Tecnologias digitais e o currículo dos anos iniciais do ensino fundamental: análises e proposições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando Rodrigues dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192787
Resumo: As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) incorporadas à educação estão diversificando e trazendo melhorias para os processos de ensino e aprendizagem, por meio de diversas ferramentas e aplicações que estimulam e propiciam o desenvolvimento cognitivo e psicossocial nos diversos níveis e modalidades de ensino. As TDIC, em alguns sistemas e modalidades de ensino, possuem relevância a ponto de serem incorporadas ao currículo como conteúdos didáticos de modo transversal como eixo de habilidades e competências ou por meio da inclusão de uma disciplina específica na matriz curricular. Tal situação é encontrada em quatro municípios de uma microrregião do interior do Estado de São Paulo, nos quais a disciplina de informática faz parte da matriz curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental em suas respectivas redes públicas municipais de ensino. Sendo esta, uma disciplina da parte diversificada do currículo composta por conteúdos de alfabetização digital e conteúdos didáticos curriculares dos anos iniciais do Ensino Fundamental, abordados por meio de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). Nossa pesquisa de mestrado profissional em Docência para Educação Básica teve seu foco nestas quatro redes de ensino e se estrutura na análise das práticas pedagógicas dos docentes da disciplina de informática no que tange o uso das tecnologias digitais. Apoiados nesta análise, desenvolvemos como proposições Guias de Atividades Interdisciplinares abordadas por meio das tecnologias digitais para os discentes e docentes do 3ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental, objetivando assim, apoiar o protagonismo discente na aprendizagem e as práticas pedagógicas interdisciplinares que articulam as tecnologias digitais as habilidades e competências do currículo oficial. O trabalho foi assim estruturado em etapas: 1) Estudos teóricos e documentais; 2) Coleta de dados inicial com docentes de Informática da microrregião; 3) Análise qualitativa dos dados da coleta inicial; 4) Desenvolvimento da versão preliminar dos Guias de Atividades Interdisciplinares; 5) Avaliação da versão preliminar do material pelos docentes da microrregião; 6) Análise da avalição realizada pelos docentes; 7) Desenvolvimento da versão final dos Guias. O estudo apontou a relevância da inserção das tecnologias digitais no currículo dos anos inicias do Ensino Fundamental como uma proposta de modificação do processo de ensino e aprendizagem.