Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nezu, Tamie Hammermeister [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120182
Resumo: O estudo busca, num ato comprometido, aproximar-se das questões da autonomia na prática docente a partir do diálogo com autores(as) e com professoras(es) da rede pública de Ensino Básico com vistas no repensar da noção de autonomia na prática docente. Na primeira parte, familiarizo-me com o cenário no qual estamos inseridos: influências da globalização e da política neoliberal sobre as políticas educacionais brasileiras, como nos discursos dos PCNs e os currículos oficiais. Em seguida, dialogo com alguns autores sobre o que se compreende por autonomia e as questões da autonomia na prática docente. Com eles, vou descobrindo afinidades. Na segunda parte, em busca do diálogo com e entre professoras(es), organizei um grupo de discussão por meio de um curso. O Curso de Difusão Cultural - Leituras de Paulo Freire: autonomia e subjetividade - foi um espaço criado no intuito de fomentar o diálogo, a reflexão e a troca de saberes entre professoras(es) e alunas(os) de licenciatura a partir de escritos de Paulo Freire. A escolha dos textos pautou-se no entendimento destes como disparadores de reflexões que pudessem acercar-se do tema em estudo. Cada encontro apresentava uma leitura antecipada na qual sugeri que destacassem trechos a serem compartilhados e discutidos com os demais colegas no encontro seguinte. Durante as leituras, para cada texto, propus que escrevessem algo relacionando os trechos destacados com suas práticas docentes; nomeei esta atividade de produção escrita. Após o término dos encontros, os materiais de registros – gravações em audiovisual, produções escritas e anotações em caderno de registros – foram analisados. Nota-se que, mesmo diante de tantas incoerências de uma política educacional que pouco promove a legitimação de seu discurso, a autonomia na prática docente, como a compreendo neste estudo, não pode ser exclusivamente dada nem... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
id UNSP_6652d814e3b3fdd0f49f83c2b6459039
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120182
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogoFreire, Paulo, 1921-1997Leituras de Paulo Freire : autonomia e subjetividadeProfessores - FormaçãoEducaçãoProfessores - PráticaSujeito (Filosofia)O estudo busca, num ato comprometido, aproximar-se das questões da autonomia na prática docente a partir do diálogo com autores(as) e com professoras(es) da rede pública de Ensino Básico com vistas no repensar da noção de autonomia na prática docente. Na primeira parte, familiarizo-me com o cenário no qual estamos inseridos: influências da globalização e da política neoliberal sobre as políticas educacionais brasileiras, como nos discursos dos PCNs e os currículos oficiais. Em seguida, dialogo com alguns autores sobre o que se compreende por autonomia e as questões da autonomia na prática docente. Com eles, vou descobrindo afinidades. Na segunda parte, em busca do diálogo com e entre professoras(es), organizei um grupo de discussão por meio de um curso. O Curso de Difusão Cultural - Leituras de Paulo Freire: autonomia e subjetividade - foi um espaço criado no intuito de fomentar o diálogo, a reflexão e a troca de saberes entre professoras(es) e alunas(os) de licenciatura a partir de escritos de Paulo Freire. A escolha dos textos pautou-se no entendimento destes como disparadores de reflexões que pudessem acercar-se do tema em estudo. Cada encontro apresentava uma leitura antecipada na qual sugeri que destacassem trechos a serem compartilhados e discutidos com os demais colegas no encontro seguinte. Durante as leituras, para cada texto, propus que escrevessem algo relacionando os trechos destacados com suas práticas docentes; nomeei esta atividade de produção escrita. Após o término dos encontros, os materiais de registros – gravações em audiovisual, produções escritas e anotações em caderno de registros – foram analisados. Nota-se que, mesmo diante de tantas incoerências de uma política educacional que pouco promove a legitimação de seu discurso, a autonomia na prática docente, como a compreendo neste estudo, não pode ser exclusivamente dada nem... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nezu, Tamie Hammermeister [UNESP]2015-03-23T15:24:44Z2015-03-23T15:24:44Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis96 p.application/pdfNEZU, Tamie Hammermeister. Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo. 2011. 96 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/120182000692485nezu_th_tcc_rcla.pdf3060869388251465Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T06:09:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120182Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-22T06:09:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo
title Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo
spellingShingle Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo
Nezu, Tamie Hammermeister [UNESP]
Freire, Paulo, 1921-1997
Leituras de Paulo Freire : autonomia e subjetividade
Professores - Formação
Educação
Professores - Prática
Sujeito (Filosofia)
title_short Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo
title_full Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo
title_fullStr Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo
title_full_unstemmed Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo
title_sort Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo
author Nezu, Tamie Hammermeister [UNESP]
author_facet Nezu, Tamie Hammermeister [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nezu, Tamie Hammermeister [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Leituras de Paulo Freire : autonomia e subjetividade
Professores - Formação
Educação
Professores - Prática
Sujeito (Filosofia)
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Leituras de Paulo Freire : autonomia e subjetividade
Professores - Formação
Educação
Professores - Prática
Sujeito (Filosofia)
description O estudo busca, num ato comprometido, aproximar-se das questões da autonomia na prática docente a partir do diálogo com autores(as) e com professoras(es) da rede pública de Ensino Básico com vistas no repensar da noção de autonomia na prática docente. Na primeira parte, familiarizo-me com o cenário no qual estamos inseridos: influências da globalização e da política neoliberal sobre as políticas educacionais brasileiras, como nos discursos dos PCNs e os currículos oficiais. Em seguida, dialogo com alguns autores sobre o que se compreende por autonomia e as questões da autonomia na prática docente. Com eles, vou descobrindo afinidades. Na segunda parte, em busca do diálogo com e entre professoras(es), organizei um grupo de discussão por meio de um curso. O Curso de Difusão Cultural - Leituras de Paulo Freire: autonomia e subjetividade - foi um espaço criado no intuito de fomentar o diálogo, a reflexão e a troca de saberes entre professoras(es) e alunas(os) de licenciatura a partir de escritos de Paulo Freire. A escolha dos textos pautou-se no entendimento destes como disparadores de reflexões que pudessem acercar-se do tema em estudo. Cada encontro apresentava uma leitura antecipada na qual sugeri que destacassem trechos a serem compartilhados e discutidos com os demais colegas no encontro seguinte. Durante as leituras, para cada texto, propus que escrevessem algo relacionando os trechos destacados com suas práticas docentes; nomeei esta atividade de produção escrita. Após o término dos encontros, os materiais de registros – gravações em audiovisual, produções escritas e anotações em caderno de registros – foram analisados. Nota-se que, mesmo diante de tantas incoerências de uma política educacional que pouco promove a legitimação de seu discurso, a autonomia na prática docente, como a compreendo neste estudo, não pode ser exclusivamente dada nem... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2015-03-23T15:24:44Z
2015-03-23T15:24:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEZU, Tamie Hammermeister. Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo. 2011. 96 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/120182
000692485
nezu_th_tcc_rcla.pdf
3060869388251465
identifier_str_mv NEZU, Tamie Hammermeister. Sobre a questão da autonomia na prática docente com professores e professoras: leitura e diálogo. 2011. 96 p. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000692485
nezu_th_tcc_rcla.pdf
3060869388251465
url http://hdl.handle.net/11449/120182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964657909235712