Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polizel, Fatima Aparecida Palotti [UNESP]
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90204
Resumo: A presença do posto de trabalho de Professor/a Coordenador/a na maioria das escolas da Rede Estadual de Ensino vem se somar às medidas oficiais destinadas à melhoria da qualidade de ensino em São Paulo. Assim, este estudo dedicou-se, em especial, a ouvir a “voz” do/a Professor/a Coordenador/a sobre as suas práticas pedagógicas, tendo como contexto a política educacional implantada no Estado de São Paulo, no período de 1995 a 2002. Os objetivos deste trabalho levaram-me a optar pela análise de documentos oficiais, como forma de resgatar o percurso político-legal que permitiu a presença do/a Professor/a Coordenador/a nas escolas estaduais e de identificar os eixos norteadores das diretrizes para a educação paulista, bem como, a buscar elementos teóricos para compreender as influências do paradigma neoliberal de Estado e as determinações do Banco Mundial na composição do cenário político educacional brasileiro. Por meio de uma abordagem flexível, a entrevista coletiva, foi possível conhecer como os/as participantes dessa investigação, três Professores Coordenadores e seis Professoras Coordenadoras do período diurno e uma do período noturno, concebem as suas funções, vivem o cotidiano escolar, como se sentem em relação ao processo de avaliação anual de sua atuação, como organizam as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, enfim, como se movem entre as atribuições legais e a realidade escolar. Esta pesquisa revela as práticas pedagógicas dos/as Professores/as Coordenadores/as acontecendo em condições precárias de trabalho e afetadas por múltiplos determinantes, entre eles, a forma de avaliação anual desses agentes educacionais.
id UNSP_6608ead8363ae45057d9f2312c6a4e4c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90204
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002EducaçãoPolitica e educaçãoEducação e EstadoPublic schoolsPolitics and educationA presença do posto de trabalho de Professor/a Coordenador/a na maioria das escolas da Rede Estadual de Ensino vem se somar às medidas oficiais destinadas à melhoria da qualidade de ensino em São Paulo. Assim, este estudo dedicou-se, em especial, a ouvir a “voz” do/a Professor/a Coordenador/a sobre as suas práticas pedagógicas, tendo como contexto a política educacional implantada no Estado de São Paulo, no período de 1995 a 2002. Os objetivos deste trabalho levaram-me a optar pela análise de documentos oficiais, como forma de resgatar o percurso político-legal que permitiu a presença do/a Professor/a Coordenador/a nas escolas estaduais e de identificar os eixos norteadores das diretrizes para a educação paulista, bem como, a buscar elementos teóricos para compreender as influências do paradigma neoliberal de Estado e as determinações do Banco Mundial na composição do cenário político educacional brasileiro. Por meio de uma abordagem flexível, a entrevista coletiva, foi possível conhecer como os/as participantes dessa investigação, três Professores Coordenadores e seis Professoras Coordenadoras do período diurno e uma do período noturno, concebem as suas funções, vivem o cotidiano escolar, como se sentem em relação ao processo de avaliação anual de sua atuação, como organizam as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, enfim, como se movem entre as atribuições legais e a realidade escolar. Esta pesquisa revela as práticas pedagógicas dos/as Professores/as Coordenadores/as acontecendo em condições precárias de trabalho e afetadas por múltiplos determinantes, entre eles, a forma de avaliação anual desses agentes educacionais.The presence of the position of work of the Coordinator Teacher in state-run schools has been added to the official measures oriented to the improve the quality of teaching in São Paulo state. Thus, this study was dedicated, specially, to hearing the voice of the Coordinator Teacher about his/her pedagogical skills, having as a context the educational policy implanted in São Paulo state from 1995 to 2002. The goals of this work led me to choose the analysis of official documents, as a means of remembering the legal-political pathway that allowed the presence of the Coordinator Teacher state-run schools and identifying the oriented axis for the policies for education in São Paulo state, as well as, searching for theoretical elements to understand the influences of the neoliberal paradigm of State and the determinations of the World Bank over the composition of the educational-political scenario in Brazil. By means of a flexible approach, the collective interview, it was possible to know how the participants of this investigation, nine Coordinator Teachers from the day shift and one from the night shift, understand their roles in their everyday life in the school; how they feel about their annual performance evaluation process; how they organize their Collective Pedagogical Work Hours and finally how they deal with their legal duties and the school reality. This research reveals the Coordinator Teacher’s pedagogical skills that have to be put in practice counting on precarious conditions of work and it also reveals how these skills are affected by several determinants amongst which it is the annual evaluation of these educational agents.