Diálogos e práticas com a cultura corporal na educação infantil: crianças de zero a três anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Claudia da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192140
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a Cultura Corporal para crianças na faixa etária de zero a três anos de idade, tendo a Proposta Pedagógica para a Educação Infantil do município de Bauru-SP como base e referência. A Proposta foi implementada em 2016 e avançou em conhecimentos, fundamentação teórica e novos conteúdos curriculares em todas as áreas de conhecimento. No entanto, constata-se que o documento apresenta uma lacuna em relação ao trabalho didático-pedagógico com bebês em sua matriz curricular. Diante deste contexto, objetivou-se analisar o processo de ensino e aprendizagem com a Cultura Corporal para a faixa etária de zero a três anos, mediante a análise de interações e ações pedagógicas na Educação Infantil com base na Proposta Pedagógica do Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP, buscando identificar as ações ocorridas com esta faixa etária; as possibilidades e principais dificuldades das professoras e auxiliares de creche no trabalho com a Cultura Corporal e, por fim, propor um processo de ensino e aprendizagem, no formato de livro, com contribuições didáticas para desenvolver esta área do conhecimento com crianças de zero a três anos, articulado à Proposta Pedagógica do município. A metodologia foi fundamentada na pesquisa qualitativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, desenvolvida com dezesseis profissionais, sendo oito auxiliares de creche que atuam com turma mista Infantil e Infantil I, que compreendem crianças de quatro meses a um ano e sete meses, e oito professoras que atuam com a turma Infantil II, com crianças de um ano e oito meses a dois anos e sete meses. O estudo foi realizado em oito Escolas Municipais de Educação Infantil Integral de Bauru-SP. Os resultados indicaram que ambas, auxiliares e professoras, desenvolvem atividades mediando os conhecimentos da Cultura Corporal por meio do lúdico, dos brinquedos e das brincadeiras, do canto, da imitação, do desenho e das histórias. Contudo, as auxiliares de creche não utilizam a Proposta Pedagógica do munícipio em suas interações com os bebês e as professoras apresentam dificuldades na elaboração de ações pedagógicas fundamentadas no documento. Conclui-se que há necessidade de formação continuada para ambas as profissionais a fim de qualificar e enriquecer as interações e ações pedagógicas com as crianças nessa faixa etária, além da valorização e contratação de pedagogos e professores de Educação Física para atuarem na Educação Infantil. Diante do resultado desse processo de pesquisa, foi organizado um processo de ensino e aprendizagem no livro intitulado: Cultura Corporal na Educação Infantil: possibilidades didáticas, com fundamentos teórico-práticos, objetivos, conteúdos e organização do trabalho pedagógico para crianças de zero a três anos, com o intuito de contribuir para uma ação educativa de qualidade na Educação Infantil e que proporcione desenvolvimento e aprendizagem aos bebês e crianças pequenas, além de estimular o estudo e novas produções acadêmicas e científicas nesta área do conhecimento.
