 20 executores entre professores, bolsistas e voluntários. O projeto atendeu no ano de 2013, 7.800 pessoas (crianças, adultos e terceira idade).Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faccio, Neide Barrocá [UNESP]Baron, Cristina Maria Perissinoto [UNESP]Alves, André Felipe [UNESP]Vieira, Douglas Henrique [UNESP]Merchiori, César Francisco [UNESP]Matheus, Eduardo Pereira [UNESP]Cerdeira, Gabriel Loschiavo [UENSP]Luz, Juliana Aparecida Rocha [UNESP]Passos, Thiago de Moraes dos [UNESP]Salomão, Luzia Carolina Bezerra [UNESP]2017-01-02T15:40:07Z2017-01-02T15:40:07Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09148application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTE0OA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09901http://hdl.handle.net/11449/1469722013-09148-faccio.pdf7557408900241806PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:51:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146972Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:32:36.139918Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade
title Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade
spellingShingle Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade
Faccio, Neide Barrocá [UNESP]
Patrimônio cultural
Extroversão do conhecimento
Museu
title_short Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade
title_full Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade
title_fullStr Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade
title_full_unstemmed Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade
title_sort Museu/universidade: educação patrimonial a serviço da comunidade
author Faccio, Neide Barrocá [UNESP]
author_facet Faccio, Neide Barrocá [UNESP]
Baron, Cristina Maria Perissinoto [UNESP]
Alves, André Felipe [UNESP]
Vieira, Douglas Henrique [UNESP]
Merchiori, César Francisco [UNESP]
Matheus, Eduardo Pereira [UNESP]
Cerdeira, Gabriel Loschiavo [UENSP]
Luz, Juliana Aparecida Rocha [UNESP]
Passos, Thiago de Moraes dos [UNESP]
Salomão, Luzia Carolina Bezerra [UNESP]
author_role author
author2 Baron, Cristina Maria Perissinoto [UNESP]
Alves, André Felipe [UNESP]
Vieira, Douglas Henrique [UNESP]
Merchiori, César Francisco [UNESP]
Matheus, Eduardo Pereira [UNESP]
Cerdeira, Gabriel Loschiavo [UENSP]
Luz, Juliana Aparecida Rocha [UNESP]
Passos, Thiago de Moraes dos [UNESP]
Salomão, Luzia Carolina Bezerra [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Faccio, Neide Barrocá [UNESP]
Baron, Cristina Maria Perissinoto [UNESP]
Alves, André Felipe [UNESP]
Vieira, Douglas Henrique [UNESP]
Merchiori, César Francisco [UNESP]
Matheus, Eduardo Pereira [UNESP]
Cerdeira, Gabriel Loschiavo [UENSP]
Luz, Juliana Aparecida Rocha [UNESP]
Passos, Thiago de Moraes dos [UNESP]
Salomão, Luzia Carolina Bezerra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Patrimônio cultural
Extroversão do conhecimento
Museu
topic Patrimônio cultural
Extroversão do conhecimento
Museu
description Neste trabalho apresentamos as ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Museu/Universidade: educação patrimonial, que buscam envolver a sociedade em atividades de educação patrimonial divulgando o conhecimento produzido na universidade na área da arqueologia. O desenvolvimento desse trabalho tem por objetivo a conscientização para a valorização do patrimônio cultural. O projeto tem utilizado como referencial teórico-metodológico a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1998). Essa metodologia envolve oficinas, palestras, processos participativos de tombamento e curadoria. O termo patrimônio cultural exprime uma representação da cultura e procura contemplar o maior número de pessoas. O patrimônio cultural é formado por bens móveis ou imóveis que tenham ligação com fatos memoráveis da história do país, ou apresentem valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico. Até meados do século XX, o único método de preservação desses bens então considerado era o tombamento, que nem sempre priorizava as expressões culturais dos diversos grupos étnicos, valorizando mais o aspecto estético dos objetos ou os interesses das elites. Décadas depois, passa-se a valorizar as manifestações de cunho popular atribuindo-lhes valor cultural, diminuindo a essência elitista do conceito de patrimônio. O conceito constitucional de patrimônio cultural abrange os bens arqueológicos, históricos, arquitetônicos, artísticos e imateriais. Quando um povo conhece o seu patrimônio cultural e se identifica com ele, passa a respeitá-lo e a valorizá-lo. Como resultado do projeto em tela podemos citar a preservação do conhecimento sobre as manifestações culturais, pois só se valoriza o que se conhece, sendo muito difícil dar valor ao desconhecido. As ações e projetos de extensão, cuja natureza é a extroversão do conhecimento, ou seja, a presença da universidade para fora dos seus "muros" (físicos e sociais), são de suma importância na constituição de uma academia influente na mudança do quadro social crítico que temos no país. Isso porque a atuação da universidade deve pautar-se na capacidade de intervenção que atinja fatores essenciais, capazes de definir a manutenção ou alteração da realidade a médio e longo prazos. O projeto possui 20 executores entre professores, bolsistas e voluntários. O projeto atendeu no ano de 2013, 7.800 pessoas (crianças, adultos e terceira idade).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:07Z
2017-01-02T15:40:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTE0OA==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09901
http://hdl.handle.net/11449/146972
2013-09148-faccio.pdf
7557408900241806
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTE0OA==
http://hdl.handle.net/11449/146972
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09901
2013-09148-faccio.pdf
7557408900241806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09148
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128944527900672