Matemática e fantasia: potencialidades do uso da ficção e da imaginação para o desenvolvimento do raciocínio lógico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Evaristo, Beatriz Sandre
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252722
Resumo: Como caracterizar o raciocínio lógico? De que forma ele se correlaciona com o pensamento crítico? E o que é a imaginação? Ela é um atributo exclusivamente infantil? Ou perpassa para as demais fases da vida humana? Pode haver alguma ligação entre imaginação e raciocínio lógico, termos estes aparentemente antagônicos? Se sim, qual é esta ligação? São estas e outras indagações que procuramos investigar nesta pesquisa. Para isso, é criado um jogo de RPG envolvendo aventuras, diversão, imaginação e problemas lógicos - tudo dentro do universo fantástico da série de livros “As Crônicas de Nárnia”, escrita pelo famoso autor irlândes C. S. Lewis - para servir como instrumento de coleta de dados. O mesmo é aplicado a alunos de 6º e 7º ano, e uma análise qualitativa dos dados coletados por meio do jogo, da observação e do feedback, realizada a seguir. Quais foram os efeitos do jogo nos alunos? O que mais lhes atraiu a atenção? Quais as emoções e sentimentos que expressaram? Os alunos realmente utilizaram sua imaginação no decorrer do jogo? Em quais momentos? Houveram resultados positivos decorrentes do estímulo dessa imaginação? Quais? Sucedeu algum ganho para o raciocínio e desenvolvimento cognitivo dos alunos? Há ajustes que ainda necessitam ser feitos para as futuras pesquisas? As respostas para todas estes questionamentos, bem como para outros possíveis, encontram-se no decorrer das páginas desta pesquisa, que baseia-se em autores de grande renome quando trata-se de temas como lógica, raciocínio, imaginação, pensamento crítico, jogos e RPG - como, por exemplo, Borba, Branquinho, Ludke, Marcatto, Mortari, Smole e entre vários outros - e se embasa em documentos normativos da educação brasileira, a saber, a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista.
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