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Polizel, Fatima Aparecida Palotti [UNESP]2014-06-11T19:24:21Z2014-06-11T19:24:21Z2003-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 f.application/pdfPOLIZEL, Fatima Aparecida Palotti. Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002. 2003. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.http://hdl.handle.net/11449/90204000216684polizel_fap_me_prud.pdf33004129044P62624279208302164Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90204Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:37:29.633127Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002
title Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002
spellingShingle Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002
Polizel, Fatima Aparecida Palotti [UNESP]
Educação
Politica e educação
Educação e Estado
Public schools
Politics and education
title_short Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002
title_full Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002
title_fullStr Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002
title_full_unstemmed Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002
title_sort Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002
author Polizel, Fatima Aparecida Palotti [UNESP]
author_facet Polizel, Fatima Aparecida Palotti [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Alberto Albuquerque [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Polizel, Fatima Aparecida Palotti [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Politica e educação
Educação e Estado
Public schools
Politics and education
topic Educação
Politica e educação
Educação e Estado
Public schools
Politics and education
description A presença do posto de trabalho de Professor/a Coordenador/a na maioria das escolas da Rede Estadual de Ensino vem se somar às medidas oficiais destinadas à melhoria da qualidade de ensino em São Paulo. Assim, este estudo dedicou-se, em especial, a ouvir a “voz” do/a Professor/a Coordenador/a sobre as suas práticas pedagógicas, tendo como contexto a política educacional implantada no Estado de São Paulo, no período de 1995 a 2002. Os objetivos deste trabalho levaram-me a optar pela análise de documentos oficiais, como forma de resgatar o percurso político-legal que permitiu a presença do/a Professor/a Coordenador/a nas escolas estaduais e de identificar os eixos norteadores das diretrizes para a educação paulista, bem como, a buscar elementos teóricos para compreender as influências do paradigma neoliberal de Estado e as determinações do Banco Mundial na composição do cenário político educacional brasileiro. Por meio de uma abordagem flexível, a entrevista coletiva, foi possível conhecer como os/as participantes dessa investigação, três Professores Coordenadores e seis Professoras Coordenadoras do período diurno e uma do período noturno, concebem as suas funções, vivem o cotidiano escolar, como se sentem em relação ao processo de avaliação anual de sua atuação, como organizam as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, enfim, como se movem entre as atribuições legais e a realidade escolar. Esta pesquisa revela as práticas pedagógicas dos/as Professores/as Coordenadores/as acontecendo em condições precárias de trabalho e afetadas por múltiplos determinantes, entre eles, a forma de avaliação anual desses agentes educacionais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-09-26
2014-06-11T19:24:21Z
2014-06-11T19:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv POLIZEL, Fatima Aparecida Palotti. Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002. 2003. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.
http://hdl.handle.net/11449/90204
000216684
polizel_fap_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
identifier_str_mv POLIZEL, Fatima Aparecida Palotti. Prática pedagógica do/a professor/a coordenador/a no contexto da política educacional paulista: 1995-2002. 2003. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2003.
000216684
polizel_fap_me_prud.pdf
33004129044P6
2624279208302164
url http://hdl.handle.net/11449/90204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128955738226688