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Diante deste contexto, objetivou-se analisar o processo de ensino e aprendizagem com a Cultura Corporal para a faixa etária de zero a três anos, mediante a análise de interações e ações pedagógicas na Educação Infantil com base na Proposta Pedagógica do Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP, buscando identificar as ações ocorridas com esta faixa etária; as possibilidades e principais dificuldades das professoras e auxiliares de creche no trabalho com a Cultura Corporal e, por fim, propor um processo de ensino e aprendizagem, no formato de livro, com contribuições didáticas para desenvolver esta área do conhecimento com crianças de zero a três anos, articulado à Proposta Pedagógica do município. A metodologia foi fundamentada na pesquisa qualitativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, desenvolvida com dezesseis profissionais, sendo oito auxiliares de creche que atuam com turma mista Infantil e Infantil I, que compreendem crianças de quatro meses a um ano e sete meses, e oito professoras que atuam com a turma Infantil II, com crianças de um ano e oito meses a dois anos e sete meses. O estudo foi realizado em oito Escolas Municipais de Educação Infantil Integral de Bauru-SP. Os resultados indicaram que ambas, auxiliares e professoras, desenvolvem atividades mediando os conhecimentos da Cultura Corporal por meio do lúdico, dos brinquedos e das brincadeiras, do canto, da imitação, do desenho e das histórias. Contudo, as auxiliares de creche não utilizam a Proposta Pedagógica do munícipio em suas interações com os bebês e as professoras apresentam dificuldades na elaboração de ações pedagógicas fundamentadas no documento. Conclui-se que há necessidade de formação continuada para ambas as profissionais a fim de qualificar e enriquecer as interações e ações pedagógicas com as crianças nessa faixa etária, além da valorização e contratação de pedagogos e professores de Educação Física para atuarem na Educação Infantil. Diante do resultado desse processo de pesquisa, foi organizado um processo de ensino e aprendizagem no livro intitulado: Cultura Corporal na Educação Infantil: possibilidades didáticas, com fundamentos teórico-práticos, objetivos, conteúdos e organização do trabalho pedagógico para crianças de zero a três anos, com o intuito de contribuir para uma ação educativa de qualidade na Educação Infantil e que proporcione desenvolvimento e aprendizagem aos bebês e crianças pequenas, além de estimular o estudo e novas produções acadêmicas e científicas nesta área do conhecimento.This research focuses on Body Culture for babies and toddlers using the Pedagogical Proposal for Early Childhood Education of the municipality of Bauru-SP as a basis and reference. The Proposal was implemented in 2016 and advanced in knowledge, theoretical foundation and new curriculum content in all areas of knowledge. However, it is observed that the document presents a gap related to didactic-pedagogical work with babies in its curricular matrix. In this context, the objective of this work was to analyze the teaching and learning process with Body Culture for babies and toddlers through the analysis of interactions and pedagogical actions in Early Childhood Education based on the Pedagogical Proposal of the Municipal Teaching System of Bauru-SP, trying to identify the actions that occurred with these groups; the possibilities and teachers and daycare assistants' main difficulties working with Body Culture and, finally, to propose a teaching and learning process, in a book format, giving didactic contributions developing the knowledge of this area of work for babies and toddlers articulated to the Pedagogical Proposal of the municipality. The methodology was based on qualitative research. The data collection technique was the semi-structured interview, developed with sixteen professionals, eight daycare assistants who work with mixed Infant Group and Infant Group I, which comprise children from four months to one year and seven months, and eight teachers who work with the Infant Group II, with children from one year and eight months to two years and seven months. The study was conducted in eight Full- Time Early Childhood Education Municipal Schools in Bauru-SP. The results indicated that both assistants and teachers develop activities mediating the knowledge of Body Culture through play, toys and games, singing, imitation, drawing and stories. However, daycare assistants do not use the pedagogical proposal of the municipality in their interactions with babies and teachers present difficulties in the elaboration of pedagogical actions based on the document. The conclusion is that there is a need for continued training for both professionals in order to qualify and enrich pedagogical interactions and actions with children in this age group, in addition to valuing and hiring pedagogues and physical education teachers to work in Early Childhood Education. Given the result of this research process, a teaching and learning process was organized in the book entitled: Body Culture in Early Childhood Education: didactic possibilities, with theoretical-practical foundations, objectives, contents, and organization of pedagogical work for babies and toddlers aiming to contribute in educational quality actions in Early Childhood Education and that provides development and learning to babies and young children, in addition to stimulating the study and new academic and scientific productions in this area of knowledge.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rossi, Fernanda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Ana Claudia da Silva2020-04-13T15:58:15Z2020-04-13T15:58:15Z2020-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19214000092999033004056091P098469553071865510000-0002-4760-4712porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-24T06:35:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192140Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:52:22.209601Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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